Osório teve passagens pela Sadia em diferentes momentos e fez parte da sua história, tendo atuado em cargos executivos, bem como em seu conselho de administração.
Morreu neste domingo, 28, em São Paulo, Osório Henrique Furlan, integrante da família fundadora da Sadia. A informação foi confirmada pela BRF, que detém a marca. Pai do atual conselheiro da companhia, Luiz Fernando Furlan, Osório teve passagens pela empresa em diferentes momentos e fez parte da sua história, tendo atuado em cargos executivos, bem como em seu conselho de administração.
Nascido em Caxias do Sul (RS) em 1922 e neto de imigrantes italianos, mudou-se para Concórdia (SC) em 1944 para trabalhar com o sogro Attilio Fontana na recém-inaugurada empresa Sadia onde desempenhou múltiplas atividades e, aos 23 anos, assumiu a função de diretor-gerente.
No início dos anos 1960, Osório Furlan foi morar em São Paulo. Afastado do dia a dia das fábricas, o empresário focou suas atividades na expansão do grupo, consolidando o nome Sadia no Brasil e no exterior. Aos 47 anos, ingressou na faculdade de direito com o filho Osório Furlan Júnior e formou-se bacharel com mais de 50 anos.
Em 2007, Osório Furlan encerrou suas atividades profissionais na Sadia como vice-presidente do conselho de administração, mas continuou trabalhando e comparecendo diariamente a seu escritório.
“Osório Henrique Furlan deixa a esposa, Lucy, companheira por 76 anos, seus cinco filhos, Henrique Júnior, Luiz Fernando, Diva, Lucila e Leila, 11 netos e 18 bisnetos. Dedicamos nossos sinceros sentimentos a todos os seus amigos e familiares”, disse a BRF em nota.

- Gigante do agro sofre golpe milionário e funcionário e empresário são presos por desvio de R$ 15 milhões
- Caça de javali é liberada em todo Minas Gerais; veja novas regras
- Ciclone extratropical: Semana começa com chuva forte e ventos de até 100 km/h; veja onde
- Tilápia é o peixe mais consumido do Brasil, impulsionada por produção sustentável
- Produção de grãos registra salto histórico de 63% em uma década
No facebook, a prefeitura de Concórdia (SC) lamentou o falecimento e determinou luto oficial por três dias. “Nosso município tem muito a agradecer a contribuição deixada por Osório. Nosso crescimento e desenvolvimento vieram da luta e trabalho destes pioneiros natos, que aqui plantaram seu conhecimento e vontade de ver o progresso”.
Fonte: Canal Rural