A produção norte-americana em 2023/24 está estimada em 114,5 milhões de toneladas, 2,1% menor frente às expectativas de julho/23.
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil produziu na safra 2022/23, 154,5 milhões de toneladas de soja, crescimento de 23,1% frente às 125,5 milhões de toneladas produzidas na temporada passada.
Com o aumento da produção e com um quadro de oferta e demanda internacional menos apertado que o observado em anos anteriores, os preços sofreram forte queda na safra 2022/23 (figura 1).
Figura 1.
Preço médio da soja em Paranaguá-PR, em R$/saca de 60 quilos.

Fonte: Scot Consultoria
Apesar de preços menores que os do ano passado, o mercado, desde junho/23 tem acompanhado a safra norte-americana e a cotação reagiu.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que até julho/23, manteve as estimativas para a produção local, reduziu, em agosto/23, a produtividade e produção no país. O clima passou a pesar nas regiões produtoras do grão nos Estados Unidos, com a falta de chuvas e temperaturas elevadas, boa parte das lavouras passaram a conviver com a seca na safra 2023/24.
A produção norte-americana em 2023/24 está estimada em 114,5 milhões de toneladas, 2,1% menor frente às expectativas de julho/23 e 1,6% menor que no último ano safra.
Devido ao quadro apresentado nos EUA, houve um aumento nos preços da oleaginosa na Bolsa de Chicago, colaborando com uma retomada momentânea de preços no Brasil entre julho e agosto, junto a um dólar trabalhando mais próximo aos R$5,00.
A exportação também colaborou com a recuperação nos preços. O Brasil embarcou, até julho/23, 72,4 milhões de toneladas de soja em grão, 20,0% acima do mesmo período do ano passado.
Em agosto, até a terceira semana, foram exportadas 5,4 milhões de toneladas (384,0 mil toneladas por dia), um incremento de 48,6% na média diária ante agosto/22 (258,5 mil toneladas).
Expectativas
Em curto prazo, a perspectiva mais longínqua, por ora, é de que o consumo global da oleaginosa em 2023/24 crescerá 5,7% em relação à safra 2022/23, já a exportação brasileira, aumentará 2,7% (tabela 1).
Tabela 1.
Consumo global de soja em grão, exportação brasileira de soja e consumo brasileiro, em milhões de toneladas.

Fonte: USDA
Para o mercado interno, a perspectiva é de que o consumo aumente 5,1%, pautado no crescimento da exportação do farelo e do óleo de soja e no maior consumo dos derivados no país.
Fonte: Scot Consultoria
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Gir Leiteiro quebra recorde histórico com média de 64,4 kg de leite na Expogil
Bandeira Roxa estabelece nova marca entre as fêmeas jovens da raça, enquanto Madonna Vida Verde conquista o grande campeonato com média diária de 70,4 kg.
Continue Reading Gir Leiteiro quebra recorde histórico com média de 64,4 kg de leite na Expogil
INMET prevê novo ciclone para sexta-feira e frente fria deve trazer ar frio ao Brasil
INMET prevê novo ciclone extratropical na sexta-feira (16), chuva acima de 50 mm em 24 horas e risco de granizo no Centro-Oeste e Sudeste.
Como comprar um trator usado e o que verificar antes de fechar negócio
Saiba como comprar um trator usado. Confira motor, transmissão, hidráulico, pneus, histórico de manutenção e o custo total antes do negócio.
Continue Reading Como comprar um trator usado e o que verificar antes de fechar negócio
China compra até 10 navios de soja dos EUA e reacende disputa com o Brasil
Negócios podem chegar a 650 mil toneladas e recolocam os Estados Unidos na disputa pelo maior comprador mundial, enquanto o Brasil se prepara para a entrada da nova safra.
Continue Reading China compra até 10 navios de soja dos EUA e reacende disputa com o Brasil
Quaest mostra Flávio Bolsonaro com 46% e Lula com 44% no segundo turno
Pesquisa Quaest aponta Flávio Bolsonaro com 46% e Lula com 44% no segundo turno. Candidatos estão em empate técnico; veja os números.
Continue Reading Quaest mostra Flávio Bolsonaro com 46% e Lula com 44% no segundo turno
Uma arroba de boi gordo já paga mais de 30 dias de alimentação no confinamento
Custo alimentar no confinamento fica estável no Sudeste, e uma arroba paga 30,77 dias de cocho. No Centro-Oeste, despesas sobem e pressionam o resultado.
Continue Reading Uma arroba de boi gordo já paga mais de 30 dias de alimentação no confinamento





