Precipitações chegaram a 600 milímetros nos últimos cinco dias; volume é quatro vezes superior à média para o período.
Mais chuva a caminho. O Rio Grande do Sul, que vive uma das piores tragédias climáticas da história do Estado, deve presenciar um agravamento da situação. Isso porque são previstos volumes entre 150mm e 300mm até domingo, quando a chuva deve dar uma trégua. Aponta a meteorologista da Nottus, Desirée Brandt.
No entanto, o alívio não deve durar muito. “As chuvas voltam na terça-feira com o avanço de uma frente fria. No meio da próxima semana tem mais previsão de chuva acima da média para o Estado”, destaca a meteorologista.
Somente nos últimos cinco dias as precipitações no Rio Grande do Sul chegaram a 600mm. Volume superior a média normalmente registrada para o mês de maio (150mm). O cenário é explicado por alguns fatores:
- El Niño: “embora esteja perdendo força” como explicou Desirée ao Agro Estadão, o fenômeno climático responsável por aquecer as águas do Oceano Pacífico ajuda a bloquear as frentes frias. Com isso, há uma concentração dos sistemas de áreas de instabilidade na altura do Rio Grande do Sul. O resultado: chuvas intensas observadas desde o último sábado (27/04).
- Onda de calor: a massa de ar quente e seco no centro do país tem causado um bloqueio atmosférico na região. Por isso, não há o avanço das frentes frias vindas do Sul do Brasil.
E as perspectivas climáticas para maio não são positivas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de chuva acima da média no Sul e em outras partes do país. Com os níveis de água no solo elevados, os trabalhos de campo devem ser prejudicados.
Fonte: Agro Estadão
VEJA TAMBÉM:
- Produção industrial cresce 0,9% em março
- Alta da soja em Chicago deve motivar comercialização nesta sexta
- Na Agrishow, Branco Motores comemora 40 anos do motocultivador Tratorito e exibe lançamentos
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.