“Mitigação do carbono” é o grande desafio da pecuária, afirma Gratão

Nova diretoria da Novilho Precoce de Mato Grosso do Sul toma posse com foco na produtividade e contribuição no sequestro de carbono e fortalecer a produção sustentável

Na noite desta segunda-feira (15) foi empossada a nova diretoria da Associação Sul-mato-grossense de Produtores de Novilho Precoce. Segundo a nova diretoria, liderada pelo novo presidente Rafael Gratão, também presidente do MNP – Movimento Nacional dos Produtores, o foco da entidade segue sendo a produtividade, mas desta vez, além da qualidade da proteína, deverão difundir práticas que contribua com a menor emissão e com o sequestro de carbono, reforçando a referência técnica das propriedades que se dedicam à pecuária moderna no Estado, além de contribuir com a meta de tornar MS carbono neutro até 2030.

“Estamos no caminho certo: uma pecuária totalmente sustentável”, afirma Gratão.

De acordo com o ex-presidente da Associação Novilho Precoce, Nedson Rodrigues, a organização da cadeia pecuária precisa ser um trabalho conjunto. “Se cada um fizer um pouquinho, podemos nos organizar melhor. Estou orgulhoso por ter dado a cara à Associação, de forma a olhar para todo o segmento e não só aos associados. Precisamos pensar longe, na classe como um todo. Esses valores são mais importantes”.

Posse-NOVILHO-PRECOCE-160 tereza cristina
Foto: João Carlos Castro/Famasul

A deputada federal, Tereza Cristina, identifica o trabalho da Associação como fundamental para abraçar novos mercados, incluindo o chinês. “Sempre temos o que melhorar. Para exportar para China precisamos de animais acabados de até 30 meses. Essas exigências são possíveis cumprir por aqui, devido ao trabalho da Novilho Precoce, junto ao programa do Estado Precoce MS. Estamos no caminho certo, mas temos muito a fazer ainda”.

A atual diretoria foi escolhida, segundo o presidente, Rafael Gratão, devido aos perfis dinâmicos. “São diversos perfis que compõem a diretoria, e vamos usar isso em cada novo projeto. Formular novos projetos que desenvolvam mais fortemente a bovinocultura de corte, será um desafio, o avião está voando alto, mas precisamos dele mais rápido, mais alto e com segurança. A emissão de carbono será um desafio, mas a Associação está qualificada para isso, cumprir os protocolos e apresentar resultados”.

O presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, destacou a credibilidade e a representatividade da associação para o estado. “Fornecer animais de qualidade e de forma sustentável ao mercado agropecuário é uma das missões da instituição que eleva o potencial da pecuária aos olhos do Brasil e do mundo. Agradecemos ao Nedson pela liderança e dedicação ímpar nos últimos anos e dou as boas-vindas ao nosso parceiro Gratão, que dará continuidade ao excelente trabalho realizado até aqui, com tradição e tecnificação de um olhar jovem, para a bovinocultura de corte”.

O secretário da Semagro, Jaime Verruck, representou o governador do estado, Reinaldo Azambuja. “Sabemos de todo o potencial da instituição e da diretoria que assume a jornada. Com toda certeza será um grande voo, pois o Gratão e sua equipe tem competência para isso. Todas as mudanças e investimentos permitem que o estado continue crescendo e esse avanço é alavancado pelos pecuaristas, cadeia tão importante para o nosso desenvolvimento”.

Já o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antônio Rosa, valorizou a pesquisa que está dentro de cada fazenda dos associados. “É muito gratificante ver que as instituições de pesquisas, como a Embrapa, estão integradas nas transformações do setor. É muito bom fazer parte deste momento e ter parceiros para todos os desafios, etapa que envolve todos os produtores rurais do estado. E como diz aquela expressão conhecida por todos ‘é tudo junto e misturado’ que as coisas acontecem”, finalizou Toti.

Nova diretoria da Novilho precoce toma posse com foco na produtividade e contribuição no sequestro de carbono
Foto: João Carlos Castro/Famasul

Além de Rafael Gratão, a nova diretoria executiva é composta pelo vice-presidente, Rafael Palma Lima; Tesoureiro, Edgar Justos Sperb; Vice-tesoureiro, Carlos Vanderlei Furlan; Secretário Geral, Ricardo Cazerta Goulart; diretor de produção, Ricardo Buonarott; diretor de Novos Negócios, Carlos Gattas; diretor de Sustentabilidade, Fernando Amorim; diretor técnico, Tony Cavalaro; diretor comercial, Marcelo Scudeler e diretor de marketing, Alessandro Boigues, além dos integrantes dos conselhos deliberativo e fiscal.

Via Diego Silva / Agro Agência

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM