As instituições lançam cursos on-line para ampliar conhecimento de agentes de assistência técnica rural – ATER; Capacitações virtuais são gratuitas e contam com sete cursos que serão lançados semanalmente, até dezembro.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), está lançando capacitações virtuais EAD voltadas para produção, sistemas agroflorestais e boas práticas. As aulas são integralmente online, gratuitas e com vagas ilimitadas. O primeiro curso, sobre bem-estar animal na produção de leite, já está disponível na plataforma e-Campo (link), inaugurando uma sequência de lançamentos programados até dezembro.
Essa iniciativa pretende capacitar e ampliar o conhecimento técnico dos agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Os cursos serão lançados semanalmente, até 6 de dezembro, data de encerramento da Semana do Extensionista.
Neste período, o público terá acesso a cursos com temas como “Ferramentas participativas e agroecológicas para conservação de sementes crioulas” e “Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica”.
Para Marenilson Batista da Silva, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, a parceria representa um avanço significativo na formação de técnicos de ATER. “Resultado dessa parceria, o desenvolvimento das capacitações on-line para agentes e técnicos de ATER contribui para o fortalecimento da agricultura familiar, incluindo os assentados da reforma agrária, os povos indígenas, os remanescentes de quilombos e os demais povos e comunidades tradicionais”, afirma.
Para a diretora de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ana Euler, a iniciativa auxilia na busca por soluções para os desafios das entregas ligadas às políticas públicas nacionais. “Com a oferta das capacitações no formato digital, conseguimos ampliar o alcance de nossas entregas, permitindo que os conhecimentos gerados na pesquisa possam chegar ao maior número de produtores e serem efetivamente adotados no campo”, explica.
Confira os cursos que serão disponibilizados:
1. “Bem-estar animal para produção sustentável de leite”: Já disponível na plataforma
2. “Boas práticas de Fabricação no beneficiamento da castanha-de-caju”: Lançamento dia 06 de novembro
3. “Processamento de mandioca de mesa pela agricultura familiar”: Lançamento dia 13 de novembro
4. “Produtos Biofortificados”: Lançamento dia 20 de novembro
5. “Produção de ovos na agricultura familiar”: Lançamento dia 27 de novembro
6. “Ferramentas participativas e agroecológicas para conservação e multiplicação de sementes crioulas”: Lançamento dia 06 de dezembro
7. “Sistemas Agroflorestais Agroecológicas na Mata Atlântica”: Lançamento dia 06 de dezembro
O cronograma dos cursos e demais informações sobre as capacitações estão disponíveis na plataforma e-Campo: https://e-campo.sede.embrapa.br/
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Exportadores dos EUA reportam vendas de 198 mil t de soja a locais não revelados
Vendas de 198 mil toneladas de soja dos EUA para destinos não revelados, com entrega em 2025/26, movimentam o mercado internacional.
Continue Reading Exportadores dos EUA reportam vendas de 198 mil t de soja a locais não revelados
Além dos cortes nobres, pecuária de MT lucra com a venda de pênis bovino no mercado asiático
Exportação de vergalho bovino de Mato Grosso cresce, alcança até US$ 6 mil por tonelada e amplia a rentabilidade da pecuária brasileira.
Índia se torna maior produtor de arroz do mundo e supera China
Com colheita recorde de 150,18 milhões de toneladas, Índia maior produtor de arroz do mundo consolida avanço tecnológico no campo, amplia segurança alimentar e reforça protagonismo no mercado global de grãos
Continue Reading Índia se torna maior produtor de arroz do mundo e supera China
Com apoio da Fundepag, Valoriza Pesca investe quase R$ 10 milhões na Baixada Santista
Após quase uma década de articulações, projeto avança para fase final com reconhecimento do Ministério Público e expectativa de se tornar política pública
Milho de alta precisão ganha espaço no campo e amplia a rentabilidade do produtor
Integração entre genética avançada, agricultura digital e manejo personalizado transforma a forma de produzir milho no Brasil e já entrega ganhos concretos de produtividade e eficiência
Continue Reading Milho de alta precisão ganha espaço no campo e amplia a rentabilidade do produtor
Índice de preços de alimentos da FAO cai em dezembro e fecha ano com alta de 4,3%
Índice de alimentos da FAO cai em dezembro, com recuos em carnes, laticínios e óleos. Cereais e açúcar sobem e impactam o agro em 2025.
Continue Reading Índice de preços de alimentos da FAO cai em dezembro e fecha ano com alta de 4,3%





