
As instituições lançam cursos on-line para ampliar conhecimento de agentes de assistência técnica rural – ATER; Capacitações virtuais são gratuitas e contam com sete cursos que serão lançados semanalmente, até dezembro.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), está lançando capacitações virtuais EAD voltadas para produção, sistemas agroflorestais e boas práticas. As aulas são integralmente online, gratuitas e com vagas ilimitadas. O primeiro curso, sobre bem-estar animal na produção de leite, já está disponível na plataforma e-Campo (link), inaugurando uma sequência de lançamentos programados até dezembro.
Essa iniciativa pretende capacitar e ampliar o conhecimento técnico dos agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Os cursos serão lançados semanalmente, até 6 de dezembro, data de encerramento da Semana do Extensionista.
Neste período, o público terá acesso a cursos com temas como “Ferramentas participativas e agroecológicas para conservação de sementes crioulas” e “Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica”.
Para Marenilson Batista da Silva, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, a parceria representa um avanço significativo na formação de técnicos de ATER. “Resultado dessa parceria, o desenvolvimento das capacitações on-line para agentes e técnicos de ATER contribui para o fortalecimento da agricultura familiar, incluindo os assentados da reforma agrária, os povos indígenas, os remanescentes de quilombos e os demais povos e comunidades tradicionais”, afirma.
Para a diretora de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ana Euler, a iniciativa auxilia na busca por soluções para os desafios das entregas ligadas às políticas públicas nacionais. “Com a oferta das capacitações no formato digital, conseguimos ampliar o alcance de nossas entregas, permitindo que os conhecimentos gerados na pesquisa possam chegar ao maior número de produtores e serem efetivamente adotados no campo”, explica.
Confira os cursos que serão disponibilizados:
1. “Bem-estar animal para produção sustentável de leite”: Já disponível na plataforma
2. “Boas práticas de Fabricação no beneficiamento da castanha-de-caju”: Lançamento dia 06 de novembro
3. “Processamento de mandioca de mesa pela agricultura familiar”: Lançamento dia 13 de novembro
4. “Produtos Biofortificados”: Lançamento dia 20 de novembro
5. “Produção de ovos na agricultura familiar”: Lançamento dia 27 de novembro
6. “Ferramentas participativas e agroecológicas para conservação e multiplicação de sementes crioulas”: Lançamento dia 06 de dezembro
7. “Sistemas Agroflorestais Agroecológicas na Mata Atlântica”: Lançamento dia 06 de dezembro
O cronograma dos cursos e demais informações sobre as capacitações estão disponíveis na plataforma e-Campo: https://e-campo.sede.embrapa.br/
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Com mercado aquecido, 53,8% não veem chance de perder emprego
Os dados fazem parte da Sondagem do Mercado de Trabalho, realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Continue Reading Com mercado aquecido, 53,8% não veem chance de perder emprego
Diarreia em bezerros: tratamento rápido evitar mortes e diminui prejuízos
A diarreia neonatal está entre as enfermidades mais comuns e preocupantes na criação de bovinos de corte e de leite
Continue Reading Diarreia em bezerros: tratamento rápido evitar mortes e diminui prejuízos
Preço do arroz continua a cair e aumenta preocupação da cadeia produtiva
Indústrias catarinenses já registram preços na faixa de R$ 58 e SindArroz-SC prevê dificuldades para próxima safra, além de possível queda na qualidade do grão.
Continue Reading Preço do arroz continua a cair e aumenta preocupação da cadeia produtiva
Posicionamento da Satis para novo ano-safra prioriza atenção à jornada completa do produtor na lavoura
Com foco inicial na cultura da soja, empresa ressalta soluções próprias em nutrifisiologia, biológicos e adjuvantes para todas as fases de cultivo.
Medicar os bovinos contra doenças respiratórias antes do confinamento é estratégia sanitária eficaz, informa especialista
Vários fatores facilitam a instalação de quadros infecciosos. São eles: transporte, mudança de ambiente, mistura de lote, vacinação, manejo e nova dieta.
Comissão aprova projeto que obriga laticínios a informar o preço do leite antecipadamente
Proposta continua em análise na Câmara dos Deputados