A produção norte-americana em 2023/24 está estimada em 114,5 milhões de toneladas, 2,1% menor frente às expectativas de julho/23.
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil produziu na safra 2022/23, 154,5 milhões de toneladas de soja, crescimento de 23,1% frente às 125,5 milhões de toneladas produzidas na temporada passada.
Com o aumento da produção e com um quadro de oferta e demanda internacional menos apertado que o observado em anos anteriores, os preços sofreram forte queda na safra 2022/23 (figura 1).
Figura 1.
Preço médio da soja em Paranaguá-PR, em R$/saca de 60 quilos.

Fonte: Scot Consultoria
Apesar de preços menores que os do ano passado, o mercado, desde junho/23 tem acompanhado a safra norte-americana e a cotação reagiu.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que até julho/23, manteve as estimativas para a produção local, reduziu, em agosto/23, a produtividade e produção no país. O clima passou a pesar nas regiões produtoras do grão nos Estados Unidos, com a falta de chuvas e temperaturas elevadas, boa parte das lavouras passaram a conviver com a seca na safra 2023/24.
A produção norte-americana em 2023/24 está estimada em 114,5 milhões de toneladas, 2,1% menor frente às expectativas de julho/23 e 1,6% menor que no último ano safra.
Devido ao quadro apresentado nos EUA, houve um aumento nos preços da oleaginosa na Bolsa de Chicago, colaborando com uma retomada momentânea de preços no Brasil entre julho e agosto, junto a um dólar trabalhando mais próximo aos R$5,00.
A exportação também colaborou com a recuperação nos preços. O Brasil embarcou, até julho/23, 72,4 milhões de toneladas de soja em grão, 20,0% acima do mesmo período do ano passado.
Em agosto, até a terceira semana, foram exportadas 5,4 milhões de toneladas (384,0 mil toneladas por dia), um incremento de 48,6% na média diária ante agosto/22 (258,5 mil toneladas).
Expectativas
Em curto prazo, a perspectiva mais longínqua, por ora, é de que o consumo global da oleaginosa em 2023/24 crescerá 5,7% em relação à safra 2022/23, já a exportação brasileira, aumentará 2,7% (tabela 1).
Tabela 1.
Consumo global de soja em grão, exportação brasileira de soja e consumo brasileiro, em milhões de toneladas. 
Fonte: USDA
Para o mercado interno, a perspectiva é de que o consumo aumente 5,1%, pautado no crescimento da exportação do farelo e do óleo de soja e no maior consumo dos derivados no país.
Fonte: Scot Consultoria
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Como o monitoramento de água está criando “super animais” na pecuária
O monitoramento de água na pecuária está revelando bovinos com alta eficiência genética. Veja como o estudo da Embrapa identifica “super animais” mais lucrativos.
Continue Reading Como o monitoramento de água está criando “super animais” na pecuária
Conheça o agricultor que desafiou o frio de -40°C para revolucionar o armazenamento de alimentos
Descubra como Sam Knapp usa física e engenharia para inovar no armazenamento de alimentos, garantindo vegetais frescos no inverno de -40°C do Alasca.
Sem floresta não há previsibilidade: o ativo invisível que sustenta o agro brasileiro
Com 65,6% do território coberto por vegetação nativa, o país transforma conservação em vantagem econômica ao reduzir volatilidade climática e risco produtivo
Raio mata quatro vacas e um touro em Ivaiporã durante forte temporal
De acordo com relatos de moradores, um raio atingiu o local onde os animais estavam concentrados no pasto, causando a morte instantânea de quatro vacas e um touro.
Continue Reading Raio mata quatro vacas e um touro em Ivaiporã durante forte temporal
Alckmin: Brasil não perde competitividade com tarifa de 10% dos EUA
Como a taxa será aplicada a todos os países exportadores, o Brasil, ressaltou Alckmin, permanece em igualdade de condições no mercado norte-americano.
Continue Reading Alckmin: Brasil não perde competitividade com tarifa de 10% dos EUA
Brasil brilha no Cacao of Excellence 2026: três ouros reforçam posição global do cacau nacional
Na principal competição internacional de cacau do mundo, produtores paraenses e baianos conquistam medalhas de ouro e colocam o Brasil no topo da qualidade global do chocolate.





