Em Mato Grosso, principal Estado exportador, as rotas com origem em Sorriso registraram recuo de até 11% nos valores do frete para Alto Araguaia e 7% para Santos, segundo levantamento da Conab.
Os portos do Arco Norte consolidaram sua posição na logística do milho brasileiro, sendo responsáveis por 47,2% das exportações entre janeiro e novembro de 2024, aumento em relação aos 41,6% de igual período de 2023, segundo dados do Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado nesta quinta-feira.
O mercado de fretes apresentou tendência de queda em novembro na maioria das regiões produtoras. Em Mato Grosso, principal Estado exportador, as rotas com origem em Sorriso registraram recuo de até 11% nos valores para Alto Araguaia e 7% para Santos, segundo levantamento da Conab.
A rota Sorriso-Santos, uma das principais do país, fechou novembro a R$ 420/tonelada. “O processo de redução de preços, que já vinha ocorrendo de forma gradativa ao longo dos últimos meses, se acentuou em novembro, refletindo a temporada de menor quantidade produzida em termos de milho, não apenas em Mato Grosso, mas no Brasil como um todo”, destaca o boletim.
Em Goiás, segunda principal origem das exportações, os fretes recuaram entre 12% e 15% nas principais rotas. O trecho Rio Verde-Santos registrou valor médio de R$ 208/tonelada em novembro, queda de 15% em relação a outubro.
A distribuição portuária mostra que, após o Arco Norte, o Porto de Santos manteve participação expressiva com 41,6% dos embarques totais, seguido por São Francisco do Sul (5,4%) e Paranaguá (3,3%).
O relatório aponta ainda que, dos 4,73 milhões de toneladas de milho exportados em novembro, Mato Grosso foi responsável por 63% do volume, seguido por Goiás (12,2%) e Paraná (7%).
A Conab destaca também uma mudança estrutural no mercado mato-grossense, com o desenvolvimento das cadeias produtivas locais afetando a logística. “A dinamização do mercado interno de Mato Grosso, que já englobava a soja, tem caminhado a passos largos também para o milho, proporcionando elevação da demanda interna dentro do próprio Estado”, aponta o documento.
Segundo a entidade, as usinas de etanol de milho têm se expandido no contexto estadual, elevando a demanda interna. Empresas do setor têm oferecido ágio para garantir estoques, resultando em viagens mais curtas e maior giro dos caminhões.
Para 2025, o boletim indica “melhores perspectivas para a logística estadual”, embora alerte que a safra recorde prevista “poderá agravar gargalos e retirar competitividade regional e nacional.”
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Para CNA, projeto aprovado no Senado moderniza e fortalece seguro rural
O PL propõe, entre outros pontos, a modernização do seguro rural no país e regulamenta do Fundo de Catástrofe.
Continue Reading Para CNA, projeto aprovado no Senado moderniza e fortalece seguro rural
Javalis engolem o Ibama em 2025
A solução? É simples, mas exige coragem raramente encontrada em nosso legislativo e executivo, que é enterrar esse morto para que não mais interfira nos assuntos dos vivos, aponta Eng. Agrônomo Rafael Salerno
Continue Reading Javalis engolem o Ibama em 2025
Justiça suspende apreensão e garante essencialidade de máquinas agrícolas de produtor
Decisão do TJPR suspende busca e apreensão de maquinários e reafirma o direito do produtor rural ao alongamento da dívida, destacando a função social da atividade agropecuária Em uma decisão que ecoa a importância da função social da propriedade e do crédito rural, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) concedeu uma liminar…
O Entusiasta XJGC promete uma noite para acender o coração dos quartistas
Evento reúne tradição, genética consagrada e a força do JGC Ranch em uma celebração que acende o coração quartista; Save The Date: O Entusiasta XJGC, marcado para 11 de dezembro de 2025, às 19h
Continue Reading O Entusiasta XJGC promete uma noite para acender o coração dos quartistas
Receita Federal dá prazo até dia 30 para produtor quitar dívidas; regularização tem ‘descontaço’
Receita Federal publicou os editais que permitem negociar dívidas diretamente com o órgão; O valor do desconto pode chegar a 70%, a depender do valor da dívida
Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis
Preservar a saúde do solo é essencial para assegurar produtividade e rentabilidade, já que toda a produção depende diretamente da qualidade dessa base.





