Após reassumir a pasta, o ministro Carlos Fávaro reuniu o setor pecuário para apresentar resultados ao presidente Lula; Aumento da produtividade, sustentabilidade e qualidade da carne brasileira foram os destaques do encontro
Oministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu as maiores associações de proteína animal e representantes de pecuaristas de todo o país com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para apresentar a sustentabilidade da pecuária nacional em reunião no Palácio do Planalto na noite desta sexta-feira (24).
Com a participação do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta; da secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior; a Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carnes (Abiec) e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), foram apresentados os resultados do setor que, além da produção sustentável, tem registrado aumento de produtividade e garantia de qualidade dos produtos para os mercados mais exigentes do mundo.
Por isso, agradeceram o presidente Lula pelo trabalho de retomada do diálogo junto aos países parceiros. Fávaro ressaltou que, somente neste ano, foram abertos 65 mercados para produtos diversos da agropecuária brasileira.
A conquista dos novos mercados, ampliando as relações comerciais do setor, também permite a geração de novas oportunidades de emprego e geração de renda no Brasil.
Durante o encontro, o presidente Lula afirmou que, em breve, fará o lançamento oficial do programa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a intensificação da produção de alimentos de forma sustentável por meio da conversão de pastagens de baixa produtividade e com alta aptidão para a agricultura, podendo, praticamente, dobrar a área de produção do país em 10 anos sem desmatamento.
Na avaliação do setor pecuário, a medida contribuirá ainda mais para o aumento da produtividade de carnes e proteína animal no Brasil. Desta forma, um dos pontos debatidos durante a reunião foi a ampliação de esforços para a conquista de novos mercados para a proteína animal brasileira bem como a habilitação de novas plantas frigoríficas para a exportação para a China.
Também participaram da reunião os secretários do Mapa de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, e de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Com 628 pedidos de recuperação judicial no agro apenas no terceiro trimestre, levantamento da Serasa Experian revela deterioração financeira no campo, avanço entre produtores pessoa física e forte concentração em estados líderes do agronegócio Supremo analisa constitucionalidade de lei que condiciona demarcação de terras indígenas à ocupação em 1988; votação ocorre em plenário virtual até quinta-feira. Continue Reading STF retoma julgamento do marco temporal em meio a embate entre os Poderes FecoAgro/RS aponta 2025 como um dos anos mais difíceis da agricultura gaúcha, com estiagem, endividamento e expectativa por safra melhor em 2026. Continue Reading Agricultura gaúcha enfrentou em 2025 um dos anos mais difíceis, aponta FecoAgro/RS Trabalho realizado pela diretoria executiva e pilares do Conselho em defesa dos cafés do Brasil foram enaltecidos pelos membros da entidade em AGO. Continue Reading Cecafé: conselheiros e associados aprovam ações e relatório financeiro de 2025 Exigida por mercados internacionais e cada vez mais decisiva para a competitividade da carne brasileira, a rastreabilidade bovina esbarra em desinformação, baixa assistência técnica e dificuldades práticas no campo, sobretudo entre pequenos e médios produtores Estudo comprova ação anti-inflamatória e segurança do periquito-da-praia, planta nativa do Brasil com potencial para fitoterápicos. Recuperação judicial no agro bate recordes – 628 pedidos – em 2025 e acende alerta no crédito rural
STF retoma julgamento do marco temporal em meio a embate entre os Poderes
Agricultura gaúcha enfrentou em 2025 um dos anos mais difíceis, aponta FecoAgro/RS
Cecafé: conselheiros e associados aprovam ações e relatório financeiro de 2025
Rastreabilidade bovina avança lentamente e falta de informação trava adesão dos pecuaristas
Estudo comprova ação anti-inflamatória, analgésica e antiartrítica de planta brasileira





