Marcha torna-se manifestação da cultura nacional

Marcha torna-se manifestação da cultura nacional

PARTILHAR
Marcha-de-Resistência-do-Cavalo-Crioulo
Imagem: Everton Souza/La Rural Fotografias

Projeto de Lei reconhece a Marcha de Resistência do Cavalo Crioulo como manifestação da cultura no país.

Na última quarta-feira, 7, o Projeto de Lei 6049/2016, que reconhece a Marcha de Resistência do Cavalo Crioulo como manifestação da cultura no país, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. De autoria do deputado federal Afonso Hamm, o PL foi aprovado por unanimidade e posteriormente passará pelo Senado.

O PL teve parecer favorável do relator, deputado Capitão Augusto (PR/SP). A proposta foi aprovada nessa quarta-feira (7) e agora aguarda prazo de recursos regimentais e depois seguirá para tramitação no Senado.

“Dá uma garantia para que possamos fazer essa prova que mostra a rusticidade e capacidade do nosso Cavalo Crioulo. Esperamos consolidá-la para trazer tranquilidade aos Crioulistas”, mencionou o parlamentar. Em abril de 2017, o PL também foi aprovado por unanimidade durante apreciação conclusiva na Comissão de Cultura na Câmara.

Segundo Hamm, o projeto celebra a tradição gaúcha e brasileira de amor aos cavalos. “A Marcha de Resistência é a prova mais antiga realizada pelo cavalo crioulo e também a primeira a ser promovida, praticamente sob os mesmos moldes, nos três países do Cone Sul”, assinala Hamm.

Parte do calendário de atividades da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a prova é realizada nos municípios de Alegrete, Bagé, Canguçu, Santa Maria, Dom Pedrito, Rosário do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Uruguaiana e Jaguarão.

Conhecido como “o pequeno grande cavalo das Américas”, o Crioulo é um equino caracterizado pela silhueta harmônica e pelo equilíbrio perfeito. Apesar da beleza e do temperamento dócil, sua rusticidade, facilidade de adaptação e resistência são algumas das características mais marcantes.

Confira o projeto de lei aqui.

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.