O estado tem potencial para produzir 70 mil toneladas de peixe por ano. “É um momento importante presenciar a aquicultura florescendo aqui no Tocantins”.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) oficializou contratos de cessão de uso de águas de domínio da União para fins de aquicultura a empresários tocantinenses interessados em implantar projetos de produção de peixes na região. A entrega foi feita pelo secretário da Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Jorge Seif, que reuniu-se com representantes do setor e o governo de Tocantins nesta quinta-feira (23).
Durante o evento, a Superintendência de Patrimônio da União repassou oito áreas aquícolas no Tocantins à Secretaria da Aquicultura e Pesca do Mapa, com capacidade para produção de mais de 25 mil toneladas de peixes por ano.
Desta forma, o estado poderá incrementar a produção atual de 11 mil toneladas de peixe ao ano e, agora, poderá alcançar 70 mil toneladas, conforme indicou o secretário Seif.
“Desde a criação do estado do Tocantins, essa foi a maior ação por parte do Governo Federal para promover o desenvolvimento das atividades de aquicultura. Os produtores locais aguardavam há mais de uma década pelos seus títulos”, declarou.
O secretário reforçou que os empreendimentos ainda têm o potencial de gerar mais de 500 empregos diretos e 2 mil indiretos aos tocantinenses. “Tocantins é o único estado a contar com uma unidade da Embrapa voltada para a aquicultura”.
- Volvo lança edição especial do caminhão mais vendido do Brasil; fotos
- Agro paulista se movimenta para manter incentivos
- Brasil fortalece cooperação com o México em seguro rural agropecuário
- Ferrovia em MT vai chegar até Lucas do Rio Verde, diz CEO da Rumo
- O peso dos grãos na balança judicial: Essencial ou não na recuperação judicial?
O presidente da Embrapa, Celso Moretti, também destacou o potencial da aquicultura no estado. “É um momento importante presenciar a aquicultura florescendo aqui no Tocantins. Conhecendo o potencial desse estado, conhecendo a força de trabalho dos tocantinenses, não tenho dúvidas de que só vai crescer, além de gerar renda e desenvolvimento”.
Ainda participaram do encontro, o governador Mauro Carlesse, e o superintendente do Patrimônio da União do Tocantins, Lúcio Alfenas.
* Com informações do Governo do Tocantins