
As instituições lançam cursos on-line para ampliar conhecimento de agentes de assistência técnica rural – ATER; Capacitações virtuais são gratuitas e contam com sete cursos que serão lançados semanalmente, até dezembro.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), está lançando capacitações virtuais EAD voltadas para produção, sistemas agroflorestais e boas práticas. As aulas são integralmente online, gratuitas e com vagas ilimitadas. O primeiro curso, sobre bem-estar animal na produção de leite, já está disponível na plataforma e-Campo (link), inaugurando uma sequência de lançamentos programados até dezembro.
Essa iniciativa pretende capacitar e ampliar o conhecimento técnico dos agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Os cursos serão lançados semanalmente, até 6 de dezembro, data de encerramento da Semana do Extensionista.
Neste período, o público terá acesso a cursos com temas como “Ferramentas participativas e agroecológicas para conservação de sementes crioulas” e “Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica”.
Para Marenilson Batista da Silva, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, a parceria representa um avanço significativo na formação de técnicos de ATER. “Resultado dessa parceria, o desenvolvimento das capacitações on-line para agentes e técnicos de ATER contribui para o fortalecimento da agricultura familiar, incluindo os assentados da reforma agrária, os povos indígenas, os remanescentes de quilombos e os demais povos e comunidades tradicionais”, afirma.
Para a diretora de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ana Euler, a iniciativa auxilia na busca por soluções para os desafios das entregas ligadas às políticas públicas nacionais. “Com a oferta das capacitações no formato digital, conseguimos ampliar o alcance de nossas entregas, permitindo que os conhecimentos gerados na pesquisa possam chegar ao maior número de produtores e serem efetivamente adotados no campo”, explica.
Confira os cursos que serão disponibilizados:
1. “Bem-estar animal para produção sustentável de leite”: Já disponível na plataforma
2. “Boas práticas de Fabricação no beneficiamento da castanha-de-caju”: Lançamento dia 06 de novembro
3. “Processamento de mandioca de mesa pela agricultura familiar”: Lançamento dia 13 de novembro
4. “Produtos Biofortificados”: Lançamento dia 20 de novembro
5. “Produção de ovos na agricultura familiar”: Lançamento dia 27 de novembro
6. “Ferramentas participativas e agroecológicas para conservação e multiplicação de sementes crioulas”: Lançamento dia 06 de dezembro
7. “Sistemas Agroflorestais Agroecológicas na Mata Atlântica”: Lançamento dia 06 de dezembro
O cronograma dos cursos e demais informações sobre as capacitações estão disponíveis na plataforma e-Campo: https://e-campo.sede.embrapa.br/
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Taxa média de juros fica em 31,4% ao ano em julho
Como esperado, a alta dos juros bancários acompanha o ciclo de elevação da taxa básica de juros da economia, a Selic.
Continue Reading Taxa média de juros fica em 31,4% ao ano em julho
Emissão de metano no País cresce 6% em 4 anos, puxada por pecuária, diz relatório
O metano é um gás de efeito estufa, que tem potencial de aquecimento global 28 vezes superior ao do dióxido de carbono, disse a entidade.
Continue Reading Emissão de metano no País cresce 6% em 4 anos, puxada por pecuária, diz relatório
Moratória da soja: pedido de vista interrompe análise no STF sobre lei em MT
O processo questiona a constitucionalidade da Lei nº 12.709/2024 de Mato Grosso, que autoriza o Estado a retirar benefícios fiscais de empresas signatárias da Moratória da Soja.
Continue Reading Moratória da soja: pedido de vista interrompe análise no STF sobre lei em MT
Câmara dará total atenção à medida provisória sobre tarifaço, afirma Hugo Motta
“O que está em jogo é a economia, empregos, nossas empresas, nossa soberania, e isso para nós é inegociável”, afirmou.
Continue Reading Câmara dará total atenção à medida provisória sobre tarifaço, afirma Hugo Motta
Menor participação de matrizes deixa “fábrica” de bezerros de MT com menor produção
Queda no número de vacas em idade reprodutiva preocupa o setor; produção de bezerros recua e abre alerta sobre oferta futura de bois gordos
Continue Reading Menor participação de matrizes deixa “fábrica” de bezerros de MT com menor produção
Novos mercados e culturas são destaques da Satis
Diversificação do portfólio e aproximação com polos produtivos fazem parte da estratégia para o ano-safra 25-26.
Continue Reading Novos mercados e culturas são destaques da Satis