Ministro anuncia plano ‘Desenrola Campo’ do governo para agricultores

Além da renegociação das dívidas, os movimentos sociais estão demandando uma revisão nos requisitos para a obtenção de novos créditos.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, compartilhou os planos do governo para lançar o programa “Desenrola Campo” durante uma entrevista no programa Bom Dia, Ministro, transmitido pela EBC. O programa visa à renegociação das dívidas dos agricultores familiares.

Uma das estratégias para facilitar o acesso ao crédito agrícola, conforme mencionado por Teixeira, será a instituição de um fundo de aval, financiado pelo próprio governo.

“Nosso grande esforço é fazer o crédito chegar ao pequeno agricultor, aquele sem muitas posses. Um dos obstáculos para conseguir financiamento é que o pequeno agricultor, a pequena agricultora, não consegue avalista. E nós vamos construir este fundo de aval”, afirmou Teixeira.

Essa abordagem é similar à utilizada no Desenrola Brasil, onde o governo federal age como garantidor para os devedores inadimplentes.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) propôs a troca de dívidas por alimentos produzidos, uma medida que pode contribuir para controlar os preços dos alimentos e combater a fome e a insegurança alimentar.

Além da renegociação das dívidas, os movimentos sociais estão demandando uma revisão nos requisitos para a obtenção de novos créditos, visando a inclusão de agricultores com pequenas propriedades que atualmente não se enquadram nos critérios estabelecidos.

Aristides Veras dos Santos, presidente da Contag, explica que em sua base de representação existem 2 milhões de propriedades rurais de até dez hectares, consideradas insuficientes para atender aos critérios de financiamento.

Outro desafio para a obtenção de crédito ocorre em propriedades compartilhadas por membros da mesma família, onde são construídas diversas estruturas, como galpões e estufas, em um único terreno. Essas propriedades são consideradas como estabelecimentos rurais distintos, o que dificulta o acesso ao crédito.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM