
José Avelino Pereira Neto, também era empresário, produtor rural e importante defensor dos interesses da classe; Ele estava tratando de um tumor no fígado. Ele tinha 63 anos e deixa esposa e filho.
O Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros comunicou o falecimento do presidente, José Avelino Pereira Neto, de 63 anos, nesta sexta-feira (28). O empresário, produtor rural, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros e vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), José Avelino Pereira Neto, faleceu, ontem, aos 63 anos, em decorrência de um infarto.
Avelino, conhecido por sua calma e bondade, estava há mais de 10 anos na diretoria do sindicato e assumiu a presidência em 2018, com o falecimento de seu antecessor Ricardo Laughton. Ele foi reeleito em 2020 e, demonstrando bastante conhecimento jurídico, se destacava na defesa dos interesses dos produtores rurais.
Uma de suas principais bandeiras era que o Decreto que regulamenta a Lei da Mata Atlântica (mapa da Área de Aplicação do IBGE) fosse alterado e que as áreas de Mata Seca do Norte de Minas não fossem consideradas partes integrantes. Essa ‘distorção’, segundo ele, fazia com que grandes áreas não pudessem ser exploradas por atividades agropecuárias, na região, empatando um enorme patrimônio de vegetação nativa.
O presidente da Faemg, Antônio de Salvo, comentou:
“Uma tristeza muito grande. Perdi um amigo e uma liderança muito ponderada, muito tranquila que enxergava a importância da produção rural do Norte de Minas com uma visão macro. Fará muita falta para todos nós, tanto como líder quanto como ser humano”.
Em 29 de junho deste ano, Avelino se afastou das atividades para tratar um tumor no fígado. Ele estava internado quando sofreu um infarto.
O corpo está sendo velado no Clube dos Fazendeiros, dentro do Parque de Exposições João Alencar Athayde e o cortejo para o sepultamento sairá às 15h30, em direção ao Cemitério Jardim da Esperança.
Casado com Lina Patrícia, ele deixa um filho de 15 anos, Pedro.

Anec eleva em 2% previsão de exportação de soja do Brasil em junho
Se o volume for confirmado, os embarques do país cresceriam mais de 500 mil toneladas em relação a junho do ano passado.
Continue Reading Anec eleva em 2% previsão de exportação de soja do Brasil em junho
Congresso derruba veto e livra Fiagros e FIIs de IBS e de CBS
A derrubada ocorreu em sessão conjunta entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal e foi capitaneada por parlamentares ligados ao agronegócio.
Continue Reading Congresso derruba veto e livra Fiagros e FIIs de IBS e de CBS
Congresso derruba veto e cria taxa de registro de defensivos
O valor arrecadado será destinado ao Fundo Federal Agropecuário (FFAP), que tem o objetivo de estimular o setor.
Continue Reading Congresso derruba veto e cria taxa de registro de defensivos
Milho no mundo – Estoques devem ser os menores em 10 anos
O USDA elevou as estimativas apresentadas em maio, que passaram de 1.264.98 milhões de toneladas, para 1.265,98 milhões.
Continue Reading Milho no mundo – Estoques devem ser os menores em 10 anos
Aprosoja MT vê com preocupação cenário de endividamento no campo e defende medidas estruturantes
Queda no preço das commodities, custo recorde por hectare e falta de crédito agravam situação financeira dos produtores.
Ação conjunta resulta na apreensão de carga irregular de farelo de soja em Paranaguá
Atuação integrada entre Mapa e Polícia Federal visa coibir irregularidades e proteger a credibilidade das exportações brasileiras.