
Considerada uma cultura de baixo custo, o milheto é visto como alternativa de plantio em áreas de risco da janela do milho; Foi considerado o Grão do ano de 2023 pela ONU, cultura é a sexta mais consumida do mundo!
Conforme anunciado neste ano, os dados mostraram que o milheto se tornou o sexto grão mais consumido no mundo, esse cenário faz com que o milheto venha ganhando espaço em meio as lavouras brasileiras nas últimas safras. Considerada uma cultura de baixo custo de produção, a cultura é vista como alternativa de diversificação de plantio em áreas de risco de semeadura do milho fora da sua janela ideal de plantio
Segundo a definição da Embrapa, o milheto é uma planta da família das gramíneas, que pode ser utilizado com finalidade de: produção de grãos para alimentação humana; produção de forrageamento para os animais; produção de palhada em sistemas integrados e plantio direto.
O milheto é uma planta que se adapta bem a vários tipos de solos, tendo boa persistência em solo de baixa fertilidade e déficit hídrico. As principais características agronômicas da cultura (Pennisetum glaucum) são:
- baixa exigência hídrica, apresentando vantagem no gasto com água em relação ao milho e ao sorgo;
- seu cultivo demanda a aplicação de poucos insumos, o que pode reduzir o custo de produção;
- alta capacidade de ciclagem de nutrientes;
- crescimento rápido e elevada produção de biomassa, uma vantagem na região tropical, onde se tem muita dificuldade de obter palhada para o plantio direto.
O milheto é uma cultura de multifuncionalidades, desde a produção de grãos ao sistema de plantio direto.

Alimentação humana e as vantagens do milheto
O milheto, cereal isento de glúten, com alto teor de fibra alimentar e baixo índice glicêmico, pode ser uma opção para diversificar a alimentação dos brasileiros, em especial, a dos celíacos e/ou sensíveis ao glúten. O grão possui menos carboidratos do que o milho e o arroz, além de ter maior teor de proteínas. O cereal é comumente usado na alimentação de humanos de vários países africanos e asiáticos e possui um grande potencial de crescimento no Brasil.
Grão do ano de 2023 pela ONU, cultura do milheto avança no Brasil
Com produtividade acima de de 40 a 50 sacas por hectare, híbrido de milheto granífero tem um conjunto de características que, além da produtividade, entrega vários benefícios ao produtor.
Os agricultores brasileiros caminham para concluir a colheita do híbrido de milheto granífero, cultura que teve alta demanda nesta safra devido ao alongamento da safra de soja. O milheto tem um conjunto de características que otimiza os recursos dos produtores, sendo que apresenta menor necessidade hídrica que o milho e o sorgo e produz grãos de alta qualidade e liquidez no mercado.
O milheto teve um cenário favorável nesta safra devido ao seu período de plantio, que vai de início de fevereiro a 10 de março. Como a soja teve um ciclo mais longo, ficou arriscado para o agricultor plantar o milho safrinha após o dia 25 de fevereiro. “Costumamos dizer que onde o milho é risco, o milheto é lucro”, conta Dienaro Bastos Spanholi, gerente comercial da ATTO Sementes, empresa líder na produção de sementes de milheto no Brasil.
Plantar milho depois de 25 de fevereiro é muito arriscado devido à redução da quantidade de chuva. Já o milheto é uma cultura que tem tolerância ao estresse hídrico, produzindo bem para o agricultor. A ATTO Sementes conta com os Híbridos de Milheto Graníferos ADRg 9060 e ADRg 9070.
“Além de deixar uma palhada de qualidade, controlar nematoides, promove reciclagem de nutrientes e tem uma excelente produtividade em grãos. Com todos os manejos corretos, a produtividade tem dado entre 40 e 50 sacas por hectare. ”, reforça Spanholi.
Primeira vez plantando o milheto, o agricultor Mauro Gomes Filho, de Primavera do Leste (MT), é um exemplo do uso da cultura devido ao alongamento da safra de soja. “Resolvemos fazer uma cobertura de milheto, para não deixar a terra exposta ao sol e aproveitar seu potencial produtivo. O investimento do milheto é menor, não preciso adubar”, destaca o produtor.
