Mapa abre consulta pública sobre uso de aditivos com antimicrobianos

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está acompanhando o tema que trata da proibição de importação, fabricação, comercialização e o uso de aditivos melhoradores de desempenho que contenham antimicrobianos específicos.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) abriu uma consulta pública, pelo prazo de 45 dias, que trata da proibição de importação, fabricação, comercialização e o uso de aditivos melhoradores de desempenho que contenham antimicrobianos específicos.

A consulta está submetida à Portaria SDA/MAPA nº 1.339/2025, publicada na última quinta (24), no Diário Oficial da União (DOU). A minuta do texto está disponível na página eletrônica do Mapa.

As sugestões devem ser encaminhadas por meio do Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman). Para ter acesso ao sistema, o usuário precisa se cadastrar no Sistema de Solicitação de Acesso (Solicita).

A medida se refere aos princípios ativos avoparcina, bacitracina, bacitracina de zinco, bacitracina metileno disalicilato (BMD) e virginiamicina, classificados como importantes para a medicina humana ou veterinária.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está acompanhando o tema e fará as contribuições necessárias, considerando os impactos à pecuária nacional e o compromisso com a segurança alimentar e sustentabilidade da produção.

Fonte: Ascom CNA

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM