
Relatório do Imea aponta, também, que algumas regiões do estado estão favoráveis à conversão de pastagem em agricultura
O novo levantamento de safra realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), com o apoio dos agentes de mercado, para a temporada 2024/25 de Mato Grosso – estado que é líder na produção do grão no país – trouxe uma revisão positiva na estimativa de área de soja para a próxima temporada. Relatório do Imea aponta, também, que algumas regiões do estado estão favoráveis à conversão de pastagem em agricultura.
Em ago/24, a estimativa de área da soja 2024/25 ficou em 12,66 milhões de hectares em MT. Dessa forma, foi observado um incremento de 0,81% quando comparado com a estimativa passada e de 1,47% em relação à safra passada.
Esse cenário foi pautado pela valorização da soja no segundo trimestre de 2024, o que poderá motivar o produtor do estado a destinar uma maior área para a oleaginosa na temporada.
Com isso, a conversão de pastagens da pecuária pela agricultura em alguns pontos do estado é esperado, o que traria incremento de área e produção total. “Além disso, algumas regiões do estado estão favoráveis à conversão de pastagem em agricultura, principalmente nas regiões ao norte de MT”, segundo os informantes do Instituto.
“No que tange ao rendimento, como metodologia do Imea, é utilizada a média dos últimos três anos para gerar o indicador, a estimativa permanece em 57,97 sacas por hectare”, apontou relatório.
Por fim, com o aumento da área de soja e a manutenção da produtividade, a produção da safra 2024/25 ficou prevista em 44,04 milhões de toneladas, alta de 0,83% em relação à estimativa anterior e de 12,78% em comparação à safra passada.
Projeto em agricultura biossalina vai fortalecer comunidades do Semiárido
O projeto tem como meta ampliar o acesso à água e fortalecer a produção agropecuária em comunidades atendidas pelo Programa Água Doce.
Continue Reading Projeto em agricultura biossalina vai fortalecer comunidades do Semiárido
Abics: exportação de café solúvel cai 4% sob efeito do tarifaço
Em receita cambial, contudo, o desempenho é positivo, com o ingresso de US$ 760,776 milhões sendo 33% superior a 2024.
Continue Reading Abics: exportação de café solúvel cai 4% sob efeito do tarifaço
Tiplam, da VLI, realiza seu maior embarque histórico de cargas, após aumento de calado dos berços de atracação
Após a ampliação do calado do terminal, que capacitou o ativo a receber embarcações de portes mais elevados, o MV SASEBO GLORY – maior navio a atracar no Tiplam – foi carregado de açúcar VHP pertencente à bp bioenergy.
Associação dos EUA pede E15 em todo o país após relatório do USDA
Em seu relatório, o USDA elevou a estimativa para a produção de milho nos EUA para um recorde de 427 milhões de toneladas.
Continue Reading Associação dos EUA pede E15 em todo o país após relatório do USDA
Promebo e Sebrae subsidiam testes de genômica e ultrassonografia de carcaça
De acordo com a superintendente de Registro Genealógico da ANC, Silvia Freitas, todas as raças avaliadas pelo Promebo serão contempladas.
Continue Reading Promebo e Sebrae subsidiam testes de genômica e ultrassonografia de carcaça
13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro entra na reta final de inscrições
Reconhecimento celebra a excelência dos cafés da safra 2025/2026 e valoriza a diversidade da produção regional.
Continue Reading 13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro entra na reta final de inscrições