
Em operação de fiscalização do Mapa, mais de 350 toneladas de sementes irregulares são apreendidas; O objetivo foi intensificar a fiscalização de sementes de espécies forrageiras de clima tropical produzidas e comercializadas no país
Operações de fiscalização, realizadas nos meses de outubro e novembro, apreenderam 355 toneladas de sementes irregulares nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Os alvos foram estabelecimentos produtores, reembaladores e de análise de sementes, fiscalizados mediante análise documental; inspeção de instalações, equipamentos e produtos; e coleta de amostras de sementes para análise oficial de identidade e qualidade.
No Mato Grosso, as fiscalizações foram realizadas por auditores fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em 12 estabelecimentos, nos municípios de Rondonópolis, Primavera do Leste, Canarana e Água Boa. Nesta ação, foram apreendidas 78 toneladas de sementes irregulares e lavrados três autos de infração.
Já no Mato Grosso do Sul, a força-tarefa coordenada pelo Mapa teve apoio da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal. Na ação, foram fiscalizados 28 estabelecimentos nos municípios de Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Jaraguari, Bandeirantes, Camapuã, Paraíso das Águas e Chapadão do Sul, com a apreensão de 277 toneladas de sementes irregulares e a suspensão temporária das atividades de um estabelecimento. Durante essa operação também foram lavrados 12 autos de infração.

O objetivo das operações foi para intensificar a fiscalização de sementes de espécies forrageiras de clima tropical produzidas e comercializadas no país de forma a evitar que as infrações importem risco à defesa agropecuária por meio de sementes sem origens e em desconformidade com a legislação brasileira.
“A fiscalização de sementes busca não apenas garantir aos consumidores a oferta de sementes com identidade e qualidade garantidas; mas também proteger produtores e reembaladores de sementes idôneos da concorrência desleal representada pela pirataria”, destaca o chefe da Divisão de Sementes, Bruno Roncisvale.
Fonte: MAPA
Beef-on-Dairy: integração entre leite e corte revoluciona a pecuária brasileira
Cruzamento de raças de corte com vacas leiteiras ganha força no país, agregando valor aos bezerros “descartados”, encurtando ciclos de produção e elevando a qualidade da carne. Setor adota modelo híbrido com apoio de genética de ponta, enquanto frigoríficos e mercado premium recebem de braços abertos essa nova fronteira, vista como um caminho sem volta…
Continue Reading Beef-on-Dairy: integração entre leite e corte revoluciona a pecuária brasileira
Brasil e Nigéria avançam em parceria agropecuária para ampliar comércio e cooperação técnica
Entre os principais pontos abordados, destacou-se a agenda comercial, com pleitos voltados à ampliação das trocas entre os dois países.
Caravana do Agro Exportador reforça internacionalização durante a ExpoGenética 2025
Iniciativa do Mapa promoveu debates sobre genética animal e oportunidades comerciais em mercados estratégicos como Índia e Bangladesh.
Continue Reading Caravana do Agro Exportador reforça internacionalização durante a ExpoGenética 2025
Pix: novas regras vão facilitar devolução de valores em casos de golpe
A mudança, anunciada em abril, permite a devolução de recursos para vítimas de fraudes, golpes ou coerção.
Continue Reading Pix: novas regras vão facilitar devolução de valores em casos de golpe
Brasil e México estabelecem Marco legal para cooperação agropecuária
Memorando foi assinado nesta quarta-feira (27), em reunião secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural mexicano.
Continue Reading Brasil e México estabelecem Marco legal para cooperação agropecuária
Seapa divulga boletim com atualização dos preços dos derivados lácteos em Goiás
O setor registrou oscilações distintas entre os produtos. O leite UHT integral foi o único item da cesta a apresentar valorização, com alta de 0,68%.
Continue Reading Seapa divulga boletim com atualização dos preços dos derivados lácteos em Goiás