Painel discutiu estratégias e políticas públicas para mitigar o metano na bovinocultura e fortalecer a sustentabilidade do setor.
As ações desenvolvidas para reduzir as emissões de metano na pecuária de corte e ampliar a resiliência climática do setor foram apresentadas nesta terça-feira (11), na AgriZone, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O tema foi debatido no painel “Mitigação de metano na bovinocultura de corte: das políticas públicas até o campo”, realizado no espaço dedicado à agricultura sustentável e à inovação no campo, promovido pela Embrapa em parceria com o Mapa.
O debate reuniu representantes do Imaflora, do Instituto Centro de Vida (ICV) e da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, com o objetivo de discutir soluções concretas e escaláveis para o enfrentamento dos desafios climáticos.
De acordo com o auditor fiscal federal agropecuário Sidney Medeiros, que representou o Mapa no painel, a principal estratégia do governo brasileiro para mitigar as emissões de gases de efeito estufa na bovinocultura está ancorada na implementação do Plano ABC+, política pública que promove práticas produtivas sustentáveis no campo.
“O Plano ABC+ busca convencer os produtores rurais a adotarem práticas comprovadamente mitigadoras de emissões, que, ao mesmo tempo, trazem resiliência climática e aumento de renda”, explicou Medeiros.
O auditor destacou ainda que a assistência técnica tem papel essencial nesse processo, uma vez que muitos produtores ainda não têm acesso às informações e tecnologias necessárias para aplicar práticas sustentáveis.
“Essas práticas são vantajosas do ponto de vista produtivo e econômico, mas nem sempre o produtor as conhece. Por isso, é fundamental o papel da assistência técnica para levar esse conhecimento até o campo”, ressaltou.
Com foco em soluções e resultados práticos, o painel reforçou o compromisso do Brasil em promover uma pecuária de corte de baixo carbono, conciliando produtividade, preservação ambiental e desenvolvimento econômico.
Fonte: MAPA
VEJA TAMBÉM:
- Lucro da MBRF cai 62% e atinge R$ 94 milhões no 3º trimestre
- Conab: Brasil semeou 58,4% da área prevista para soja e 47,7% de milho verão
- Nova pesquisa indica que transição da pecuária para agroflorestas pode dobrar renda rural
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.