Monitoramento remoto garante bem-estar animal e tranquilidade para pecuarista

Alta COW WATCH, lançada pela líder mundial em melhoramento genético bovino, Alta, que monitora as vacas de um rebanho com um colar. Saiba mais!

Realidade cada vez mais presente da porteira para dentro das fazendas, a tecnologia é fator essencial para a conquista de melhores resultados no campo e também para a manutenção do bem-estar animal. Exemplo desses novos tempos, que há pouco chegou ao Brasil, é a ferramenta de monitoramento Alta COW WATCH, lançada pela líder mundial em melhoramento genético bovino, Alta, que monitora as vacas de um rebanho com um colar, repleto de sensores, colocado no pescoço do animal.      

A tecnologia funciona de forma simples, detectando e enviando os sinais coletados 24 horas por dias, o que auxilia o monitoramento de informações essenciais dos animais, inclusive de saúde, conforme explica o gerente de Pecuária de Precisão da Alta, Tiago Ferreira. “O Alta COW WATCH é um sistema de monitoramento de saúde, ruminação, cio e consumo de alimento para vacas leiteiras. A ideia é que, com esse monitoramento, o produtor alcance melhores índices reprodutivos e de saúde, como alertas de detecção do cio, indicando quais são os melhores momentos para fazer a inseminação”, afirma. 

Fazenda mostra criação de gado aliado a vida selvagem

Tecnologia já utilizada em mais de 5 milhões de animais ao redor do mundo, esse monitoramento detecta todos os movimentos e atividades da vaca, emitindo alertas quando há alterações de comportamento. “Pecuária de precisão significa saber o que está acontecendo na fazenda, com os animais, realmente, 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso tem tudo a ver com o bem-estar do animal. Ao constatarmos no monitoramento que a vaca está comendo normalmente, tendo boa ruminação, temos a garantia de que está tudo bem e, principalmente, de que podemos tratar os problemas precocemente, quando eles surgirem”, complementa Ferreira.   

Fazendas Sertãozinho e São Francisco são pioneiras no uso da tecnologia no Brasil 

Centenas de vacas das fazendas Sertãozinho e São Francisco, ambas em Minas Gerais, já estão fazendo uso da tecnologia e sendo monitoradas 24 horas por dia. “Trata-se de uma solução completa e que facilita demais a nossa vida. Vamos focar muito em reprodução, especialmente cio de retorno e saúde animal. Com o Alta COW WATCH, vamos identificar os problemas com antecedência e melhorar o desempenho do rebanho de uma maneira geral”, comenta o proprietário da Fazenda Sertãozinho, Andres Sanches.   

Já para o proprietário da Fazenda São Francisco, Élcio Mendes, a tecnologia será fundamental para controle e gerenciamento de todo o rebanho, melhorando todos os indicadores de desempenho. “Essa solução vai nos oferecer dados estruturados que vão facilitar as tomadas de decisão na velocidade adequada, que é justamente o que a fazenda necessita. Teremos resultados mais eficientes de gestão”, explica Mendes.     

O fato de o Alta COW WATCH monitorar todas as atividades dos animais, desde a ruminação até a observação de reprodução, é uma grande vantagem competitiva para essas fazendas, explica o gerente de Pecuária de Precisão da Alta. “Por meio de milhares de algoritmos, a tecnologia consegue captar e registrar o comportamento médio padrão dos animais. Caso algum animal fique inativo por muito tempo ou apresente um comportamento diferente, é enviado um alerta ao celular do gestor da fazenda para que as providências sejam tomadas”, conta.

Estimativas da Alta apontam que nas fazendas localizadas nos EUA, que são clientes da Alta e que utilizam a tecnologia de monitoramento, a economia dos fazendeiros chega a ultrapassar 2 mil dólares por vaca com a prevenção de doenças, ocasionando menos custos para o pecuarista e garantindo o bem-estar animal.   

Fonte: Alta Genetics

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM