
O setor pecuário brasileiro lamenta a morte de Pradipsingh Bahadursinh Raol, homem que foi fundamental para Gado Zebu no Brasil.
O indiano foi decisivo nas duas últimas fases de importação de material genético zebuíno da Índia para o Brasil. Pradipsingh morreu nesta terça-feira (6), nos Estados Unidos, em decorrência de um infarto.
O indiano era filho de Bahadursinh, secretário do Marajá de Bhavnagar, cuja família criava Zebus há, pelo menos, sete séculos na Índia, e era o grande fornecedor de zebuínos para o Brasil.
Pradip morou na década de 60 por um ano na casa de Celso Garcia Cid, em Londrina (PR), aprendeu com ele tudo sobre Zebu e era considerado um membro da família.
Em 2016, Pradip foi homenageado na Índia com o prêmio “Glorioso Nandi “.
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lamenta a morte de Pradipsingh Bahadursinh Raol.
Ele esteve na sede da ABCZ durante a 88ª ExpoZebu e foi recebido pelo amigo e presidente da entidade, Gabriel Garcia Cid.
Passeou pelo Parque Fernando Costa, reencontrou o superintendente Moacir Sgarioni e foi fotografado ao lado do busto de Celso Garcia Cid.
Na Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas, o indiano se mostrou entusiasmado com a quantidade de produtos expostos e parabenizou a ABCZ pela iniciativa. “Esse é um dos espaços mais bonitos e ativos que eu vi aqui na exposição no Brasil“, comentou.
“É uma perda dolorosa para a nossa família e para muitos criadores brasileiros que conheceram Pradip. A contribuição dele para a pecuária zebuína não tem medidas, era o representante legal da ABCZ na Índia e deixou amigos por onde passou”, disse Gabriel Garcia Cid.
Pradip é um personagem importante da história da pecuária zebuína, sendo a ponte entre brasileiros interessados em Zebu na Índia desde a década de 1960. Vale lembrar que o indiano veio ao Brasil pela primeira vez em 1963, nos tempos das importações de Celso Garcia Cid, e aqui aprendeu a falar a língua portuguesa.
Conheça o Gado Zebu
O zebu ou gebo é uma subespécie asiática da espécie Bos taurus, conhecida como gado-doméstico. O zebu é às vezes tratado não como uma subespécie de Bos taurus, mas sim como uma espécie autônoma de nome Bos indicus. O zebu se diferencia do gado taurino em algumas características principalmente físicas.
Embora, sendo originário da Índia, ele teve uma grande adaptação ao clima de diversas regiões do Brasil e tem sido largamente utilizado em cruzamentos e ganhado cada vez mais espaço dentro do rebanho brasileiro promovendo sua consolidação. Ainda mais, o gado zebu é um dos maiores produtores de carne, gerando lucro ao pecuarista. Mas, são diversas raças do gado zebu e cada uma possui uma característica em destaque, listamos as principais, confira.
Características gerais do gado zebu
Além da famosa corcova, como já falamos, alguns traços diferenciam o gado de zebu dos demais. Isto é, dentre eles, podemos destacar:
- Pele mais fina, se comparado ao do bovino europeu
- Pigmentação de cor escura ou preta
- Maior resistência ao calor
A coloração do gado europeu apresenta coloração com o tom de sua pele, enquanto o gado zebu quase sempre pode apresentar a pelagem de qualquer cor.
Conheça a raça bovina mais furiosa do mundo que dominou Silvio Santos
Com disposição natural para a agressão e bravura, veja as características que fizeram desses animais figuras proeminentes nas touradas e corridas de touros
Continue Reading Conheça a raça bovina mais furiosa do mundo que dominou Silvio Santos
Além da carne, boi produz mais de 250 subprodutos
A indústria de carne bovina é um ecossistema complexo que aproveita ao máximo cada parte do animal; conheça a diversidade de subprodutos e o impacto econômico que ela traz
Continue Reading Além da carne, boi produz mais de 250 subprodutos
Plantio de soja em MT avança a 4,19% da área, em atraso ante safra passada, diz Imea
O plantio de soja em Mato Grosso na temporada 2023/24 avançou para 4,19% da área estimada, versus 1,82% na semana anteriorO plantio de soja em Mato Grosso na temporada 2023/24 avançou para 4,19% da área estimada, versus 1,82% na semana anterior
Exportação de algodão do Brasil em setembro pode ser recorde
Exportação da pluma deve encerrar setembro com 200 mil toneladas, sinal de um novo recorde brasileiro nos embarques
Continue Reading Exportação de algodão do Brasil em setembro pode ser recorde
Arroba de boi gordo continua em alta e já subiu mais de 17% neste mês em SP
O indicador do boi gordo Cepea/B3 é uma média diária ponderada de preços por arroba à vista de boi gordo no estado de SP.
Continue Reading Arroba de boi gordo continua em alta e já subiu mais de 17% neste mês em SP
CNA participa da Câmara Setorial do Cacau e Sistemas Agroflorestais
A reunião contou com a participação de representantes de produtores, indústria, instituições de pesquisa e defesa agropecuária, e governo.
Continue Reading CNA participa da Câmara Setorial do Cacau e Sistemas Agroflorestais