Mapa participa da Operação Nêmesis para coibir desvio de cetamina em Minas Gerais

A ação foi realizada em parceria com as Polícias Civis do Distrito Federal e de Minas Gerais e teve como objetivo combater o desvio de uso de produtos veterinários à base de cetamina.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteiras) e do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal da Superintendência Federal de Agricultura em Minas Gerais, participou nos dias 4 e 5 de agosto da Operação Ronda Agro XCV – Nêmesis. A ação foi realizada em parceria com as Polícias Civis do Distrito Federal e de Minas Gerais e teve como objetivo combater o desvio de uso de produtos veterinários à base de cetamina.

Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em estabelecimentos agropecuários. A fiscalização confirmou o envolvimento de empresas e médicos-veterinários na aquisição de produtos veterinários controlados com o objetivo de desviar seu uso para fins ilícitos.

Gestão sustentável: o caminho para um agro mais resiliente

Ao todo, foram apreendidos mais de 4 mil frascos de medicamentos à base de cetamina, anestésico de uso exclusivo veterinário. Os produtos seriam revendidos como droga recreativa, podendo atingir valor até quatro vezes superior ao preço original, gerando lucro ilícito aos envolvidos. As apreensões representaram um prejuízo estimado de mais R$ 4.315.403,52 aos infratores.

Durante a ação, também foram constatadas a falsificação de Notificações de Aquisição para a compra dos produtos e situações de maus-tratos a animais em uma clínica veterinária.

Risco à saúde pública

A cetamina é um anestésico de uso veterinário regulamentado por controle especial, conforme a Instrução Normativa SDA nº 35/2017. No entanto, o uso indevido dessa substância como droga tem se tornado cada vez mais frequente, representando riscos significativos à saúde pública.

Estudos apontam que o uso recreativo da cetamina pode levar a quadros de dependência, convulsões, alterações comportamentais e, em casos graves, à morte. A substância também tem sido associada a síndromes clínicas graves, como lesões no trato urinário e hepático, e até mesmo ao uso em crimes como abuso sexual, sendo classificada como “droga para estupro” em determinadas situações.

Ações de fiscalização

Diante dos riscos envolvidos, o Mapa realiza ações especiais de fiscalização em parceria com órgãos de segurança pública, com foco na identificação e interrupção de esquemas criminosos que envolvem o desvio desses produtos controlados.

Fonte: MAPA

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM