“Esse setor cresceu 15% em 2023, o maior crescimento de todas as atividades econômicas do país, apesar de uma crise climática e preços achatados”, afirmou Fávaro.
Durante o evento de lançamento do Plano Safra empresarial 2024/25, em Brasília, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, celebrou o expressivo crescimento do setor agropecuário em 2023. “Esse setor cresceu 15% em 2023, o maior crescimento de todas as atividades econômicas do país, apesar de uma crise climática e preços achatados”, afirmou Fávaro.
Para a nova temporada, o Plano Safra destinará R$ 400,59 bilhões em linhas de financiamento para médios e grandes agricultores, marcando um aumento de 10% em relação ao ano anterior. O ministro ressaltou a evolução dessas iniciativas, graças às políticas adotadas pelo atual governo. “Quando assumimos o governo, não havia investimentos. Agora, com o apoio do BNDES e a implementação de novas linhas de crédito como a CPR dolarizada, conseguimos mudar esse cenário”, explicou.
Fávaro também enfatizou a incorporação de práticas ambientais sustentáveis no plano. “É reconhecido que nossos produtores adotam excelentes práticas em suas terras. Por isso, neste ano, ofereceremos descontos nos juros para todos os produtores que seguirem boas práticas ambientais”, declarou. Ele adicionou que a recuperação de pastagens degradadas será uma estratégia para dobrar a produção sem a necessidade de desmatar novas áreas.
O ministro foi o primeiro a discursar na cerimônia que ocorreu nesta quarta-feira (3), destacando os avanços desde o início da gestão atual, há 18 meses. “Apesar das adversidades climáticas e econômicas, o setor agrícola não só perseverou mas expandiu, graças ao empenho contínuo de nossos agricultores e das políticas implementadas pelo nosso governo”, destacou.
Ele também comentou sobre os desafios iniciais da nova administração, que começou em janeiro de 2023 sem recursos para investimentos no setor. “Era um período difícil, especialmente para o setor de máquinas agrícolas que lutava por financiamentos. Contudo, com inovações e o forte apoio do BNDES, sob a liderança de Aloizio Mercadante, introduzimos medidas como a linha de crédito dolarizada, que provou ser um sucesso”, concluiu Fávaro.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Decisão marca o fim da fiscalização judicial e consolida nova fase da reestruturação financeira Com o apoio da genética de precisão e sistemas integrados, produtores brasileiros provam que o Nelore pode atingir altos índices de gordura intramuscular apenas com forragem, unindo o conceito de marmoreio verde à alta rentabilidade e sustentabilidade exigida pelo mercado global Avisos em sequência indicam chuva forte, temporais, possibilidade de alagamentos e impactos no campo, com avanço de sistema associado a ciclone extratropical Surto com nova variante da febre aftosa expõe fragilidade do sistema chinês, pressiona produção interna e abre janela estratégica que pode destravar exportações brasileiras de carne bovina para o Brasil ampliar participação no maior mercado do mundo Sem mercado e com prejuízo que ultrapassa R$ 100 mil, produtor da Serra Catarinense expõe crise silenciosa no campo ao descartar 50 toneladas de ameixa e levanta alerta sobre comercialização e renda no agro Nova regra amplia itens de segurança obrigatórios e exige uso do colete refletivo sempre que o motorista sair do veículo em situações de emergência a partir de junho de 2026Produtor rural supera crise milionária e tem recuperação judicial encerrada pela Justiça
Marmoreio verde: É possível produzir carne premium exclusivamente a pasto no Brasil?
Ciclone extratropical avança e traz chuva de até 100 mm e ventos de 100 km/h; veja onde e quando
Febre aftosa na China pode destravar exportações brasileiras de carne bovina, mas liga alerta mundial
Agricultor chora ao descartar 50 toneladas de ameixa em SC após colapso nas vendas; vídeo
Atenção motoristas colete refletivo será obrigatório nas estradas a partir de junho de 2026; entenda





