Mudança de Base da Avaliação Genética da raça Aberdeen Angus

Mudança de Base da Avaliação Genética da raça Aberdeen Angus

Aberdeen Angus
Aberdeen Angus Foto: Divulgação

Essa metodologia representa a evolução na forma de se obter as DEPs com os dados da genômica inseridos.

Em julho de 2017 a American Angus Association lançou a mudança de base da avaliação genética da raça Aberdeen Angus, nomeando essa nova metodologia de “Single Step”.

Essa metodologia representa a evolução na forma de se obter as DEPs com os dados da genômica inseridos.

A Associação juntamente com a Angus Genetics Inc. (AGI) realizavam o processo de desenvolvimento das DEPs a partir da extração dos dados genômicos do animal que, posteriormente, eram adicionados à performance, pedigree e progênie dos animais.

Para que as informações genômicas fossem inseridas eram realizados dois processos distintos, o que dificultava a eficiência de utilização dos dados, pois eram feitas calibrações periódicas. Dessa forma desde 2010, foram realizadas apenas cinco calibrações, sendo a última em 2016.

O “Single Step” visa a otimização do processo do cálculo das DEPs aproveitando todos os dados em apenas uma etapa, eliminando as calibrações anuais.

Além de facilitar o processo na elaboração das DEPs, essa nova metodologia irá agregar maior valor das acurácias e otimizará a utilização dos dados da genômica de maneira mais completa e atual, de tal forma que as avaliações serão atualizadas semanalmente.

Vale ressaltar que a genômica não eximi a utilização dos dados fenotípicos, pelo contrário, ressalta a importância de se obter medidas cada vez mais precisas para que as informações sejam cada vez mais acuradas.

Abaixo podemos observar o comportamento das DEPs de dois touros jovens da bateria Alta:

Comportamento das DEPs de dois touros jovens da bateria Alta. foto portal DBO
Comportamento das DEPs de dois touros jovens da bateria Alta. foto portal DBO

 

Fort Knox
Fort Knox
Quest
Quest

Fonte: Alta Brasil

-- conteúdo relacionado --
ABCZ e deputados defendem Pró-genética como políti... Projeto prevê subsídio pelo governo de 50% do valor dos touros melhoradores para pequenos produtores. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu...
“Arca de Noé” da EMBRAPA é incrementad... A iniciativa visa conservá-los em nitrogênio líquido, a uma temperatura de 196 graus célsius negativos, no Banco Genético da Embrapa, em Brasília. A ...

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
21 anos, Jales/SP. Estudante de Jornalismo, fotógrafa e estagiaria em Assessoria de Imprensa. Contato: jornalismo@comprerural.com