Mineiros e cariocas querem facilitar venda de gado ao pequeno produtor

Convênio permitirá que agricultores familiares de Minas Gerais e do Rio de Janeiro adquiram bovinos leiteiros de alto padrão genético a preço de custo.

Convênio assinado entre a Emater-MG, Emater-RJ e a Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora (MG), permitirá que agricultores familiares de Minas Gerais e do Rio de Janeiro adquiram bovinos leiteiros de alto padrão genético a preço de custo, dentro do programa Rebanho do Futuro.

As raças leiteiras integrantes do convênio são gir, girolando e holandês. “Por serem animais de pesquisa da Embrapa, esses bovinos têm acompanhamento genealógico há muitas gerações, o que os torna muito qualificados”, garante o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Willian Fernandes Bernardo.

Ele informou, ainda, que cerca de 40 animais devem ser ofertados por ano, entre machos com idade entre 6 e 24 meses e fêmeas de 6 meses a 8 anos. “São animais que antes eram leiloados pela Embrapa, o que era oneroso para a instituição e beneficiava sobretudo grandes e médios produtores”, disse Bernardo.

“Nossa expectativa é de que esses animais, inseridos no rebanho de pequenos produtores, possam tornar mais eficiente o sistema produtivo”, comentou o coordenador técnico estadual de Bovinocultura da Emater-MG, Feliciano Oliveira. Para aquisição dos animais, a Emater-MG dará prioridade a produtores que já são assistidos em programas de extensão pela empresa no Estado.

Autoria: Estadão Conteúdo

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM