Morre o ‘criador’ do estado do Tocantins, ex-governador Siqueira Campos

Morreu nesta terça-feira 4, aos 94 anos, José Wilson Siqueira Campos, governador do Tocantins por quatro mandatos

Morreu nesta terça-feira (5), aos 94 anos, o ex-senador José Wilson Siqueira Campos. Ele estava internado desde o dia 29 de junho, na UTI de um hospital particular em Palmas e não resistiu após uma infecção generalizada. O ex-governador teve uma piora do quadro de saúde após ser diagnosticado com quadro infeccioso (septicemia) e crise renal aguda. A informação foi confirmada pelo filho, Eduardo Siqueira Campos, e pela assessoria do pioneiro.

Nascido em Crato (CE), Siqueira Campos foi o idealizador da criação do Tocantins, estado que governou por quatro mandatos, o último de 2011 a 2014. Também foi deputado federal por quatro vezes. E, em julho de 2019, foi o parlamentar mais velho a tomar posse no Senado, aos 91 anos, como primeiro suplente do senador Eduardo Gomes (PL). Na ocasião, o líder que deflagrou o movimento popular pela criação dos estados do Tocantins e do Amapá, durante a Assembleia Constituinte de 1988, defendeu a criação de mais 13 estados no Brasil.

Em discurso emocionado na cerimônia de posse no Senado, Siqueira Campos citou verso do poeta Carlos Drummond de Andrade para dizer como se sentia: “Tenho duas mãos e o sentimento do mundo”. O ex-senador afirmou que era preciso ser solidário ao povo brasileiro, especialmente aos pobres.

Campos estava internado desde 29 de junho em Palmas devido a uma septicemia, mas teve uma infecção generalizada e não resistiu. Ao confirmar a morte do pai, Eduardo o chamou de “Sr. Tocantins” e disse que “ele partiu sereno”.

Como deputado federal, Siqueira Campos foi relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte. Em 1987, redigiu e entregou ao presidente da Assembleia, Ulysses Guimarães, a fusão de emendas que daria origem ao estado do Tocantins, com a promulgação da Constituição Federal de 1988.

Ele nasceu em 1º de agosto de 1928, em Crato (CE), e chegou ao Tocantins em 1960, em Colinas, no então Norte de Goiás. O político deixa oito filhos.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM