
Javalis são abatidos após serem encontrados em cativeiro no interior de Santa Catarina; Fiscalização encontrou duas propriedades com criação do animal.
A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Caçador juntamente com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) se deslocaram na semana que passou à Linha Laranjeira, área rural do município de Caçador, para verificar uma denúncia de que em duas propriedades da região estaria ocorrendo a criação de javalis.
Uma equipe da PMA juntamente com uma equipe de médicos veterinários, realizaram a vistoria em duas propriedades onde constataram diversas irregularidades.

Na primeira fazenda vistoriada foi constatado a criação de dois javalis e porcos domésticos. Além dos animais, foi identificado um abatedouro clandestino, sem autorização para o funcionamento. Foram localizadas diversas embalagens contendo carnes sem procedência, prontas para serem comercializadas. Foi localizado ainda, o cativeiro de um papagaio sem autorização, além de munições de calibre 12, diversas embalagens contendo pólvora, uma caixa com espoletas e uma máquina para a recarga de cartuchos.
No segundo imóvel vistoriado, os profissionais localizaram mais de 20 javalis em uma encerra. Os animais foram abatidos pelos profissionais da Cidasc e os mais agressivos foram eliminados por controladores da espécie legalizados. Policiais civis do Centro Estadual de Combate aos Crimes contra o Agronegócio (Caoagro/PCSC) também estiveram no local.
Finalizado os procedimentos, os materiais apreendidos pela CIDASC, bem como as carcaças dos animais abatidos, foram descartados no aterro sanitário. Uma caçamba da prefeitura de Caçador auxiliou no transporte.

Javalis e suas cruzas, os javaporcos, são proibidos pela legislação. Além de multa, é crime e os animais devem ser eliminados por questões sanitárias.
Os responsáveis foram identificados, não apresentaram autorização para as atividades e serão autuados administrativamente e penalmente.
A PMA orienta à população rural que não pratique esta atividade sem orientação do órgão ambiental competente. Em caso de dúvidas, procure a Cidasc de sua região. Além de doenças, a espécie exótica destrói a fauna e a flora.

Fonte: Jmais
Cavalo de R$ 12 milhões morre com suspeita de intoxicação por ração e expõe crise sem precedentes na equinocultura
Quantum de Alcatéia, um dos maiores nomes da raça Mangalarga Marchador, foi a principal vítima de um surto que já matou mais de 200 cavalos no Brasil; Ministério da Agricultura investiga contaminação em ração da Nutratta
PBR Team Series: Brasileiros são maioria na nova temporada da liga PBR
A nova temporada da PBR Team Series, a Liga de Montaria em Equipes da Professional Bull Riders tem início neste fim de semana com 60 brasileiros.
Continue Reading PBR Team Series: Brasileiros são maioria na nova temporada da liga PBR
ABIPESCA emite nota sobre impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos ao pescado brasileiro
O representante da ABIPESCA destaca os reflexos imediatos dessa medida para o setor, os prejuízos às indústrias e exportadores nacionais.
DATAGRO: Trump anuncia tarifa de 50% sobre todas as exportações do Brasil aos EUA
Ao justificar a medida, Trump afirmou que a relação comercial dos EUA com o Brasil é “injusta”. “Nosso relacionamento, infelizmente, tem estado longe de ser recíproco”, escreveu.
Continue Reading DATAGRO: Trump anuncia tarifa de 50% sobre todas as exportações do Brasil aos EUA
BC só publicará nova carta em abril, caso IPCA continue acima do teto
O aquecimento da economia, o preço do café e a bandeira vermelha de energia impulsionaram a inflação na primeira metade de 2025.
Continue Reading BC só publicará nova carta em abril, caso IPCA continue acima do teto
Ministério da Fazenda aumenta para 2,5% estimativa do PIB em 2025
Em relação à inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o documento reduziu de 5% para 4,9% a projeção para 2025.
Continue Reading Ministério da Fazenda aumenta para 2,5% estimativa do PIB em 2025