As instituições lançam cursos on-line para ampliar conhecimento de agentes de assistência técnica rural – ATER; Capacitações virtuais são gratuitas e contam com sete cursos que serão lançados semanalmente, até dezembro.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), está lançando capacitações virtuais EAD voltadas para produção, sistemas agroflorestais e boas práticas. As aulas são integralmente online, gratuitas e com vagas ilimitadas. O primeiro curso, sobre bem-estar animal na produção de leite, já está disponível na plataforma e-Campo (link), inaugurando uma sequência de lançamentos programados até dezembro.
Essa iniciativa pretende capacitar e ampliar o conhecimento técnico dos agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Os cursos serão lançados semanalmente, até 6 de dezembro, data de encerramento da Semana do Extensionista.
Neste período, o público terá acesso a cursos com temas como “Ferramentas participativas e agroecológicas para conservação de sementes crioulas” e “Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica”.
Para Marenilson Batista da Silva, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, a parceria representa um avanço significativo na formação de técnicos de ATER. “Resultado dessa parceria, o desenvolvimento das capacitações on-line para agentes e técnicos de ATER contribui para o fortalecimento da agricultura familiar, incluindo os assentados da reforma agrária, os povos indígenas, os remanescentes de quilombos e os demais povos e comunidades tradicionais”, afirma.
Para a diretora de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ana Euler, a iniciativa auxilia na busca por soluções para os desafios das entregas ligadas às políticas públicas nacionais. “Com a oferta das capacitações no formato digital, conseguimos ampliar o alcance de nossas entregas, permitindo que os conhecimentos gerados na pesquisa possam chegar ao maior número de produtores e serem efetivamente adotados no campo”, explica.
Confira os cursos que serão disponibilizados:
1. “Bem-estar animal para produção sustentável de leite”: Já disponível na plataforma
2. “Boas práticas de Fabricação no beneficiamento da castanha-de-caju”: Lançamento dia 06 de novembro
3. “Processamento de mandioca de mesa pela agricultura familiar”: Lançamento dia 13 de novembro
4. “Produtos Biofortificados”: Lançamento dia 20 de novembro
5. “Produção de ovos na agricultura familiar”: Lançamento dia 27 de novembro
6. “Ferramentas participativas e agroecológicas para conservação e multiplicação de sementes crioulas”: Lançamento dia 06 de dezembro
7. “Sistemas Agroflorestais Agroecológicas na Mata Atlântica”: Lançamento dia 06 de dezembro
O cronograma dos cursos e demais informações sobre as capacitações estão disponíveis na plataforma e-Campo: https://e-campo.sede.embrapa.br/
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Após valorizações intensas em fevereiro, mercado do feijão inicia março em ritmo lento
A menor demanda resultou em quedas nas cotações desse grão em algumas praças, mas a restrição vendedora sustentou os valores em outras.
Juros no crédito rural: quando a cobrança se torna abusiva
Compreender os tipos de juros nos contratos bancários é essencial para evitar cobranças indevidas e proteger a saúde financeira da atividade rural
Continue Reading Juros no crédito rural: quando a cobrança se torna abusiva
Investigação de suposto golpe no agro sofre reviravolta e Justiça manda devolver avião e bens
Justiça manda desbloquear bens, avião e contas de empresários investigados por suposto golpe de R$ 70 milhões no agronegócio; Decisão aponta que fundamentos das medidas cautelares se “esvaziaram” após análise patrimonial e documentos apresentados pela defesa
Aprosoja Brasil diz que escassez de diesel compromete andamento da safra de grãos
Em nota, a entidade afirmou que a falta de Diesel ocorre em momento crítico do calendário agrícola e pode comprometer operações no campo.
Continue Reading Aprosoja Brasil diz que escassez de diesel compromete andamento da safra de grãos
Algas contra a seca: Embrapa testa tecnologia para blindar lavouras contra a falta de chuva
Pesquisa da Embrapa Agroenergia utiliza bioestimulantes à base de algas contra a seca para elevar a produtividade em até 160% e fortalecer as raízes de culturas como trigo e canola no Cerrado.
Importação de soja pela China cai 7,8% no bimestre por colheita lenta no Brasil e atrasos na alfândega
A China combina os dados de janeiro e fevereiro para suavizar o impacto do feriado do Ano Novo Lunar, que pode cair em qualquer um dos meses em um determinado ano.