Potencial do milheto
Não há dados oficiais da produção de grãos de milheto no Brasil, mas a ATTO Sementes afirma ter comercializado só dos seus híbridos graníferos, únicos no mercado destinados à produção de grãos, cerca de 300 mil hectares. Com uma produtividade média de cerca de 2100 kg/ha, estima que a produção de grãos tenha ultrapassado meio milhão de toneladas, tendo crescido 226% nos últimos 5 anos.
“Todo esse grão produzido anualmente tem sido facilmente absorvido pela indústria de rações e granjas. O mercado do grão de milheto no Brasil já é altamente demandante.” complementa Dienaro.
O milheto é o sexto grão mais consumido no mundo, e em países como Índia e África é a base da alimentação humana. No Brasil, o mercado de grãos atualmente é voltado para a produção de ração, mas, devido a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde 2021 o grão é classificado como um ingrediente integral para ser utilizado na produção de alimentos, o que pode abrir um grande mercado para a cultura.
O milheto tem 50% a mais de proteína comparado ao milho, tem maior teor de óleo e aminoácidos e não contém glutén. Ele pode ser usado para fazer pães, biscoitos, bolos, farinha, mingau, cereais integrais, entre outros.
Os benefícios que o grão apresenta fizeram com que a ONU promovesse em 2023 o “Ano Internacional do Milheto”. Entre esses benefícios, estão o impulso ao desenvolvimento sustentável, a eliminação da fome, a adaptação às mudanças climáticas, a promoção da biodiversidade e a transformação dos sistemas agroalimentares.
Desde 2002, a ATTO Sementes investe em melhoramento genético para milheto e um dos pilares desse investimento é a Bonamigo ATTO Melhoramento (BAM), principal centro de pesquisa da cultura no Brasil, localizado em Campo Grande (MS) e que tem o segundo maior banco de germoplasma de milheto no mundo. A BAM realiza mais de 40 mil cruzamentos genéticos e testa mais de 4000 híbridos por ano. O centro de pesquisa integra o Grupo ATTO (holding proprietária da ATTO Sementes).
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Votu International Rodeo anuncia premiação histórica de R$ 560 mil
Votu International Rodeo será de 7 a 10 de maio e terá seis carros e três motos disputadas pelos peões; sete equipes participarão da disputa em Votuporanga O Votu International Rodeo 2026 foi oficialmente lançado na noite de quinta-feira (2) com uma das maiores premiações já anunciadas no país: seis carros e três motos. Somando…
Continue Reading Votu International Rodeo anuncia premiação histórica de R$ 560 mil
IA tem potencial para revolucionar a produção de carne na raça Nelore
Pesquisa de técnico da ABCZ destaca potencial da inteligência artificial na predição de prenhez e da ultrassonografia de carcaça na herdabilidade das características de qualidade de carne da raça Nelore
Continue Reading IA tem potencial para revolucionar a produção de carne na raça Nelore
Além do Plano Safra: modelo de crédito com taxas menores ganha espaço
Novo modelo de crédito rural para o agro ganha força no Brasil como alternativa aos juros altos do Plano Safra 2025/2026; taxas de juros do novo plano safra estão variando entre 8% e 12% ao ano
Continue Reading Além do Plano Safra: modelo de crédito com taxas menores ganha espaço
Mitos e verdades sobre consumo de carne bovina são debatidos na 2ª Fenagen em Pelotas
Pesquisadores defendem que carne magra, grelhada e consumida de forma moderada fornece todos os nutrientes necessários.
Emater: plantio de trigo no RS atinge 50% da área, mas umidade ainda atrapalha
A previsão é de que os gaúchos cultivem 1.198.276 hectares com trigo. A estimativa inicial de produtividade é de 2.997 kg/ha.
Continue Reading Emater: plantio de trigo no RS atinge 50% da área, mas umidade ainda atrapalha
Vendas de veículos novos recuam em junho, mas crescem 4,8% semestre
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (3) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Continue Reading Vendas de veículos novos recuam em junho, mas crescem 4,8% semestre