
Produto seria processado na região de Marília e foi devolvido à origem; desde 2017, 390 toneladas de amendoim orgânico já foram devolvidas para a origem
unidade regional do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Marília, no interior de São Paulo, acompanhou a devolução para a origem de uma carga de amendoim orgânico importado do Paraguai. O caso ocorreu no início de maio, mas foi divulgado nesta sexta-feira (24). De acordo com auditores fiscais que acompanharam a apreensão, a carga tinha índice de aflatoxina superior ao limite máximo permitido pela legislação brasileira para consumo humano.
A aflatoxina é um tipo de micotoxina produzida por fungos do gênero Asperigillus, que pode estar presente no amendoim, outros grãos oleaginosos e nozes. Se consumida por seres humanos e animais pode causar efeitos cancerígenos.
De acordo com o auditor Eduardo Gusmão, chefe da regional do Mapa em Marília, uma empresa da região vem importando amendoim orgânico do Paraguai desde 2017. Ela processa o produto para obtenção de pasta orgânica e outros derivados do amendoim, tendo como principais destinos os Estados Unidos, Canadá e países da União Europeia. A demanda brasileira pelos derivados é muito baixa, restrita a pequenos nichos de mercado.
O amendoim orgânico entra no Brasil pelo sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro) de Guaíra ou Foz do Iguaçu, no Paraná. Nesses locais são retiradas amostras para classificação do produto e análise de aflatoxina. “As cargas de amendoim, após amostragem, são liberadas para transporte até o destino, com medida cautelar de apreensão de mercadoria”, disse Gusmão. Na prática, isso significa que a empresa importadora precisa aguardar os resultados da classificação para poder utilizar o produto para processamento.
Caso o resultado aponte índice de aflatoxina superior ao limite máximo permitido, a carga é considerada desclassificada e o detentor da mercadoria tem a opção de destinar o produto para alguma finalidade que não implique em consumo humano, ou devolvê-lo para a origem.
O Brasil não tem propriedades certificadas para produção de amendoim orgânico, por isso a necessidade de importação deste tipo de produto. O Paraguai é o principal exportador de amendoim orgânico para o Brasil.
Desde 2017 já foram devolvidas para a origem 390 toneladas de amendoim orgânico. Essas devoluções foram acompanhadas por auditores fiscais do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa em São Paulo (Sipov-SP). Os servidores do ministério fazem a conferência da identificação do lote, carregamento, inserção de lacres nos veículos de transporte e emissão de documentos fiscais a serem apresentados nas unidades do Vigiagro, nas fronteiras com o Paraguai.
Todo esse sistema de controle tem a finalidade de assegurar alimentos seguros para a população brasileira.
Hereford e Braford são destaque nos últimos julgamentos da 2ª Fenagen Promebo
Na raça Hereford, o campeonato Terneira foi vencido por Sonho e Realidade FIV312 Mexa, da Fazenda Sonho e Realidade, de Água Doce (SC).
Continue Reading Hereford e Braford são destaque nos últimos julgamentos da 2ª Fenagen Promebo
Lula classifica ameaça tarifária de Trump aos Brics nas redes sociais de “irresponsável”
Lula fez questão de dizer que, durante a plenária desta manhã, com países-membros, associados e convidados, em nenhum dos discursos foi comentada a afirmação de Trump.
Exportação de carne de frango cresce 0,5% no primeiro semestre
Em junho, as exportações de carne de frango chegaram a 343,4 mil toneladas. O saldo é 21,2% menor em relação ao registrado no mesmo período do ano passado, com 435,9 mil toneladas.
Continue Reading Exportação de carne de frango cresce 0,5% no primeiro semestre
Brasil pede à China regionalização de protocolos de produtos de origem animal
O governo brasileiro pediu também à China o reconhecimento do status do Brasil como livre de febre aftosa sem vacinação.
Continue Reading Brasil pede à China regionalização de protocolos de produtos de origem animal
Enchentes no Texas deixam 80 mortos, incluindo 28 crianças
Em uma coletiva na tarde do domingo (6), o governador do Texas, Greg Abbott, afirmou que as inundações repentinas ainda representam perigo para algumas regiões do estado.
Continue Reading Enchentes no Texas deixam 80 mortos, incluindo 28 crianças
Após perder o próprio filhote, égua cuida de potrinho com deficiência rejeitado pela mãe
No Zoológico de Minnesota, nos Estados Unidos, uma história de afeto e superação tem emocionado a todos