
O sistema reúne em um único ambiente os principais documentos e informações sobre imóveis rurais, integrando dados que antes estavam dispersos em diferentes cadastros e órgãos federais.
O governo federal lançou o aplicativo Meu Imóvel Rural, uma plataforma digital que promete transformar a relação dos pequenos e médios agricultores com a administração pública. Desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o sistema reúne em um único ambiente os principais documentos e informações sobre imóveis rurais, integrando dados que antes estavam dispersos em diferentes cadastros e órgãos federais.
Com acesso via conta GOV.BR, o aplicativo permite ao agricultor familiar visualizar mapas, documentos e status de sua propriedade, obtidos diretamente de sistemas como o Cadastro Ambiental Rural (SICAR), o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e o Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF). A proposta é clara: reduzir a burocracia, aumentar a transparência e garantir que produtores tenham em mãos os dados necessários para acessar crédito rural e programas governamentais.
Na prática, o Meu Imóvel Rural facilita o download de documentos como o recibo e o extrato do CAR, além de permitir a consulta à situação fundiária e à localização georreferenciada do imóvel. O agricultor pode, assim, verificar se as informações prestadas aos órgãos públicos estão corretas e atualizadas, evitando entraves no acesso a financiamentos ou a políticas de regularização ambiental e fiscal.
A iniciativa também tem potencial para fomentar a regularidade territorial no campo, ao tornar mais visíveis os vínculos entre ocupação, posse e registro formal da terra. Ao consolidar informações que muitas vezes não “conversavam” entre si, a plataforma contribui para o ordenamento do território rural e combate a sobreposições e fraudes fundiárias, problemas ainda frequentes em várias regiões do país.
Para os especialistas, o aplicativo representa um passo relevante na digitalização dos serviços públicos voltados ao meio rural. A centralização dos dados em um ambiente amigável e acessível pelo celular amplia o controle do próprio agricultor sobre sua terra e fortalece a cidadania no campo.
Para acessar, clique aqui.
VEJA TAMBÉM:
- Invasão do MST paralisa centro de pesquisa da Ceplac e causa danos à infraestrutura na Bahia
- Frio deve retornar ao Sul e trigo é prejudicado pelo excesso de umidade
- Celular avança entre idosos e na área rural, revela IBGE
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.