Morre o maior nome do Gado Zebu no Brasil

O setor pecuário brasileiro lamenta a morte de Pradipsingh Bahadursinh Raol, homem que foi fundamental para Gado Zebu no Brasil.

O indiano foi decisivo nas duas últimas fases de importação de material genético zebuíno da Índia para o Brasil. Pradipsingh morreu nesta terça-feira (6), nos Estados Unidos, em decorrência de um infarto.

O indiano era filho de Bahadursinh, secretário do Marajá de Bhavnagar, cuja família criava Zebus há, pelo menos, sete séculos na Índia, e era o grande fornecedor de zebuínos para o Brasil.

Pradip morou na década de 60 por um ano na casa de Celso Garcia Cid, em Londrina (PR), aprendeu com ele tudo sobre Zebu e era considerado um membro da família.

Em 2016, Pradip foi homenageado na Índia com o prêmio “Glorioso Nandi “.

Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lamenta a morte de Pradipsingh Bahadursinh Raol.

Ele esteve na sede da ABCZ durante a 88ª ExpoZebu e foi recebido pelo amigo e presidente da entidade, Gabriel Garcia Cid.

Passeou pelo Parque Fernando Costa, reencontrou o superintendente Moacir Sgarioni e foi fotografado ao lado do busto de Celso Garcia Cid.

Na Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas, o indiano se mostrou entusiasmado com a quantidade de produtos expostos e parabenizou a ABCZ pela iniciativa. “Esse é um dos espaços mais bonitos e ativos que eu vi aqui na exposição no Brasil“, comentou.

“É uma perda dolorosa para a nossa família e para muitos criadores brasileiros que conheceram Pradip. A contribuição dele para a pecuária zebuína não tem medidas, era o representante legal da ABCZ na Índia e deixou amigos por onde passou”, disse Gabriel Garcia Cid.

Pradip é um personagem importante da história da pecuária zebuína, sendo a ponte entre brasileiros interessados em Zebu na Índia desde a década de 1960. Vale lembrar que o indiano veio ao Brasil pela primeira vez em 1963, nos tempos das importações de Celso Garcia Cid, e aqui aprendeu a falar a língua portuguesa.

Conheça o Gado Zebu

O zebu ou gebo é uma subespécie asiática da espécie Bos taurus, conhecida como gado-doméstico. O zebu é às vezes tratado não como uma subespécie de Bos taurus, mas sim como uma espécie autônoma de nome Bos indicus. O zebu se diferencia do gado taurino em algumas características principalmente físicas.

Embora, sendo originário da Índia, ele teve uma grande adaptação ao clima de diversas regiões do Brasil e tem sido largamente utilizado em cruzamentos e ganhado cada vez mais espaço dentro do rebanho brasileiro promovendo sua consolidação. Ainda mais, o gado zebu é um dos maiores produtores de carne, gerando lucro ao pecuarista. Mas, são diversas raças do gado zebu e cada uma possui uma característica em destaque, listamos as principais, confira.

Características gerais do gado zebu

Além da famosa corcova, como já falamos, alguns traços diferenciam o gado de zebu dos demais. Isto é, dentre eles, podemos destacar:

  • Pele mais fina, se comparado ao do bovino europeu
  • Pigmentação de cor escura ou preta
  • Maior resistência ao calor

A coloração do gado europeu apresenta coloração com o tom de sua pele, enquanto o gado zebu quase sempre pode apresentar a pelagem de qualquer cor.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM