Mulher no agro: Show Rural Coopavel reúne 100 mulheres

Com palestra de executiva da Bayer, evento aborda importância da maior inserção feminina na tomada de decisões no setor e no diálogo com a sociedade.

As mulheres estão conquistando mais espaço na gestão de propriedades rurais e empresas do agronegócio. Cada uma com sua história, sua trajetória. E a importância dessa presença feminina na tomada de decisões no setor foi tema de palestra promovida pela multinacional Bayer, nesta terça-feira (8/2), no Show Rural Coopavel, feira de tecnologia agrícola que, neste ano, realiza sua 34ª edição, em Cascavel (PR).

Com o tema Gestão, Inovação e o Papel da Mulher no Campo, o encontro foi realizado no estande da multinacional na feira. Integra as atividades do Conexão Mulheres do Agro, iniciativa para promover capacitação e valorização das lideranças femininas no agronegócio. A Bayer realiza também o Prêmio Mulheres do Agro, em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e apoio da revista Globo Rural. 

Em sua palestra no encontro, Natalia Carvalho, executiva que lidera no Brasil o lançamento da terceira geração de soja transgênica da Bayer, destacou a importância das mulheres estarem cada vez mais inseridas na gestão das propriedades rurais e estarem ligadas às tecnologias que tragam mais rentabilidade e qualidade de vida no campo. Outro ponto fundamental, na visão da executiva, é o olhar para a sustentabilidade.

“As mulheres no agronegócio têm um impacto muito grande em conectar o campo com o meio urbano, com um diálogo bastante aberto e transparente e na linha de como a gente produz alimentos com sustentabilidade, responsabilidade e eficiência”, disse ela. “Reconhecer, incentivar e colaborar para que mulheres agricultoras possam acelerar os seus caminhos em liderar o agronegócio no Brasil. Compartilhar experiências e dessa maneira trazer o que a gente tem como missão, que é uma agricultura cada vez mais sustentável”, destacou.

O encontro no estande da Bayer no Show Rural Coopavel teve a participação de cerca de 100 mulheres associadas a cooperativas do Oeste do Paraná. Elas foram separadas em grupos menores, seguindo as regras de distanciamento por conta da pandemia da Covid-19. Leila de Fátima Dalpizol é moradora de Cascavel e produtora rural há 30 anos. Ela destacou que iniciativas como a promovida pela multinacional são importantes para estimular ainda mais a participação feminina no setor, chamado por ela de “mundo incrível”.

“A mulher ela é responsável em muitos casos pela família, então ela começou a se lançar no mundo agro e gostou disso. É um mundo incrível. Estar presente em palestras como essa é muito importante para chamar as mulheres para participar cada vez mais do agronegócio, conhecer novas tecnologias e tudo que envolve o mundo agro”, ressaltou Fátima.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM