Cerca elétrica: custos reduzidos e forma correta de instalar

Cerca elétrica: custos reduzidos e forma correta de instalar

Manejando Gado Angus com Cerca Elétrica
Foto: American Alps Ranch

Existe um custo benefício muito grande para a otimização na criação de animais que apenas necessita do conteúdo chegar aos agricultores.

Os agricultores têm ao menos 6 bons motivos para aderir a cerca elétrica, segundo várias pesquisas de países que já estão a muito tempo no mercado internacional de animais. Entre eles está a possibilidade de aumentar a criação de animais, e ser auxiliado por um especialista da isolar na escolha de equipamentos.

Há 4 décadas atrás quando a cerca elétrica com energia alternada começou a ser usada na Nova Zelândia o comércio do ramo teve uma revolução e juntamente com outras técnicas na criação de animais em 2010 se tornou o maior exportador mundial de caprinos.Leia a seguir os 6 motivos que apontamos por que os agricultores migram da cerca tradicional para a cerca elétrica.

  1. Otimizar a pastagem
  2. Redução de Mão de Obra
  3. Ganho de peso dos animais
  4. Controle no plantio de pastagem
  5. Menor esforço na mudança de áreas
  6. Gasto zero de energia usando placas solares

Vamos ao conteúdo

1 – Otimizar a pastagem

Os animais andam muito e pisoteiam o pasto, com a cerca elétrica fica muito mais fácil mudar o cercado e dividir em pequenos piquetes, com isso cada área do pasto é utilizada com o máximo de eficácia e aproveitando melhor o solo, além de tornar o manejo mais fácil!

curso-de-cerqueiro-eletrico

2 – Redução de Mão de Obra

No modo tradicional de fazer cercas, se gasta muito para cercar uma área pelos seguintes fatos:

Os palanques são colocados a uma distância de 2 a 3 metros um do outro com madeira boa, maior quantidade de fios e bastante esforço para reparar a cerca, enquanto a cerca elétrica se usa palanquetes em um espaçamento a cada 10 metros e a quantidade e o valor chega a reduzir 80%, o custo para reparar a cerca é praticamente nulo e não requer esforço desde que o fio usado seja o eletroplástico (mais barato que o fio de aço galvanizado).

Gado gordo
Foto: Divulgação

3 – Ganho de peso dos animais

Utilizando o rotacionamento de pastagem o animal fica restrito a uma área com mais facilidade, andando menos , engordando mais, se estressando menos e consequentemente produzindo leite de melhor qualidade e em maior quantidade

Plantio de pastagem - semeadura
Foto: tiagofelipiniconsultoria.blogspot.com.br

4 – Controle no plantio de pastagem

Uma das dificuldades para o agricultor é gerenciar a pastagem para que o rebanho sempre tenha alimento e não diminua a qualidade do animal.

Utilizando o manejo de pastagem, o controle do plantio se torna viável e sustentável, manejando o gado após x dias(vária de acordo a região) e semeando no dia anterior para o próprio animal pisotear a semente e fazer o plantio antes do manejo. A cerca elétrica garante um controle melhor e maior eficácia pois o animal cria uma barreira psicológica e não estraga o cercado!

Gado sendo manejado com cerca elétrica
Foto: rondorural.com

5 – Menor esforço na mudança de áreas

Um grande problema com a cerca tradicional é a inflexibilidade, gerando muito trabalho caso decida fazer reuso do material para construir outro piquete. Com o eletroplástico e os palanquetes móveis(mais barato que os palanques de madeira) é muito mais fácil , pois o eletroplástico é leve e fácil de enrolar e o palanque fácil de remanejar.

Placas solares alimentando cerca elétrica
Foto: energiasol.com.br

6 – Gasto zero de energia usando placas solares

Para reduzir o gasto com energia a ZERO basta colocar um eletrificador com placa solar evitando que a oscilação de energia danifique seu aparelho e ao mesmo tempo tenha uma estrutura duradoura e sustentável!

Para ilustrar ainda mais o ganho com cerca elétrica, abaixo temos 2 vídeos que em um deles mostram um comparativo entre a cerca convencional e a elétrica, no outro temos uma bela explicação de como usar os equipamentos corretos na construção de sua cerca eletrificada.

curso-de-cerqueiro-eletrico

Confira também um ótimo vídeo explicando como proceder e que tipo de equipamento usar para não errar na hora de construir a sua cerca elétrica:

Conteúdo adaptado da Isolar Cercas Elétricas

3 COMENTÁRIOS

Comments are closed.