Três homens são presos por caçar javalis, vídeo!

Três homens são presos por caçar javalis, vídeo!

PARTILHAR
Três homens são presos por caçar javalis. Foto Divulgação.

Afinal de contas, até quando esses animais vão poder causar prejuízo sem que o controle de população seja liberado de forma eficaz? Veja na matéria abaixo!

Os prejuízos causados aos produtores rurais por malhadas de javalis são relatados em reportagem publicada toda semana no Compre Rural. Os animais, que podem chegar até 250 Kg, atuam preferencialmente a noite e irritam e destroem as lavouras.

O problema não é novo, mas se agravou nos últimos anos, de acordo com o setor produtivo do país e levantamento realizados pelo Ibama. Os estados do sul e centro-oeste são os que mais sofriam, mas agora o problema tem se generalizado por todo país.

Infelizmente, a caça que é permitida por lei em todo território nacional, não entrou realmente em “vigor”, pelo que parece. A notícia no início desse ano, onde a caça foi liberada, foi comemorada de norte a sul do país.

Infelizmente, a burocracia ainda é muito grande e os produtores continuam se deparando com os prejuízos e, aqueles que estão dispostos a caçar essa praga, encontram na lei o desanimo e o “cárcere privado” das autoridades.

No sábado (5), três homens foram presos e, armas e munições, também foram apreendidas pelo crime de caça ilegal de javalis em Ouro Fino. As armas estavam em posse dos suspeitos.

De acordo com a Polícia Militar, denúncias que foram realizadas informaram sobre o caso. No local, os policiais encontraram três espingardas de caça. A PM afirmou que as armas são legalizadas, mas foram apreendidas pela caça ilegal.

Além das três espingardas, foram apreendidos também uma besta, com quatro flechas e munições calibre .12. Os militares também retiraram do local dois javalis, produtos da caçada.

Além da caça ilegal, os envolvidos não tinham permissão para adentrar na propriedade rural. As prisões foram em flagrante e os presos devem responder pelos crimes de  violação de domicílio e caça ilegal.

Foto: Reprodução Polícia Militar

Reprodução do javali em cativeiro, mesmo que o cruzamento ocorra com espécie doméstica, não é permitida sem parecer técnico e licença. Veja a ação!

Uma ação do Ibama em Canarana, no leste de Mato Grosso, resultou na identificação de 30 “javaporcos”, animais nascidos a partir do cruzamento de porcos domésticos com javalis, em uma propriedade no município.

O dono da fazenda recebeu a determinação de abater os animais no prazo de cinco dias e foi autuado em R$ 8 mil.

Segundo o Ibama, a reprodução do javali em cativeiro, mesmo que o cruzamento ocorra com espécie doméstica, não é permitida sem parecer técnico oficial favorável e licença da autoridade ambiental competente.

Ibama multa produtor que criava ‘javaporcos’ em Mato Grosso

O javali (Sus scrofa) é uma espécie nativa da Europa, da Ásia e do norte da África. O animal é classificado como uma das cem piores espécies exóticas invasoras do mundo pela União Internacional de Conservação da Natureza.

O Ibama reforça que a agressividade e facilidade de adaptação dessa espécie, associadas à ausência de predadores naturais, causam uma série de impactos ambientais e socioeconômicos, principalmente para pequenos agricultores.

Uma caçada completa, veja o vídeo:

Seja com arma, faca, cachorro ou flecha, uma coisa é certa: Os javalis são uma praga e precisam ser abatidos o quanto antes, antes que causem mais prejuízos ao nosso país.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com