Em Mato Grosso, principal Estado exportador, as rotas com origem em Sorriso registraram recuo de até 11% nos valores do frete para Alto Araguaia e 7% para Santos, segundo levantamento da Conab.
Os portos do Arco Norte consolidaram sua posição na logística do milho brasileiro, sendo responsáveis por 47,2% das exportações entre janeiro e novembro de 2024, aumento em relação aos 41,6% de igual período de 2023, segundo dados do Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado nesta quinta-feira.
O mercado de fretes apresentou tendência de queda em novembro na maioria das regiões produtoras. Em Mato Grosso, principal Estado exportador, as rotas com origem em Sorriso registraram recuo de até 11% nos valores para Alto Araguaia e 7% para Santos, segundo levantamento da Conab.
A rota Sorriso-Santos, uma das principais do país, fechou novembro a R$ 420/tonelada. “O processo de redução de preços, que já vinha ocorrendo de forma gradativa ao longo dos últimos meses, se acentuou em novembro, refletindo a temporada de menor quantidade produzida em termos de milho, não apenas em Mato Grosso, mas no Brasil como um todo”, destaca o boletim.
Em Goiás, segunda principal origem das exportações, os fretes recuaram entre 12% e 15% nas principais rotas. O trecho Rio Verde-Santos registrou valor médio de R$ 208/tonelada em novembro, queda de 15% em relação a outubro.
A distribuição portuária mostra que, após o Arco Norte, o Porto de Santos manteve participação expressiva com 41,6% dos embarques totais, seguido por São Francisco do Sul (5,4%) e Paranaguá (3,3%).
O relatório aponta ainda que, dos 4,73 milhões de toneladas de milho exportados em novembro, Mato Grosso foi responsável por 63% do volume, seguido por Goiás (12,2%) e Paraná (7%).
A Conab destaca também uma mudança estrutural no mercado mato-grossense, com o desenvolvimento das cadeias produtivas locais afetando a logística. “A dinamização do mercado interno de Mato Grosso, que já englobava a soja, tem caminhado a passos largos também para o milho, proporcionando elevação da demanda interna dentro do próprio Estado”, aponta o documento.
Segundo a entidade, as usinas de etanol de milho têm se expandido no contexto estadual, elevando a demanda interna. Empresas do setor têm oferecido ágio para garantir estoques, resultando em viagens mais curtas e maior giro dos caminhões.
Para 2025, o boletim indica “melhores perspectivas para a logística estadual”, embora alerte que a safra recorde prevista “poderá agravar gargalos e retirar competitividade regional e nacional.”
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Atividade econômica brasileira contraiu 0,2% em setembro
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) diminuiu 0,2% em relação ao mês anterior, considerando os dados dessazonalizados (ajustados para o período).
Continue Reading Atividade econômica brasileira contraiu 0,2% em setembro
Sistema de reuso aumenta em 61% a eficiência no uso da água na irrigação de hortaliça
O sistema de reuso aumenta em 61% a eficiência de uso da água na produção e reduz em 29% o consumo de fertilizantes na irrigação.
Governo leva ao Oriente Médio o Fiagro para atrair capital estrangeiro
Estratégia busca financiar a recuperação de áreas degradadas, ampliar o uso do dólar no agronegócio e atender ao interesse de investidores árabes em participação societária através do Fiagro
Continue Reading Governo leva ao Oriente Médio o Fiagro para atrair capital estrangeiro
Preços do trigo seguem em queda; produção mundial deve ser recorde
Pesquisadores do Cepea indicam que o dólar em desvalorização aumenta a competitividade do trigo importado.
Continue Reading Preços do trigo seguem em queda; produção mundial deve ser recorde
Bolsa e dólar caem em dia de liquidação do Banco Master
Apesar do recuo de ações de bancos, a bolsa de valores teve uma queda baixa. Influenciado pelo exterior, o dólar caiu após a alta da véspera.
Continue Reading Bolsa e dólar caem em dia de liquidação do Banco Master
Concessionária Motiva anuncia venda de operação no ramo aeroportuário
A empresa detém 17 concessões no Brasil e três em outros países da região, com movimento anual de cerca de 45 milhões de passageiros e mais de 200 rotas regulares.
Continue Reading Concessionária Motiva anuncia venda de operação no ramo aeroportuário





