
Relatório do Imea aponta, também, que algumas regiões do estado estão favoráveis à conversão de pastagem em agricultura
O novo levantamento de safra realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), com o apoio dos agentes de mercado, para a temporada 2024/25 de Mato Grosso – estado que é líder na produção do grão no país – trouxe uma revisão positiva na estimativa de área de soja para a próxima temporada. Relatório do Imea aponta, também, que algumas regiões do estado estão favoráveis à conversão de pastagem em agricultura.
Em ago/24, a estimativa de área da soja 2024/25 ficou em 12,66 milhões de hectares em MT. Dessa forma, foi observado um incremento de 0,81% quando comparado com a estimativa passada e de 1,47% em relação à safra passada.
Esse cenário foi pautado pela valorização da soja no segundo trimestre de 2024, o que poderá motivar o produtor do estado a destinar uma maior área para a oleaginosa na temporada.
Com isso, a conversão de pastagens da pecuária pela agricultura em alguns pontos do estado é esperado, o que traria incremento de área e produção total. “Além disso, algumas regiões do estado estão favoráveis à conversão de pastagem em agricultura, principalmente nas regiões ao norte de MT”, segundo os informantes do Instituto.
“No que tange ao rendimento, como metodologia do Imea, é utilizada a média dos últimos três anos para gerar o indicador, a estimativa permanece em 57,97 sacas por hectare”, apontou relatório.
Por fim, com o aumento da área de soja e a manutenção da produtividade, a produção da safra 2024/25 ficou prevista em 44,04 milhões de toneladas, alta de 0,83% em relação à estimativa anterior e de 12,78% em comparação à safra passada.
Sucesso de Milei na Argentina e as lições para o agro brasileiro
Com foco em cortes de gastos, redução de impostos e liberdade econômica, Javier Milei tenta recolocar a Argentina no mapa da competitividade global. Setor agropecuário é um dos maiores beneficiados — e o Brasil observa atento
Continue Reading Sucesso de Milei na Argentina e as lições para o agro brasileiro
Doenças, umidade e parasitas: os desafios da chuva para a saúde dos cavalos
Com a chegada das chuvas, aumentam os casos de doenças em cavalos. Veja quais são os principais riscos da estação e os cuidados indispensáveis no manejo diário, tanto no pasto quanto nas baias.
Continue Reading Doenças, umidade e parasitas: os desafios da chuva para a saúde dos cavalos
Decisão inédita inclui créditos de cooperativas em recuperação judicial de R$ 1 bilhão
Ao negar recurso do Sicoob Credipatos, Justiça reconhece que operações com padrão bancário perdem caráter cooperativo e devem seguir as regras do processo recuperacional, fortalecendo a isonomia entre credores e a sustentabilidade das empresas.
Plano Brasil-Euroclima 2025-2026 é apresentado na Embrapa
O Plano quer investir, no país, em 18 meses, cerca de 2,1 milhões de euros em atividades que contribuam para o que chama de “transição verde e justa”.
Continue Reading Plano Brasil-Euroclima 2025-2026 é apresentado na Embrapa
Quem realmente manda no preço da arroba do boi gordo? Pecuarista renomado conta a verdade
Enquanto o preço da soja é definido em bolsas internacionais, como a de Chicago, o mercado da carne bovina no Brasil segue uma lógica bem diferente. Pecuarista Paulo Leonel, responde a pergunta: “Quem realmente manda no preço do boi gordo?”
Consumir leite previne osteoporose na terceira idade?
A osteoporose é responsável por aproximadamente 200 mil mortes por ano no país, consequência principalmente de fraturas graves como a do fêmur.
Continue Reading Consumir leite previne osteoporose na terceira idade?