Relatório do Imea aponta, também, que algumas regiões do estado estão favoráveis à conversão de pastagem em agricultura
O novo levantamento de safra realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), com o apoio dos agentes de mercado, para a temporada 2024/25 de Mato Grosso – estado que é líder na produção do grão no país – trouxe uma revisão positiva na estimativa de área de soja para a próxima temporada. Relatório do Imea aponta, também, que algumas regiões do estado estão favoráveis à conversão de pastagem em agricultura.
Em ago/24, a estimativa de área da soja 2024/25 ficou em 12,66 milhões de hectares em MT. Dessa forma, foi observado um incremento de 0,81% quando comparado com a estimativa passada e de 1,47% em relação à safra passada.
Esse cenário foi pautado pela valorização da soja no segundo trimestre de 2024, o que poderá motivar o produtor do estado a destinar uma maior área para a oleaginosa na temporada.
Com isso, a conversão de pastagens da pecuária pela agricultura em alguns pontos do estado é esperado, o que traria incremento de área e produção total. “Além disso, algumas regiões do estado estão favoráveis à conversão de pastagem em agricultura, principalmente nas regiões ao norte de MT”, segundo os informantes do Instituto.
“No que tange ao rendimento, como metodologia do Imea, é utilizada a média dos últimos três anos para gerar o indicador, a estimativa permanece em 57,97 sacas por hectare”, apontou relatório.
Por fim, com o aumento da área de soja e a manutenção da produtividade, a produção da safra 2024/25 ficou prevista em 44,04 milhões de toneladas, alta de 0,83% em relação à estimativa anterior e de 12,78% em comparação à safra passada.
Após contrair doença rara de ovelhas, agricultora passa anos lutando contra sequelas
O que começou com sintomas comuns evoluiu para uma doença rara ligada a ovelhas, provocando uma longa batalha pela recuperação e uma mudança definitiva em suas prioridades.
Como o monitoramento de água está criando “super animais” na pecuária
O monitoramento de água na pecuária está revelando bovinos com alta eficiência genética. Veja como o estudo da Embrapa identifica “super animais” mais lucrativos.
Continue Reading Como o monitoramento de água está criando “super animais” na pecuária
Lula e Narendra Modi reafirmam fortalecimento de parceria entre Brasil e Índia
Entre os atos assinados por Brasil e Índia, estão uma parceria digital e um memorando de entendimento sobre cooperação no campo de elementos de terras raras e minerais críticos.
Continue Reading Lula e Narendra Modi reafirmam fortalecimento de parceria entre Brasil e Índia
Conheça o agricultor que desafiou o frio de -40°C para revolucionar o armazenamento de alimentos
Descubra como Sam Knapp usa física e engenharia para inovar no armazenamento de alimentos, garantindo vegetais frescos no inverno de -40°C do Alasca.
Sem floresta não há previsibilidade: o ativo invisível que sustenta o agro brasileiro
Com 65,6% do território coberto por vegetação nativa, o país transforma conservação em vantagem econômica ao reduzir volatilidade climática e risco produtivo
CNI diz que acompanha com atenção decisão da Suprema Corte dos EUA
“Acompanhamos a decisão de hoje com atenção e cautela. O impacto de uma medida como essa no comércio brasileiro é significativo, tendo em vista a relevante parceria comercial entre Brasil e Estados Unidos”, disse Ricardo Alban, presidente da CNI, em nota.
Continue Reading CNI diz que acompanha com atenção decisão da Suprema Corte dos EUA





