
Vendas externas da carne bovina seguem recordes, mas internas estão em ritmo lento; já a exportação da carne de frango volta a crescer.
Os volumes de carne bovina in natura exportados pelo Brasil vêm crescendo nestes últimos meses, atingindo, em agosto, quantidade recorde, considerando-se toda a série histórica da Secex, iniciada em 1997.
O Brasil exportou 203,23 mil toneladas de carne bovina em agosto, um recorde, sendo 21,5% a mais que em julho/22 e 11,81% maior que no mesmo período do ano passado.
Já no mercado interno, as vendas de carne estão lentas. Diante disso, a carcaça casada bovina negociada no atacado da Grande São Paulo registra média de R$ 19,58/kg na parcial de setembro (até o dia 8), quedas de 1,81% na comparação mensal e de expressivos 10,44% na anual, sendo, também, a menor desde outubro de 2019, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IGP-DI).
Frango
Depois de caírem com força em julho, as exportações brasileiras de carne de frango voltaram a crescer em agosto. Pelo segundo mês consecutivo, o Japão seguiu na liderança como o maior destino da proteína nacional.
Segundo dados da Secex, as exportações brasileiras de carne de frango somaram 437,9 mil toneladas em agosto, volume 8% superior ao registrado em julho e 15,3% acima do observado no mesmo período do ano passado.
- BemAgro lança tipagem de daninhas com inteligência artificial e inova no controle de invasoras na cana-de-açúcar
- Famato apresenta proposta de padronização do processo de classificação da soja na Câmara Setorial do Mapa
- Suínos: médias se enfraquecem em abril, mas superam em 20% as de um ano atrás
- Conheça as matrizes zebuínas campeãs do Concurso Leiteiro ExpoZebu 2025
- Boi gordo sofre queda e pecuaristas já gritam “menos que R$ 300/@, não”; confira
Os envios à Angola e ao Chile se destacaram: o volume praticamente dobrou de julho para agosto. No caso do país africano, as exportações passaram de 8,3 mil toneladas em julho para 16,5 mil toneladas em agosto.; para o chinelo, os envios passaram de 6,2 mil t para 12,3 mil t.
Fonte: Cepea