Paolinelli estava internado em estado grave no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte. Paolinelli fez o agro brasileiro um dos maiores do mundo.
Morreu em Belo Horizonte, aos 86 anos, o professor e ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, nesta quinta-feira (29/07). O agrônomo mineiro estava internado no Hospital Madre Teresa, Região Oeste da capital mineira, após uma série de complicações depois de uma cirurgia no fêmur.
A informação foi confirmada pela Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), que Paolinelli ocupava o cargo de presidente executivo, e pelo próprio hospital.
Nascido em 10 de julho de 1936 em Bambuí, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais. Paolinelli se formou em agronomia na ESAL, hoje Universidade Federal de Lavras, onde foi diretor por cinco anos. Ele foi secretário de Agricultura em Minas em 1971, investindo na tecnologia para a melhoria na produção agrícola (especialmente café), e depois ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel por 5 anos.
Foi nessa época que Alysson Paolinelli encontrou a EMBRAPA nascendo e de imediato implantou políticas marcantes no setor de Agricultura incluindo o aproveitamento do cerrado no centro-oeste brasileiro, participando ativamente no desenvolvimento do Proálcool.
Em 2006, Alysson Paolinelli recebeu o prêmio World Food Prize, que condecora personalidades que contribuem para o aumento da qualidade e quantidade de alimentos no mundo.
Apontado como um dos principais nomes do desenvolvimento agrícola do país, Paolinelli atuou na política por mais de quarenta anos e foi indicado ao Nobel da paz no ano passado. O ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a citar o nome de Alysson Paolinelli em seu discurso na abertura da sessão de debates da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos EUA, no ano passado.
“Há quatro décadas, o Brasil importava alimentos. Hoje, somos um dos maiores exportadores mundiais. Isso só foi possível graças a pesados investimentos em ciência e inovação, com vistas à produtividade e à sustentabilidade. Faço aqui um tributo à pessoa de Alysson Paulinelli, candidato brasileiro ao Prêmio Nobel da Paz, por seu papel na expansão da fronteira agrícola brasileira com o uso de novas tecnologias”, disse o então presidente Jair Bolsonaro, na abertura da Assembleia-geral da ONU.
O governador Romeu Zema (Novo) divulgou uma nota de pesar pela morte do professor, engenheiro e ex-ministro. Diz que ele deixa um “imenso legado para a agricultura do Brasil e do mundo”.
Linguiça de Bragança Paulista poderá ser vendida em todo o País com Sisbi
A tradicional “Linguiça de Bragança”, produzida há décadas na cidade, poderá ser comercializada em todo o território nacional.
Continue Reading Linguiça de Bragança Paulista poderá ser vendida em todo o País com Sisbi
Governador Tarcísio anuncia Geraldo Melo Filho como novo secretário de Agricultura e Abastecimento
Ex-presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Melo Filho assumirá o cargo ocupado por Guilherme Piai.
Tania Zanella é primeira mulher a ocupar a presidência executiva do Sistema OCB nacional
Votação foi nesta terça-feira, durante Assembleia Extraordinária, com participação do presidente Luís Alberto Pereira.
Fim da jornada 6×1 compromete produção de alimentos no Brasil, afirma Sistema FAEP
Proposta limita carga máxima semanal de 36 horas, elevando o custo de produção e o problema para encontrar mão de obra no meio rural.
Continue Reading Fim da jornada 6×1 compromete produção de alimentos no Brasil, afirma Sistema FAEP
Qual insumo é o mais competitivo? Veja onde cortar gastos no agro
Custos em alta no MT? Saiba qual insumo é o mais competitivo para a pecuária em 2025 segundo o Imea e veja como proteger sua margem de lucro.
Continue Reading Qual insumo é o mais competitivo? Veja onde cortar gastos no agro
STF deixa votação do marco temporal para ano que vem
A partir do próximo dia 20 de dezembro, a Corte vai entrar no período de recesso e retomará os trabalhos em fevereiro do ano que vem.
Continue Reading STF deixa votação do marco temporal para ano que vem





