Morre, aos 21 anos, a primeira vaca clonada do mundo

Morre, aos 21 anos, a primeira vaca clonada do mundo

PARTILHAR
Foto: Divulgação

É com grande pesar que lamentamos a perda do animal, Kaga morreu de velhice, sendo seu o Japão o seu país de origem em 1998. Veja mais!

A vaca morreu de velhice, depois de ter começado a ter problemas para se alimentar. O seu nome era Kaga, ela nasceu em 1998, a partir da mesma técnica usada dois anos antes para clonar a ovelha Dolly no Reino Unido.

A primeira vaca clonada do mundo, chamada Kaga, morreu na quarta-feira devido a causas naturais aos 21 anos e três meses, no centro de investigação japonês que a viu nascer, informaram nesta quinta-feira as autoridades do Japão.

Como resultado da investigação japonesa sobre clonagem de bovinos, nasceram duas vacas gémeas, Kaga e Noto, que morreu em Maio de 2018.

Kaga nasceu em Julho de 1998 no Centro Provincial de Investigação de Gado de Ishikawa, como parte de uma investigação da então Universidade Kinki (actual Universidade de Kindai), que utilizou a mesma técnica usada dois anos antes para clonar a ovelha Dolly no Reino Unido.

Kaga, que morreu de velhice (a expectativa de vida das vacas é entre 20 e 25 anos) começou a ter problemas para se alimentar em Setembro e estava a receber suplementos nutricionais e anti-inflamatórios, de acordo com a explicação dos funcionários do centro à agência de notícias Kyodo.

No início de Outubro, o animal não resistiu e a sua morte foi revelada agora, acrescentaram as fontes.

Kaga vinha lutando para se manter sozinha desde o final de setembro e recebia suplementos nutricionais junto com um gotejamento anti-inflamatório nas pernas. A vaca clonada não podia mais permanecer no início de outubro e foi declarada morta na quarta-feira.

Em 2006, um total de 14 vacas clonadas havia sido produzido em Ishikawa, mas a pesquisa foi cortada após a distribuição de carne de vaca clonada ter sido restrita no Japão em 2009. O gado foi mantido para estudar a vida útil das vacas clonadas.

Em 2006, 14 vacas clonadas foram produzidas no centro japonês, mas a investigação (que visava melhorar a produção de carne e leite) foi reduzida após a distribuição da carne clonada ter sido restringida no Japão em 2009.

O gado clonado em Ishikawa foi mantido para o estudo da esperança de vida desses animais.

Fonte: Lusa


Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com