
O sorgo é um dos grãos usados para a nutrição animal. Ele é um substituto para o milho, por também ser fonte de energia.
Com menos destaque, um grão tem ganhado espaço na agricultura brasileira: o sorgo. Em 2023, a colheita nacional crescerá por volta de 50% pela segunda safra seguinte. A produção supera, por exemplo, a colheita de feijão.
A estimativa da a safra de feijão para 2023, base da dieta alimentar do brasileiro, é de 3 milhões de toneladas. A colheita de sorgo, por sua vez, deve chegar a 4,6 milhões de toneladas. Quatro anos antes, a produção girava em cerca de 2,2 milhões de toneladas.
Sorgo, um substituto ao milho
O sorgo é um dos grãos usados para a nutrição animal. Ele é um substituto para o milho, por também ser fonte de energia na dieta de aves, suínos e até bovinos. Além disso, a produção dessa cultura é menos cara que o cultivo dos milharais, afirmou o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA.

“Esse grão é menos exigente em água do que o milho”, disse. De acordo com Arioli, o cultivo também pode ser feito como uma segunda safra, em áreas onde se planta a soja. O Centro-Oeste é a região com a maior produção do país. Contudo, diferentemente do que ocorre com o milho e a soja, o destaque não é Mato Grosso. Goiás, é líder regional e nacional dessa cultura.
As lavouras do Centro-Oeste devem gerar 2,2 milhões de toneladas dessa cultura na temporada em curso. Por volta de 1,5 milhão de toneladas virão dos campos goianos. No Sudeste, que tem a segunda maior colheita regional, a produção vai fechar em 1,6 milhão de toneladas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento.
O mercado interno é o maior cliente da produção nacional do agronegócio brasileiro. A exportação ainda é incipiente. Em 2022, por exemplo, apenas o Japão importou o sorgo produzido pelo Brasil.
Fonte: Revista Oeste
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Tradição centenária utiliza cavernas de calcário para garantir sabor único a queijos como Cabrales e Manchego, que hoje também podem ser visitados em roteiros turísticos. Continue Reading Conheça os queijos espanhóis que amadurecem em cavernas Falcão, o Brahman de Santa Catarina, quebra hegemonia europeia e entra para a história da Expointer Continue Reading Conheça a raça do touro de quase 1,5 tonelada, o zebuíno que fez história; vídeo O reinado de Olacir de Morais, reconhecido como “Rei da Soja”, que revolucionou o agronegócio e terminou em colapso, deixou lições duras para empresários que buscam crescer sem blindar riscos Continue Reading “Rei da Soja” morre devendo US$ 1 bilhão, mas deixa um legado Nova geração da picape Mitsubishi Triton 2026 aposta em motorização eficiente, pacote robusto de segurança e design renovado para enfrentar rivais de peso no mercado brasileiro. Parasita transmite doenças, reduz ganho de peso e pode comprometer couro e fertilidade; controle deve ser integrado e estratégico Único ordenhador licenciado do Reino Unido aposta em benefícios à saúde e cosméticos para popularizar o leite de égua, produto que pode custar até £ 24 o litro. Continue Reading Leite de égua vira aposta ousada de fazendeiro britânicoConheça os queijos espanhóis que amadurecem em cavernas
Conheça a raça do touro de quase 1,5 tonelada, o zebuíno que fez história; vídeo
“Rei da Soja” morre devendo US$ 1 bilhão, mas deixa um legado
Mitsubishi Triton 2026 combina força no off-road e conforto urbano em uma só picape; fotos
Carrapato no gado: quando a infestação vira prejuízo e como evitar erros no controle
Leite de égua vira aposta ousada de fazendeiro britânico