Mapa debate com empresas sobre a exportação de pescados para UE

Inmetro coordenará Grupo de Trabalho para agilizar trabalhos de certificação técnica.

Em reunião com empresários do setor de pesca, nesta quinta-feira (18), na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o ministro interino Eumar Novacki disse que “suspender a exportação de pescado brasileiro para a União Europeia foi uma decisão dura e ainda não bem compreendida”.

Depois da missão de auditoria da União Europeia, realizada em setembro, foi reportada a existência de não conformidade das condições sanitárias de embarcações e atracadouros. O Mapa anunciou a suspensão temporária no dia 26 de dezembro de 2017. A medida entrou em vigor no dia 3 de janeiro.

Eumar Novacki explicou que todos os aspectos e consequências foram exaustivamente estudados. Suspender a exportação foi a melhor saída para evitar a decisão unilateral da União Europeia, o que retardaria ainda mais o retorno do setor de pesca brasileiro ao mercado líder do comércio mundial.

“Por essa razão”, disse ainda o ministro, “convocamos essa reunião. Estamos sempre abertos ao diálogo, mas é preciso haver alinhamento de nossos técnicos com o setor que os senhores representam para vencermos esse obstáculo o quanto antes.” Na opinião dos empresários, a estratégia de suspender a exportação foi correta.

Representantes de 14 entidades e de quatro empresas pesqueiras debateram por mais de quatro horas com técnicos do Mapa, liderados por Jorge Caetano, secretário substituto da Secretaria de Defesa Agropecuária, o que poderia ser feito para responder aos questionamentos da União Europeia sobre certificação técnica de embarcações e atracadouros.

Ao final dos debates, ficou decidido de comum acordo que um Grupo de Trabalho integrado por técnicos do Mapa, Inmetro, Secretaria de Pesca e Aquicultura, e representantes das empresas e entidades prestarão assessoria técnica ao Inmetro na formulação de requisitos para a certificação.

A portaria de criação do GT será editada nos próximos dias, logo após a indicação dos nomes dos representantes das empresas e entidades do setor de pesca.

As informações são do MAPA.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM