Ministro Fávaro realiza reunião com representantes da indústria de sucos

Encontro debateu melhorias para o setor, como alterações na nomenclatura e classificação, além do diálogo sobre o regulamento da fiscalização dos produtos de origem vegetal.

Nesta terça-feira (9), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com representantes da diretoria da Associação Brasileira das Indústrias de Suco Integral, a Sucos BR, para debater sobre ações de fomento para o setor. O encontro ocorre para novos alinhamentos após reunião com produtores da fruticultura com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que ocorreu no mês de março deste ano. 

Entre as pautas, foi debatida a adequação da nomenclatura da legislação dos sucos. Na ocasião, também foi apresentado o projeto de regulamento da fiscalização dos produtos de origem vegetal (Rispov), que é elaborado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).  

O Rispov tem por objetivo regulamentar a fiscalizações de vinho, bebidas, polpa e sucos de frutas artesanais em uma só norma. Além de atualizar a nomenclatura dos sucos. O projeto está em processo de elaboração. 

“É muito importante entendermos as demandas do setor de sucos. É um mercado muito importante para o país. Gera emprego, gera renda, gera oportunidade. Precisamos ajustar o que for preciso para continuarmos avançando e valorizando os produtores”, destacou ministro Fávaro. 

A coordenadora substituta de Regulamentação de Vinhos e Bebidas do Mapa, Luciana Gomes, destacou que a adequação da nomenclatura de legislação dos sucos é importante para a valorização dos produtos dos agricultores.  

Outro ponto debatido na reunião foi iniciativas para incentivar a exportação dos sucos brasileiros. “Precisamos, em função da nova realidade, que o Brasil consiga trazer medidas para que a gente fique cada vez mais competitivo”, afirmou o presidente do Conselho Administrativo da Sucos BR, Paulo Pratinha.

“Temos o necessário para criar uma indústria robusta, com oportunidade de geração de emprego, renda e valor agregado para o Brasil com o apoio do Mapa e do Governo Federal”, completou Paulo. 

Fonte: Mapa

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM