PARTILHAR

A alimentação do cavalo está diretamente relacionada ao seu desenvolvimento e desempenho sob pena de consequências como, por exemplo, as cólicas.

Complementar a dieta do seu cavalo com as rações industrializadas contribui para o fornecimento de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Embora o seu cavalo consiga a maioria de suas calorias do feno e capim, você deve alimenta-lo com alguns alimentos fortificados para ajudar a atender a eventuais lacunas nutricionais. Proteínas, gorduras, vitaminas e minerais são partes importantes da nutrição do cavalo, mas eles não são necessários em grandes quantidades.

A nutrição do cavalo corresponde a 60% dos custos na criação

Quantidade correta de alimentação

É crucial que a alimentação fornecida seja baseada no peso do animal (cavalos devem comer 2,5% do seu peso por dia), e não apenas na quantidade, além de levar em consideração os gastos energéticos e atividade desempenhada. Outra dica importante é jamais alterar bruscamente a alimentação, sob riscos de problemas digestivos, e nunca exigir esforço físico do animal logo após a refeição. Estas são apenas algumas informações, básicas, sobre este item tão importante para a saúde e desempenho dos equinos.

Comece a suplementação dos seus animais ainda durante a fase de crescimento. Para garantir que seus potros se desenvolvam com força e resistência. O suplemento para cavalo Alpha Horse é indicado para o auxílio ao perfeito crescimento e desenvolvimento de potros. Contém todos os macro e micronutrientes fundamentais para a formação do tecido músculo-esquelético, maximizando o potencial genético de cada animal de modo eficaz e seguro.

premix para cavalos alpha horse
Premix mineral/vitamínico com aminoácidos para equinos / Alpha Horse

Premix Mineral Alpha Horse

Alpha Horse é um premix mineral que irá ajudar o seu cavalo no desenvolvimento, fortalecendo os ossos, músculos e cascos além de alisar a pelagem. Melhora a lactação de éguas prenhez, paridas e no desenvolvimento de potros até sua fase adulta. Seus probióticos ajudaram na conversão alimentar para ganho de peso, evitando cólicas e estabilidade intestinal, não há contra-indicação (8 gramas diárias).

Dúvidas?

Informe abaixo seus dados e sua dúvida que prontamente iremos responder.


Importante informar a sua cidade também.

Um cavalo sem atividade que estimule sua resistência muscular e cardiovascular tem mais chances de desenvolver lesões e outras complicações. Por este motivo, manter o animal em exercício é um estímulo fundamental que faz toda a diferença para que ele seja forte e saudável.

Água para os cavalos

Disponibilize ao seu cavalo água fresca e limpa à vontade, cavalos necessitam em torno de 5 a 15 litros de água por dia. Se possível, faça com que seu cavalo tenha acesso à água em todos os momentos, caso contrário, certifique-se de que seja oferecida pelo menos três vezes ao dia. Sempre observe os cochos, para que sejam limpos e que a água seja trocada diariamente.

cavalo sorrindo
Foto: Professional Planner

O Cavalo é ruminante?

Ruminantes são mamíferos herbívoros que possuem estômago duplo com quatro cavidades, como bovinos, ovinos, caprinos, búfalos, camelos, coelhos, veados, etc. (todos eles são poligástricos). O termo ruminante advém do fato de esses animais ruminarem: eles ingerem o alimento rapidamente e, após um período de mastigação, o regurgitam para a boca, onde então é mastigado novamente e finalmente deglutido.

Os cavalos, ao contrário, são animais monogástricos, que possuem um estômago simples. Neles, o processo de digestão das fibras se dá principalmente no ceco e grande cólon – segmentos do intestino grosso com processo similar ao que ocorre no rúmen. A capacidade do estômago do equino é muito reduzida em relação a do intestino delgado, que possui tamanho moderado e é responsável pela etapa mais importante do aparelho digestivo.

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.