Ocupantes ilegais devem retirar seus bens da área em até 60 dias e estão proibidos de realizar novos desmatamentos; Confira a íntegra do assunto
Atendendo a pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal determinou a reintegração de posse da Terra Indígena Piripkura, localizada nos municípios de Colniza e Rondolândia, no estado de Mato Grosso. Os ocupantes ilegais devem retirar seus bens da área em até 60 dias, com a retirada do gado das propriedades, além da proibição para realizar novos desmatamentos, sob pena de multa diária.
Ainda de acordo com a decisão, no caso de descumprimento, os fiscais ambientais devem intervir utilizando-se, inclusive, de ações de destruição ou inutilização de produtos, subprodutos e instrumentos que estejam na terra indígena, sem necessidade de autorização de autoridade administrativa hierarquicamente superior. A Justiça autorizou, ainda, a requisição de força policial para a destruição das cercas, porteiras, casas e maquinário de processamento de madeira que forem encontradas nos limites restritos.
Além disso, caso os prazos não sejam cumpridos, os ocupantes ilegais podem ter as carteiras de motorista e os passaportes suspensos, além do congelamento dos respectivos cartões de crédito.
Na ação civil pública de reintegração de posse, o MPF destaca que a degradação ambiental praticada pelos ocupantes ilegais ocorre, pelo menos desde 2008, quando alguns dos acusados foram autuados por desmatamento ilegal e outros delitos ambientais, como caça de animais silvestres. Segundo a ação, a partir de 2015, as invasões ao território e os atos de degradação ambiental tornaram-se intermitentes. O MPF aponta ainda que última e atual violação à posse dos indígenas teve início no ano de 2019 e foi agravada pela diminuição das ações de fiscalização ao longo de 2020, em razão da pandemia de covid-19.
Demarcação – A Terra Indígena Piripkura é habitada por um grupo de indígenas em isolamento voluntário e localiza-se na região entre os Rios Branco e Madeirinha, afluentes do Rio Roosevelt. Apesar do vasto material que comprova a territorialidade indígena da área, o MPF destaca que o processo de demarcação não avança.
No entanto, enquanto o processo de demarcação não é concluído, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) tem editado sucessivas Portarias de Restrição de Uso, baseadas no Decreto nº 1.775/96, com o objetivo de proteger os indígenas em isolamento voluntário. A partir da Portaria de Restrição de Uso nº 1.154, a Fundação interditou 242.500 hectares entre os municípios de Rondolândia e Colniza, no noroeste do Estado de Mato Grosso.
Ação civil pública nº 1000500-95.2021.4.01.3606
Iraque proíbe importação de aves e impacta o setor no Brasil
Medida protecionista entra em vigor às vésperas do Ramadã, afeta um dos principais destinos da carne de frango brasileira e levanta preocupações sobre inflação e abastecimento no país árabe.
Continue Reading Iraque proíbe importação de aves e impacta o setor no Brasil
Governo da Indonésia cancela implementação obrigatória do B50 para 2026
O Ministério de Energia e Recursos Minerais (ESDM) ratificou, em comunicado, que a exigência de mistura de 50% de óleo de palma ao diesel não será aplicada em 2026.
Continue Reading Governo da Indonésia cancela implementação obrigatória do B50 para 2026
Bolsonaro foi transferido da Superintendência da Polícia Federal no DF para a Papudinha, diz STF
Moraes determinou que Bolsonaro tenha “assistência integral, nas 24 horas, dos médicos particulares anteriormente cadastrados, sem necessidade de comunicação prévia”.
Exportações brasileiras de açúcar recuam em 2025, mas atingem segundo maior volume da história
No acumulado de 2025, os embarques totalizaram 33,774 milhões de toneladas, configurando o segundo maior volume já registrado para o período.
EUA aprovam lei para investigar o Agro brasileiro e sua relação com a China
EUA colocam o agro brasileiro na mira: Seção 6705 da Lei de Inteligência de 2026 determina que a Diretoria de Inteligência Nacional dos EUA avalie investimentos da China no agro do Brasil e os impactos sobre mercado global, cadeia de suprimentos e segurança alimentar
Continue Reading EUA aprovam lei para investigar o Agro brasileiro e sua relação com a China
Crédito rural de 3% ao ano: veja como funciona a nova linha
Com mais de R$ 700 milhões já intermediados, a ConsulttAgro oferece crédito rural com juros a partir de 3% ao ano e prazos de até 15 anos, criando alternativas que impulsionam a modernização e novos investimentos no campo.
Continue Reading Crédito rural de 3% ao ano: veja como funciona a nova linha





