
Javalis são abatidos após serem encontrados em cativeiro no interior de Santa Catarina; Fiscalização encontrou duas propriedades com criação do animal.
A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Caçador juntamente com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) se deslocaram na semana que passou à Linha Laranjeira, área rural do município de Caçador, para verificar uma denúncia de que em duas propriedades da região estaria ocorrendo a criação de javalis.
Uma equipe da PMA juntamente com uma equipe de médicos veterinários, realizaram a vistoria em duas propriedades onde constataram diversas irregularidades.

Na primeira fazenda vistoriada foi constatado a criação de dois javalis e porcos domésticos. Além dos animais, foi identificado um abatedouro clandestino, sem autorização para o funcionamento. Foram localizadas diversas embalagens contendo carnes sem procedência, prontas para serem comercializadas. Foi localizado ainda, o cativeiro de um papagaio sem autorização, além de munições de calibre 12, diversas embalagens contendo pólvora, uma caixa com espoletas e uma máquina para a recarga de cartuchos.
No segundo imóvel vistoriado, os profissionais localizaram mais de 20 javalis em uma encerra. Os animais foram abatidos pelos profissionais da Cidasc e os mais agressivos foram eliminados por controladores da espécie legalizados. Policiais civis do Centro Estadual de Combate aos Crimes contra o Agronegócio (Caoagro/PCSC) também estiveram no local.
Finalizado os procedimentos, os materiais apreendidos pela CIDASC, bem como as carcaças dos animais abatidos, foram descartados no aterro sanitário. Uma caçamba da prefeitura de Caçador auxiliou no transporte.

Javalis e suas cruzas, os javaporcos, são proibidos pela legislação. Além de multa, é crime e os animais devem ser eliminados por questões sanitárias.
Os responsáveis foram identificados, não apresentaram autorização para as atividades e serão autuados administrativamente e penalmente.
A PMA orienta à população rural que não pratique esta atividade sem orientação do órgão ambiental competente. Em caso de dúvidas, procure a Cidasc de sua região. Além de doenças, a espécie exótica destrói a fauna e a flora.

Fonte: Jmais
Estudos confirmam viabilidade econômica de sistemas sustentáveis de produção na Amazônia e no Cerrado
O trabalho traz evidências importantes para orientar políticas públicas e instrumentos financeiros que promovam o uso mais inclusivo, intensivo e ambientalmente sustentável da terra.
STF impede cobrança retroativa de ICMS e traz alívio ao agro
Supremo Tribunal Federal barra cobrança retroativa de ICMS sobre transferências de gado entre fazendas do mesmo produtor
Continue Reading STF impede cobrança retroativa de ICMS e traz alívio ao agro
Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE
O país tinha no fim de julho 6,118 milhões de pessoas desocupadas, o menor contingente desde o último trimestre de 2013.
Continue Reading Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE
Porto de Paranaguá lidera exportações de soja e amplia participação de mercado em farelo e proteínas animais
Metade das exportações brasileiras de frango saíram por Paranaguá em 2025 e Farelo de soja já representa quase um terço da movimentação nacional.
Cana/CTC: produtividade cai 1,6% em agosto no Centro-Sul e qualidade recua 2,9%
A qualidade da cana, medida pelo Açúcar Total Recuperável (ATR), também recuou, passando de 148,4 quilos por tonelada para 144,2 kg/t, uma queda de 2,9%.
Continue Reading Cana/CTC: produtividade cai 1,6% em agosto no Centro-Sul e qualidade recua 2,9%
Preço do açúcar segue estável em SP, mas cai no mercado externo
No cenário internacional, os valores do demerara recuaram, pressionados pelas projeções de boa safra na Ásia, especialmente na Índia e na Tailândia.
Continue Reading Preço do açúcar segue estável em SP, mas cai no mercado externo