Ocupantes ilegais devem retirar seus bens da área em até 60 dias e estão proibidos de realizar novos desmatamentos; Confira a íntegra do assunto
Atendendo a pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal determinou a reintegração de posse da Terra Indígena Piripkura, localizada nos municípios de Colniza e Rondolândia, no estado de Mato Grosso. Os ocupantes ilegais devem retirar seus bens da área em até 60 dias, com a retirada do gado das propriedades, além da proibição para realizar novos desmatamentos, sob pena de multa diária.
Ainda de acordo com a decisão, no caso de descumprimento, os fiscais ambientais devem intervir utilizando-se, inclusive, de ações de destruição ou inutilização de produtos, subprodutos e instrumentos que estejam na terra indígena, sem necessidade de autorização de autoridade administrativa hierarquicamente superior. A Justiça autorizou, ainda, a requisição de força policial para a destruição das cercas, porteiras, casas e maquinário de processamento de madeira que forem encontradas nos limites restritos.
Além disso, caso os prazos não sejam cumpridos, os ocupantes ilegais podem ter as carteiras de motorista e os passaportes suspensos, além do congelamento dos respectivos cartões de crédito.
Na ação civil pública de reintegração de posse, o MPF destaca que a degradação ambiental praticada pelos ocupantes ilegais ocorre, pelo menos desde 2008, quando alguns dos acusados foram autuados por desmatamento ilegal e outros delitos ambientais, como caça de animais silvestres. Segundo a ação, a partir de 2015, as invasões ao território e os atos de degradação ambiental tornaram-se intermitentes. O MPF aponta ainda que última e atual violação à posse dos indígenas teve início no ano de 2019 e foi agravada pela diminuição das ações de fiscalização ao longo de 2020, em razão da pandemia de covid-19.
Demarcação – A Terra Indígena Piripkura é habitada por um grupo de indígenas em isolamento voluntário e localiza-se na região entre os Rios Branco e Madeirinha, afluentes do Rio Roosevelt. Apesar do vasto material que comprova a territorialidade indígena da área, o MPF destaca que o processo de demarcação não avança.
No entanto, enquanto o processo de demarcação não é concluído, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) tem editado sucessivas Portarias de Restrição de Uso, baseadas no Decreto nº 1.775/96, com o objetivo de proteger os indígenas em isolamento voluntário. A partir da Portaria de Restrição de Uso nº 1.154, a Fundação interditou 242.500 hectares entre os municípios de Rondolândia e Colniza, no noroeste do Estado de Mato Grosso.
Ação civil pública nº 1000500-95.2021.4.01.3606
Programa estimula boas práticas na bovinocultura de corte
Iniciativa da Friboi incentiva a adoção de melhores práticas de gestão em fazendas, incluindo foco crescente em bem-estar animal.
Continue Reading Programa estimula boas práticas na bovinocultura de corte
Como a balança virou câmera – que pesa bois no pasto – está transformando a pecuária
Com tecnologia 100% brasileira, CEO Pedro Mannato conta como a Olho do Dono usa IA e câmera 3D para pesar bois no pasto com 97% de precisão, reduzir o ciclo produtivo e colocar o pecuarista no controle total da produtividade
Exportação de gado vivo: Vídeo inédito mostra 14.000 bovinos embarcando no Pará
Operação reforça liderança absoluta do Pará na exportação de gado vivo do Brasil e evidencia expansão do mercado árabe; País deve encerrar o ano próximo de um milhão de bovinos exportados em 2025
Continue Reading Exportação de gado vivo: Vídeo inédito mostra 14.000 bovinos embarcando no Pará
Melhor vaca Brangus da América do Sul é do Paraguai e disputará ouro no campeonato mundial
Genética sul-americana vive momento de destaque – com animal do Paraguai ganhando título de melhor vaca Brangus da América do Sul, enquanto a raça Brangus se consolida como força crescente também no Brasil
Starlink aposta em mega promoção, reduz preço do aparelho e libera plano grátis; vídeo
Com até 55% de desconto nos kits Starlink e 3 meses de internet gratuita, empresa de Elon Musk mira residências e propriedades rurais, facilitando o acesso à conectividade de alta velocidade onde a infraestrutura tradicional não chega. Ofertas encerram no dia 5 de janeiro.
Botulismo bovino: O que você precisa saber sobre suas cusas, sintomas e tratamentos
Essa doença neuroparalítica, embora não contagiosa, é provocada pela ingestão de toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum, resultando em paralisia progressiva nos animais afetados, entenda as causas, sintomas e prevenção do botulismo bovino
Continue Reading Botulismo bovino: O que você precisa saber sobre suas cusas, sintomas e tratamentos





