Javalis são abatidos após serem encontrados em cativeiro no interior de Santa Catarina; Fiscalização encontrou duas propriedades com criação do animal.
A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Caçador juntamente com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) se deslocaram na semana que passou à Linha Laranjeira, área rural do município de Caçador, para verificar uma denúncia de que em duas propriedades da região estaria ocorrendo a criação de javalis.
Uma equipe da PMA juntamente com uma equipe de médicos veterinários, realizaram a vistoria em duas propriedades onde constataram diversas irregularidades.

Na primeira fazenda vistoriada foi constatado a criação de dois javalis e porcos domésticos. Além dos animais, foi identificado um abatedouro clandestino, sem autorização para o funcionamento. Foram localizadas diversas embalagens contendo carnes sem procedência, prontas para serem comercializadas. Foi localizado ainda, o cativeiro de um papagaio sem autorização, além de munições de calibre 12, diversas embalagens contendo pólvora, uma caixa com espoletas e uma máquina para a recarga de cartuchos.
No segundo imóvel vistoriado, os profissionais localizaram mais de 20 javalis em uma encerra. Os animais foram abatidos pelos profissionais da Cidasc e os mais agressivos foram eliminados por controladores da espécie legalizados. Policiais civis do Centro Estadual de Combate aos Crimes contra o Agronegócio (Caoagro/PCSC) também estiveram no local.
Finalizado os procedimentos, os materiais apreendidos pela CIDASC, bem como as carcaças dos animais abatidos, foram descartados no aterro sanitário. Uma caçamba da prefeitura de Caçador auxiliou no transporte.

Javalis e suas cruzas, os javaporcos, são proibidos pela legislação. Além de multa, é crime e os animais devem ser eliminados por questões sanitárias.
Os responsáveis foram identificados, não apresentaram autorização para as atividades e serão autuados administrativamente e penalmente.
A PMA orienta à população rural que não pratique esta atividade sem orientação do órgão ambiental competente. Em caso de dúvidas, procure a Cidasc de sua região. Além de doenças, a espécie exótica destrói a fauna e a flora.

Fonte: Jmais
Cobertura das baias influência sobre o desempenho e eficiência financeira de bovinos de corte em confinamento?
Baias cobertas no confinamento de bovinos melhoraram ganho de peso, eficiência alimentar e lucro em comparação às baias abertas.
Perdas na safra de trigo paulista agravam desafios para a cadeia produtiva estadual
Em reunião da Câmara Setorial do Trigo de São Paulo, representantes do setor discutiram os impactos das chuvas, as perspectivas para 2027 e a importância da aproximação entre produtores e indústria moageira
Continue Reading Perdas na safra de trigo paulista agravam desafios para a cadeia produtiva estadual
Técnicas para criação de galinhas fortalecem a segurança alimentar de comunidades pantaneiras
Voltadas à agricultura familiar e às comunidades indígenas do Pantanal, as soluções buscam melhorar a qualidade dos ovos e ampliar a segurança alimentar.
Por que as abóboras se tornaram um dos principais símbolos do Halloween?
Tradição tem origem no folclore irlandês, atravessou o Atlântico com imigrantes e transformou um costume antigo em um dos ícones mais conhecidos do Dia das Bruxas.
Continue Reading Por que as abóboras se tornaram um dos principais símbolos do Halloween?
Relatos de AIE em 18 equinos no Paraná acendem alerta sobre uso de plasma
Relatos de AIE em 18 equinos no Paraná levantam suspeita sobre uso de plasma. Número de animais e possível origem ainda aguardam confirmação oficial.
Continue Reading Relatos de AIE em 18 equinos no Paraná acendem alerta sobre uso de plasma
Gado encontrado sem sangue e com órgãos removidos intrigou fazendeiros por décadas
Relatos de bovinos, cabras e aves com cortes incomuns, órgãos ausentes e quase nenhum sangue aparente mobilizaram veterinários, policiais e até o FBI, enquanto investigações buscavam separar fatos, decomposição e predadores das teorias que cercaram os casos.
Continue Reading Gado encontrado sem sangue e com órgãos removidos intrigou fazendeiros por décadas





