Apiário Cambará e Apicultura do Máximo, ambos liderados por mulheres, produzem dois dos cinco melhores méis claros do Brasil e são atendidos pelo Programa Juntos para Competir. Portanto, melhor mel do país é gaúcho, segundo CNA
O mel produzido no Rio Grande do Sul pelo Apiário do Máximo é o melhor do Brasil, segundo concurso da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), entregue na noite desta quarta-feira (11/09) em Brasília (DF). Já o Apiário Cambará ficou com a quarta colocação. Ambos concorreram na categoria Mel Claro do Brasil no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024. Foram inscritos e avaliados 297 tipos de mel pelo júri técnico da instituição. Na última etapa, os dez melhores foram avaliados pelo júri popular. Nesse contexto, o melhor mel do país é gaúcho, segundo CNA.
Adriana De Bortoli da Silva, proprietária da Apicultura do Máximo, localizada em Jaquirana, explica que o negócio começou quando se casou com seu marido, que, por sua vez herdou a profissão do bisavô, pioneiro no segmento em Cambará do Sul. A família já está na quinta geração de apicultores, e após um processo de profissionalização e cursos, inclusive proporcionado pelo Sebrae RS, Adriana diz que o negócio cresceu.
“Em 2008 começamos com o trabalho na apicultura, e em 2014 ocorreu a construção da nossa agroindústria familiar. Em 2019 meu marido faleceu devido a um acidente, mas, mesmo assim, optei por ficar e prosseguir no negócio. Temos focado muito em melhorar e aprimorar e contamos muito com a parceria do Sebrae RS. Essa premiação em nível nacional do CNA é uma vitória muito grande. Aquele trabalho realizado lá atrás, com foco na apicultura, tem tendo resultado agora. Minha filha e eu continuamos tocando a agroindústria com a ajuda da minha mãe e meu genro, e não podemos deixar de destacar a força da mulher no empreendedorismo e no meio rural”, destaca.
Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, receberam certificados e prêmios. Os três primeiros ganharam também os Selos de Participação Ouro, Prata e Bronze. Já o mel gaúcho do Apiário Cambará foi escolhido como o quarto melhor do Brasil. Fundado em 1982, outra empreendedora está na liderança.
“Nossa história começou com meu pai e minha mãe, em 1982, com muito trabalho, amor e dedicação. O Sebrae RS foi fundamental tanto nas consultorias quanto no apoio durante a mudança da rotulagem. Hoje tenho um produto que pode estar em qualquer lugar, principalmente depois do Selo Arte. Atualmente participo de eventos pelo Brasil, tenho meu mel em pontos do RS e em outros estados”, ressalta Liane Castilhos, proprietária do Apiário Cambará, que também oferece o passeio do mel, que leva turistas para visitar o estabelecimento, proporcionando uma experiência sensorial com degustação.
O Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 é realizado pela instituição em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (CBA) e Escola Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (Ebram).
Segundo o analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS, Claiton Velho, ficar entre os quatro melhores do país na categoria Mel Claro significa um avanço e uma distinção importantíssima para esse segmento de agroindústrias.
“Essas Apicultoras são atendidas pelo Sebrae RS no projeto Apicultura nos Campos de Cima da Serra do RS e estão no Programa Juntos para Competir da Farsul, Senar RS e Sebrae RS. Disponibilizamos consultorias em gestão financeira, sistema produtivo, design, marketing e vendas e auxiliamos na participação em feiras e eventos. Então, essa premiação coroa o trabalho delas. Isso proporciona que essas produtoras acessem mercados importantes, principalmente em um ano que se mostra tão desafiador”, explica.
A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA. O objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem. O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos. Atualmente, está em andamento um concurso voltado para produtores de cafés especiais.
Com informações da CNA
China reabilita frigoríficos brasileiros e reacende otimismo no mercado da carne bovina
Três plantas brasileiras voltaram a ser autorizadas a exportar carne bovina para a China, ampliando a capacidade de embarques do Brasil em meio às negociações comerciais e sanitárias entre os dois países
Brasil tem mais de 44 mil cervejas registradas e bate recorde em valor exportado
Anuário da Cerveja 2026, do Ministério da Agricultura e Pecuária, reúne dados sobre produção, exportações, emprego e mercado da cadeia cervejeira brasileira.
Continue Reading Brasil tem mais de 44 mil cervejas registradas e bate recorde em valor exportado
Brasil e China reforçam parceria estratégica e avançam em protocolo para exportação de miúdos suínos
Ministro André de Paula e ministra Sun Meijun confirmam entendimentos técnicos sobre requisitos sanitários durante reunião bilateral em Pequim.
Porco influencer entra para o Guinness ao acumular 1 milhão de seguidores e “conversar” com o público
O fenômeno pop de Merlin acende holofotes globais sobre a etologia cognitiva de suínos, impulsionando discussões técnicas sobre senciência e bem-estar animal aplicados à cadeia produtiva.
Frigorífico cria cortina de fumaça para precificar boi gordo e especialista faz alerta
Caio Junqueira, CEO da AgroBrazil, critica pressão baixista dos frigoríficos em São Paulo e aponta possível reação do mercado do boi gordo diante das negociações da China durante a SIAL Xangai
Premiação na Turquia elege azeite orgânico brasileiro com medalha de ouro
Cultivado com práticas regenerativas e livre de defensivos químicos no interior de São Paulo, o azeite extravirgem Bene foi o único representante do país a conquistar o topo do pódio no prestigiado certame internacional
Continue Reading Premiação na Turquia elege azeite orgânico brasileiro com medalha de ouro





