Ações que tratam do marco temporal devem ser suspensas até decisão final do STF. As partes envolvidas terão 30 dias para apresentar propostas de conciliação
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (22) determinar a instauração de processo de conciliação envolvendo as ações sobre o marco temporal para demarcação de terras indígenas. Com a decisão, as ações que tratam da questão devem ser suspensas até decisão final da Corte. As partes envolvidas terão 30 dias para apresentar propostas de conciliação.
Mendes é relator das ações protocoladas pelo PL, PP e Republicanos para manter a validade do projeto de lei que reconheceu o marco e de processos nos quais entidades que representam os indígenas e partidos governistas contestam a constitucionalidade da tese.
Pela tese do marco temporal, os indígenas somente têm direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.
Em dezembro do ano passado, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei que validou o marco. Em setembro, antes da decisão dos parlamentares, o Supremo decidiu contra o marco. A decisão da Corte foi levada em conta pela equipe jurídica do Palácio do Planalto para justificar o veto presidencial.
Na decisão, Gilmar Mendes defendeu que questões de grande relevância sejam debatidas antes da decisão final da Corte.
“Qualquer resposta advinda dos métodos tradicionais não porá fim à disputa político-jurídica subjacente, merecendo outro enfoque: o da pacificação dos conflitos, na tentativa de superar as dificuldades de comunicação e entendimentos em prol da construção da solução por meio de um debate construído sob premissas colaborativas e propositivas voltadas a resolver os impasses institucionais e jurídicos advindos da Lei 14.701/2023”, justificou Mendes.
Fonte: Agência Brasil
Faturamento da indústria tem recuperação e sobe 3,8% em março
O setor ainda acumula perdas na comparação com o ano passado, apesar da melhora mensal, reflexo dos juros elevados e da desaceleração da demanda.
Continue Reading Faturamento da indústria tem recuperação e sobe 3,8% em março
Brasil promulga acordo para facilitar comércio no Mercosul
O acordo estabelece regras comuns para facilitar o comércio intrazona, alinhadas às diretrizes da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização Mundial de Aduanas (OMA).
Continue Reading Brasil promulga acordo para facilitar comércio no Mercosul
Início do outono aquece remates e maio confirma ritmo intenso da temporada na pecuária
A agenda intensa e diversificada reforça o bom momento do mercado, com oportunidades tanto para quem busca investir em genética quanto para quem pretende comercializar animais.
Manejo inteligente da irrigação pode reduzir em até 35% o uso de água nas lavouras
Uso de ferramentas de planejamento hídrico permite aplicar água no momento certo e aumentar a produtividade.
Continue Reading Manejo inteligente da irrigação pode reduzir em até 35% o uso de água nas lavouras
Noz-pecã mira safra de até 8 mil toneladas após abertura da colheita da safra
Evento em Nova Pádua (RS) abriu oficialmente a colheita da cultura com ato simbólico e palestras sobre produção e mercado.
Continue Reading Noz-pecã mira safra de até 8 mil toneladas após abertura da colheita da safra
Em 2025, agronegócio emprega mais de 26% da população ocupada no País
Entre 2024 e 2025, o número de pessoas atuando no agronegócio avançou 2,2% (equivalente a pouco mais de 600 mil pessoas).
Continue Reading Em 2025, agronegócio emprega mais de 26% da população ocupada no País





