
“Com a implementação da inteligência artificial, conseguimos comprovar o aumento da capacidade de medir e atender as demandas do embrião”.
Novas tecnologias também estiveram presentes na segunda palestra da tarde de quarta-feira (30), durante o 14º Simpósio Técnico da Acav – Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição, no Centro de Convenções (CentroSul), em Florianópolis (SC). Isso porque o engenheiro agrícola e mestre em Mecanização e Tecnologias Agrícolas Eduardo Romanini falou sobre “Pontos-chaves na incubação dos embriões modernos”, explicando sobre como o controle da incubação evoluiu e consegue, atualmente, contemplar as demandas dos embriões.
A medição da temperatura dos embriões é essencial para o desenvolvimento das aves, tanto que Romanini, comparou a forma como os antigos egípcios mediam as temperaturas e como a Inteligência Artificial embutida no embrião facilita entender as necessidades que precisam ser resolvidas para o desenvolvimento do animal.

Se em 1990 era preciso manter 50.000 ovos em estágio múltiplo, atualmente, com a aplicação da tecnologia estágio único, é possível desenvolver cada embrião a seu tempo e com as demandas específicas de cada um, podendo saber a temperatura, controle de peso, ventilação e a viragem dinâmica do embrião em desenvolvimento.
“Com a implementação da inteligência artificial, conseguimos comprovar o aumento da capacidade de medir e atender as demandas do embrião, o que permite que a temperatura seja ajustada em tempo real, dentro da máquina, garantindo a qualidade de vida do animal e diminuindo a mortalidade do mesmo”, concluiu Romanini.
Programação científica
Na sequência, o engenheiro eletrônico e diretor de serviços e de equipamentos de vacinação para aves e suínos para os EUA e Canadá na Ceva Sante Animale, Fabio Moreira de Souza, falou sobre a “Evolução no processo de automação e as dificuldades na qualificação de pessoas”. O segundo dia do Simpósio da ACAV terminou com mesa-redonda de perguntas e respostas do Bloco Inovação e Incubação.
A programação do evento segue até esta quinta-feira (31).
Fonte: Assessoria Acav
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Iniciativa que nasceu da parceria entre a Bayer e a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e que reconhece o trabalho feminino no agronegócio brasileiro. Continue Reading CNMA será palco de histórias transformadoras no Prêmio Mulheres do Agro 2025 As duas entidades reforçam que há interesse público na manutenção do programa, considerado um dos pilares da estratégia brasileira de descarbonização da matriz de transportes. Continue Reading Abiove e Sindicom se unem em defesa do RenovaBio no STJ A qualidade do café está intrinsicamente ligada ao manejo adequado em cada fase do desenvolvimento do fruto Continue Reading Quais são os principais fatores que impactam a qualidade do café? Em parte dos municípios, especialmente no Planalto e Alto Uruguai, no Norte e no Nordeste do Estado, a colheita de soja foi encerrada. Continue Reading Colheita de soja e milho estão praticamente encerradas no Estado do RS No início da semana, a estatal Conab também elevou sua projeção de safra brasileira de café, mas vê possibilidade de crescimento anual. Os dados são de um levantamento encomendado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Vegetal (Sindiveg). Continue Reading Sindiveg: área tratada com defensivos no Brasil cresce 1,8% no 1º trimestreCNMA será palco de histórias transformadoras no Prêmio Mulheres do Agro 2025
Abiove e Sindicom se unem em defesa do RenovaBio no STJ
Quais são os principais fatores que impactam a qualidade do café?
Colheita de soja e milho estão praticamente encerradas no Estado do RS
Safras eleva previsão de colheita de café do Brasil e agora vê queda de 1% ante 2024
Sindiveg: área tratada com defensivos no Brasil cresce 1,8% no 1º trimestre