Mais de 1 mi de trabalhadores atuam no agronegócio na Bahia

Segundo o levantamento, 1.096 milhões de pessoas estavam empregadas em atividades relacionadas à agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura no estado; confira

No terceiro trimestre de 2023, o setor do agronegócio na Bahia registrou um aumento significativo no número de trabalhadores, de acordo com os dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, 1.096 milhões de pessoas estavam empregadas em atividades relacionadas à agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura no estado.

Esse número representa cerca de 18% do total de trabalhadores na Bahia, diminuindo uma expansão em comparação ao mesmo período de 2022, quando foram registrados 1.071 milhões de trabalhadores no setor. Apesar do crescimento em relação ao ano anterior, os números ainda ficam abaixo do terceiro trimestre de 2021, que conta com 1.111 milhões de trabalhadores no agronegócio baiano.

Diante da crescente demanda por mão de obra comprometida, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) tem desempenhado um papel crucial na capacitação dos profissionais do setor. Já foram promovidos 942 treinamentos, beneficiando 19.468 pessoas por meio de parcerias com produções rurais.

Com o objetivo de ampliar ainda mais o número de trabalhadores envolvidos no agronegócio, a Abapa está anunciando a abertura de 105 vagas para cursos de capacitação no setor agropecuário, com início marcado para o dia 15 de janeiro. Gustavo Prado, diretor executivo da Abapa, destaca a importância desses treinamentos para atender às demandas do mercado e também da comunidade local.

O intuito maior desses treinamentos é atender o nosso maior cliente, que é o produtor, o cotonicultor. Então, por exemplo, 75% do nosso atendimento acontece dentro das fazendas e 25% apenas está no centro de treinamento, em Luis Eduardo Magalhães ( BA)“, pontua Prado.

As vagas para os cursos são limitadas, e as informações para inscrição podem ser encontradas no site oficial da Abapa. A visa iniciativa fortalecer a qualificação dos profissionais do agronegócio, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor na Bahia.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM