O sorgo é um dos grãos usados para a nutrição animal. Ele é um substituto para o milho, por também ser fonte de energia.
Com menos destaque, um grão tem ganhado espaço na agricultura brasileira: o sorgo. Em 2023, a colheita nacional crescerá por volta de 50% pela segunda safra seguinte. A produção supera, por exemplo, a colheita de feijão.
A estimativa da a safra de feijão para 2023, base da dieta alimentar do brasileiro, é de 3 milhões de toneladas. A colheita de sorgo, por sua vez, deve chegar a 4,6 milhões de toneladas. Quatro anos antes, a produção girava em cerca de 2,2 milhões de toneladas.
Sorgo, um substituto ao milho
O sorgo é um dos grãos usados para a nutrição animal. Ele é um substituto para o milho, por também ser fonte de energia na dieta de aves, suínos e até bovinos. Além disso, a produção dessa cultura é menos cara que o cultivo dos milharais, afirmou o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA.

“Esse grão é menos exigente em água do que o milho”, disse. De acordo com Arioli, o cultivo também pode ser feito como uma segunda safra, em áreas onde se planta a soja. O Centro-Oeste é a região com a maior produção do país. Contudo, diferentemente do que ocorre com o milho e a soja, o destaque não é Mato Grosso. Goiás, é líder regional e nacional dessa cultura.
As lavouras do Centro-Oeste devem gerar 2,2 milhões de toneladas dessa cultura na temporada em curso. Por volta de 1,5 milhão de toneladas virão dos campos goianos. No Sudeste, que tem a segunda maior colheita regional, a produção vai fechar em 1,6 milhão de toneladas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento.
O mercado interno é o maior cliente da produção nacional do agronegócio brasileiro. A exportação ainda é incipiente. Em 2022, por exemplo, apenas o Japão importou o sorgo produzido pelo Brasil.
Fonte: Revista Oeste
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Com oferta restrita, retenção de fêmeas e demanda firme, mercado da cria ganha força em 2026 e pressiona margens da recria e da engorda; Bezerro vai romper os R$ 20,00/kg? Manifestantes invadem terminal portuário no Pará e mantêm ocupação indígena durante a noite; Cargill afirma que operação segue suspensa e cobra diálogo para retomada das atividades Continue Reading Indígenas ocupam terminal da Cargill no Pará, operação é interrompida; vídeo O que começou com sintomas comuns evoluiu para uma doença rara ligada a ovelhas, provocando uma longa batalha pela recuperação e uma mudança definitiva em suas prioridades. O monitoramento de água na pecuária está revelando bovinos com alta eficiência genética. Veja como o estudo da Embrapa identifica “super animais” mais lucrativos. Continue Reading Como o monitoramento de água está criando “super animais” na pecuária Entre os atos assinados por Brasil e Índia, estão uma parceria digital e um memorando de entendimento sobre cooperação no campo de elementos de terras raras e minerais críticos. Continue Reading Lula e Narendra Modi reafirmam fortalecimento de parceria entre Brasil e Índia Descubra como Sam Knapp usa física e engenharia para inovar no armazenamento de alimentos, garantindo vegetais frescos no inverno de -40°C do Alasca. 15,15/kg: bezerro atinge novo patamar histórico e reacende ciclo de alta na pecuária
Indígenas ocupam terminal da Cargill no Pará, operação é interrompida; vídeo
Após contrair doença rara de ovelhas, agricultora passa anos lutando contra sequelas
Como o monitoramento de água está criando “super animais” na pecuária
Lula e Narendra Modi reafirmam fortalecimento de parceria entre Brasil e Índia
Conheça o agricultor que desafiou o frio de -40°C para revolucionar o armazenamento de alimentos





