Vídeo: Javalis assolam o Texas e cria mercado turístico

Vídeo: Javalis assolam o Texas e cria mercado turístico

PARTILHAR
Fonte: VICE News

Problema com os javalis já é notório, estado americano vem sendo destruído pelos animais, alguns dados mostram que são milhares deles.

Já ouviram aquele ditado: “Se a vida te der um limão, faça uma limonada!” Pois é, nós do Compre Rural já noticiamos aqui, o estado norte-americano do Texas está perdendo a batalha contra os javalis.

E pra quem acha que está tudo perdido, se enganou, alguns fazendeiros estão tornando a caça do animal que assola as lavouras em evento turístico. Os javalis são uma ameaça ao meio ambiente e à agricultura e causam cerca de US $ 1,5 bilhão em danos a cada ano, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA. 

Lembramos que a caça ao javali é permitida no Brasil, mas ainda enfrenta entraves quando o assunto é “prática da lei”!

Eles destroem as plantações e propriedades, comem espécies ameaçadas e espalham doenças para animais e seres humanos. O USDA estima que existam cerca de 6 milhões de porcos nos EUA, mas alguns especialistas colocam o número mais perto de 9 milhões.

“O problema é extremamente sério”, disse Olivia Johnson, co-proprietária e gerente comercial de equipamentos de helicóptero Cedar Ridge Aviation em Knox City, Texas. “Seria como se você acordasse e houvesse 3 milhões de ratos morando em sua casa. Você não viveria com eles. Você não diria apenas: ‘Bem, bem-vindo à minha casa’ ”.

Aproximadamente metade dessa população de javalis vivem no Texas, onde as pessoas não podem matá-los com rapidez suficiente para gerenciar a população. Então, em 2011, o estado tornou legal para as empresas de helicópteros levar qualquer pessoa – até mesmo turistas – para caçar do céu.

Confira o vídeo (em inglês) da nova modalidade de turismo:

“A caça de helicóptero é a maneira mais rápida de matar um bando de porcos”, disse Dustin Johnson, proprietário e piloto da Cedar Ridge Aviation. Agora, as empresas vendem assentos para turistas que buscam emoção por até US $ 5.000 por pessoa.

No geral, a caça de helicópteros matou 43.000 javalis no estado no ano passado, de acordo com o Departamento de Parques e Vida Selvagem do Texas. Isso é apenas cerca de 1-2% da população de javalis do Texas.

Gostou da matéria e quer saber mais sobre esses animais que assolam os produtores de todo mundo, destruindo lavouras e causando prejuízos incalculáveis, além dos ataques aos humanos. Confira as 5 curiosidades sobre os Javalis.

Traduzido pela equipe do Compre Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com