O resultado dos touros avaliados dentro de um Programa nos últimos cinco anos foi divulgado no mês passado na Exposição Virtual Mega Leite de Uberaba.
O touro Olímpio, que pertence ao zootecnista e produtor Leonardo Avelar, de Minas Gerais, foi considerado em um concurso recente o melhor reprodutor Girolando do mundo. A conquista foi divulgada em 2020, durante a Exposição Virtual Mega Leite de Uberaba, após a avaliação de um programa de análise que durou cerca de cinco anos. Leonardo é, também, professor de Zootecnia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).
Em concurso com a participação de diversos concorrentes, um touro girolando de um produtor de Patos de Minas foi considerado o melhor reprodutor da raça no mundo. O resultado dos touros avaliados dentro de um Programa nos últimos cinco anos foi divulgado no mês passado na Exposição Virtual Mega Leite de Uberaba.
Touro de produtor de Patos de Minas é considerado o melhor reprodutor girolando do mundo
O touro Olímpio pertence ao produtor Leonardo Avelar da Fazenda Campo Alegre, localizada no município de Lagoa Formosa. Entusiasmado com melhoramento genético, há cinco anos, o pecuarista inscreveu o animal em um pré-teste juntamente com outros 60 animais. Ele foi classificado para participar do Teste de Progênie.
O Teste de Progênie é uma metodologia que avalia os touros pelo desempenho produtivo de suas filhas. Com o Olímpio, o resultado dos últimos cinco anos foi surpreendente. As vacas filhas do touro tiveram produção leiteira de mais de 1520 litros de leite a mais do que a média anual das vacas da raça Girolando.
- Associação do Cavalo Mangalarga Marchador terá momento decisivo; prepare-se para votar
- Tornado no Paraná: tragédia deixa seis mortos, 750 feridos e 90% de uma cidade destruída; vídeo
- Carrapatos e Moscas: a batalha constante da pecuária brasileira contra os ectoparasitas
- Mapa interdita duas fábricas e apreende mais de 11 mil litros de bebidas clandestinas em Tocantins
- Mapa participa da abertura do Altamira Summit 2025, evento internacional que antecede a COP 30

“Nós tivemos essa surpresa. Esse touro nosso, aqui da Fazenda Campo Alegre, foi provado PPA Positivo pra leite 1520. E esse PPA dele o consagrou como o melhor touro A2A2 na história do Girolando e nos tivemos a felicidade desse touro ser nosso. Então nos estamos muito felizes com esse resultado” disse Leonardo. O touro Olímpio está em uma central de sêmem bovino e poderá contribuir com o melhoramento genético da raça em todo o mundo.
Girolando é uma raça de bovinos sintética resultante de cruzamento bimestiço (pai e mãe mestiços), na proporção de 5/8 de sangue da raça Friesland-Holstein (também conhecida como holandesa) e 3/8 de sangue da raça zebuína (Bos primigenius indicus) Gir, tendo o holandês como uma raça notável para produção de leite e o Gir com muita rusticidade e longevidade, ambas com notável aptidão para a produção de leite.
- Carne assada com chocolate, você comeria? Chef Juliana revela os segredos desse sabor
- As vacas podem ser a chave para o maior mistério de Stonehenge
- Você é mais inteligente que uma galinha? Elas conseguem memorizar 100 rostos
- Agroglifo misterioso volta a aparecer em SC e intriga moradores
- Bom de sela ou bom de marcha: qual é a diferença?
Para a formação da raça são necessários vários cruzamentos e por isso existem inúmeros animais de diferentes composições raciais como 1/4, 1/2, 3/4, 7/8 e vários outros. A palavra Girolando é um substantivo uniforme, ou seja, utilizada para denominar tanto indivíduos do gênero masculino quanto do feminino.
A palavra “Girolanda” não deve ser utilizada para denominar as fêmeas da raça e nem a associação. A Girolando é uma raça genuinamente brasileira, de alta produtividade e extrema adaptabilidade. Se adaptada facilmente ao clima tropical, adequada para a produção de leite.
As informações são do portal Patos Hoje.