Substância foi proibida na União Europeia em 2003 devido ao risco de contaminar as águas subterrâneas; Nesta semana, o Ministério Público do Trabalho entrou com ação para banir herbicida atrazina no Brasil.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) entrou com uma ação judicial para proibir o uso da atrazina, princípio ativo presente em 5% dos pesticidas vendidos no Brasil, informaram os procuradores nesta quinta-feira (5).
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que seria forçada a cancelar o registro de pesticidas que contêm atrazina se um juiz decidir a favor do MPT, não comentou imediatamente a ação judicial apresentada na quarta-feira (4) em um tribunal de Brasília.
A atrazina, que é usada em culturas que vão da cana-de-açúcar ao milho e à soja, foi proibida na União Europeia em 2003 devido ao risco de contaminar as águas subterrâneas.
Nove anos depois, também foi proibida na Suíça, sede da Syngenta, que desenvolveu o herbicida e continua produzindo e exportando o produto químico, segundo os procuradores.
Em seu site, a Syngenta classifica a atrazina como “segura para as pessoas” e “boa para o meio ambiente e a economia”, citando estudos que atestam sua segurança nas fazendas dos Estados Unidos, onde seu uso é permitido.
Em comunicado, a Syngenta reconheceu que importa e vende no Brasil produtos formulados por ela mesma contendo atrazina, tanto isolada quanto em misturas.
A empresa também disse que a atrazina está registrada em mais de 50 países, e afirmou que o princípio ativo é uma ferramenta crucial para ajudar os agricultores a tratar ervas daninhas e aumentar o rendimento das colheitas.
O Brasil, uma potência do agronegócio, é o maior consumidor de pesticidas do mundo, incluindo muitos proibidos em outros países. Pesquisadores estimam que o Brasil é responsável por cerca de 20% do uso total de pesticidas no mundo.
Os procuradores citaram dados do Ibama de 2021, os mais recentes disponíveis, mostrando que a atrazina foi o quinto ingrediente de pesticida mais usado no país. O mais vendido foi o glifosato, um herbicida que a soja geneticamente modificada foi projetada para tolerar.
Maior exportador mundial de soja e açúcar e um grande produtor de milho, o Brasil importou cerca de 77.700 toneladas de produtos contendo atrazina em 2022, principalmente da China, que respondeu por cerca de 80% dos suprimentos, de acordo com dados comerciais do governo brasileiro.
Os Estados Unidos e Israel também exportam o produto químico para o Brasil, segundo os dados.
Com informações da Reuters
Integração entre sistemas de monitoramento e gestão de rebanho acelera decisões na fazenda
Sincronização entre plataformas – integração entre sistemas de monitoramento e gestão de rebanho – reúne dados de cio, saúde e desempenho das vacas em uma única tela e fortalece a pecuária leiteira orientada por dados
Setor de hortifrutis projeta retomada das exportações brasileiras aos EUA com o fim do tarifaço
Estimativas apontam que mercado dos Estados Unidos deve apresentar crescimento significativo em 2026 e 2027, dado o efeito rebote da normalização.
Kepler Weber amplia prazo de exclusividade com GPT e detalha potencial venda
Com a extensão, acertada na segunda-feira, 15, o período passa a valer até 15 de fevereiro de 2026, segundo Fato Relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Continue Reading Kepler Weber amplia prazo de exclusividade com GPT e detalha potencial venda
Governo Federal ajusta Plano Clima e amplia incentivos ao agro após pressão do setor
Medidas buscam equilibrar compromisso climático com apoio produtivo; agronegócio reforça papel estratégico na economia e na agenda ambiental.
Comissão aprova uso de R$ 500 milhões de fundo garantidor para crédito da agricultura familiar
A proposta (PL 2213/25), já aprovada pelo Senado, altera a lei do Pronampe. O texto segue agora para análise do Plenário.
Codefat aprova calendário do abono salarial de 2025
Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento, no caso do PIS, e no número final de inscrição, no caso do Pasep.
Continue Reading Codefat aprova calendário do abono salarial de 2025





