
A estimativa anterior, em novembro, era de um crescimento de 2,5% do PIB.
De acordo com o ministério, a redução da projeção do PIB para 2025 está baseada principalmente na elevação dos juros, na desaceleração da atividade econômica no quarto trimestre de 2024 e no cenário conjuntural externo.
A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda (SPE) apresentou, nesta quinta-feira (13), projeção de crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) do país em 2025. A atividade econômica deverá ter alta de 2,3%. A estimativa anterior, em novembro, era de um crescimento de 2,5% do PIB.
De acordo com o ministério, a redução da projeção do PIB para 2025 está baseada principalmente na elevação dos juros, na desaceleração da atividade econômica no quarto trimestre de 2024 e no cenário conjuntural externo.
“A gente reduziu essa projeção, em parte, pesando o que a gente está vendo na política monetária. E, em parte, porque estamos vendo uma desaceleração mais acentuada da atividade agora no quarto trimestre de 2024. Então, no cenário de 2,3% estão incorporados esses dois elementos, destacou a subsecretária de Política Macroeconômica, Raquel Nadal.
Ela ressalvou, no entanto, que o ministério incluiu nessa projeção a melhora nos resultados do setor agropecuário em razão das boas perspectivas para a safra de 2025.
Desaceleração
Por setor produtivo, a SPE espera uma desaceleração da indústria e dos serviços, parcialmente compensada pela aceleração da produção agropecuária.
Para a indústria, a previsão de crescimento em 2025 foi revisada de 2,5% para 2,2% em razão da desaceleração projetada para a indústria de transformação e para a construção, apesar da recuperação da indústria extrativa, sobretudo, em função da entrada em operação de novas plataformas de petróleo.
Para serviços, o ritmo de expansão projetado para 2025 pela secretaria caiu de 2,1% para 1,9%, principalmente como reflexo da desaceleração na criação de novos postos de trabalho e da redução no ritmo de concessões de crédito em função do patamar elevado dos juros.
Para a atividade agropecuária, a projeção de crescimento foi mantida em 6%, levando em consideração os prognósticos da safra, dados preliminares de abate de bovinos para o quarto trimestre de 2024 e uma melhora da situação climática.
Efeito Trump
Para o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, ainda é cedo para projetar os impactos da política comercial implementada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no crescimento brasileiro de 2025.
“É muito cedo para incorporar esse tema em qualquer cenário. Claro que você pode construir cenários alternativos e possíveis, mas nós temos ainda que entender melhor como isso vai ocorrer, em que prazo, quem vai ser mais afetado, quem não vai ser, isso ainda leva tempo para ter mais clareza sobre esse cenário. Então, hoje é muito difícil apontar possíveis impactos”, disse.
De acordo com Mello, até o momento é possível apontar apenas impactos setoriais, mas não macroeconômicos.
“Caso necessário, caso a gente enxergue que existe a necessidade de incorporação de algo no cenário macro, nós vamos incorporar no momento que nós tivermos essa convicção”, finalizou.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Saúde intestinal dos suínos: a chave para desempenho, bem-estar e rentabilidade
O sistema digestivo dos leitões neonatos desempenha papel crucial na sua sobrevivência, crescimento e desempenho zootécnico
Continue Reading Saúde intestinal dos suínos: a chave para desempenho, bem-estar e rentabilidade
Potente e segura no tratamento de infecções bacterianas em cães: Conheça a cefalexina
Infecções bacterianas variadas podem afetar significativamente a saúde dos cães. “Em cenários mais graves, essa condição prejudica seriamente a qualidade de vida dos cães”
Megaoperação do IBAMA apreende 58.000 peixes geneticamente modificados
O Ibama deflagrou uma megaoperação em sete estados e no DF, apreendendo mais de 58 mil peixes ornamentais geneticamente modificados, cuja comercialização é proibida no Brasil.
Continue Reading Megaoperação do IBAMA apreende 58.000 peixes geneticamente modificados
Conheça a maior fazenda de ovelhas do mundo, que é sete vezes maior que São Paulo
Com uma extensão impressionante de 1.046.323 hectares – aproximadamente 6,8 vezes a área da cidade de São Paulo –, essa é a maior fazenda de ovelhas do mundo
Continue Reading Conheça a maior fazenda de ovelhas do mundo, que é sete vezes maior que São Paulo
Embrapa Gado de Leite: produção de leite no Brasil na entressafra
A produção mundial de lácteos segue se ajustando à demanda, com algum aumento registrado na produção, o que tem permitido recentemente ligeiro recuo nas cotações internacionais de lácteos.
Continue Reading Embrapa Gado de Leite: produção de leite no Brasil na entressafra
Empresa cria “super tilápia” geneticamente editada e revoluciona mercado
A iniciativa da Brazilian Fish pode transformar o mercado da piscicultura , tornando a tilápia mais acessível aos consumidores e posicionando o Brasil como referência na aplicação de biotecnologia na aquicultura.
Continue Reading Empresa cria “super tilápia” geneticamente editada e revoluciona mercado