Naviraí lança catálogo de touros para estação de monta

Naviraí lança catálogo de touros para estação de monta

touros-chacara-navirai
Foto: Reprodução Facebook

Chácara Naviraí está disponibilizando catálogo de touros para estação de monta, sêmen dos seus melhores animais

É sabido que bezerros “nascidos no cedo” são mais pesados, valorizados e aumentam a lucratividade do pecuarista.

Melhorar a eficiência reprodutiva e promover o melhoramento genético são os pilares do sistema de cria. Em uma fazenda de pecuária de cria é fundamental que as matrizes tenham intervalos entre partos de 12 meses (1 bezerro/ano), que os partos ocorram na melhor época do ano, que a taxa de desmame seja elevada (acima dos 80%) e que os bezerros sejam geneticamente melhorados para que possam aumentar sua performance produtiva.

Estação de monta

O estabelecimento do período de monta vai depender de qual época o produtor deseja que os nascimentos e a desmama ocorram. Como a gestação demora em torno de nove meses e meio, ela deve ter seu início programado por igual período antes da primeira parição.

Importância da IATF

Tendo esses fatores como base é importantíssimo que se estabeleça uma estação de monta na propriedade, para que os bezerros(as) nasçam no cedo entre agosto e setembro. E sem dúvida alguma a IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) foi a técnica inovadora que mais trouxe benefícios para pecuária de cria nos últimos anos.

Para baixar o catálogo, clique aqui.

Confira alguns touros do catálogo que estão disponíveis para comercialização de sêmen

TOURO JABRIEL

touro-Jabriel
Foto: Chácara Naviraí

Jabriel está entre os maiores vendedores de sêmen nelore do Brasil. Sua mãe, Filustria é a principal doadora do criatório. Seu pai possui sangue de dois dos principais touros para habilidade materna na atualidade – Quark Col e Rambro MN. Jabriel apresenta excelente avaliação com destaque para características de peso; habilidade materna, precocidade, acabamento de carcaça e área de olho de lombo. Animal indicado para fazer base de rebanho; bezerros pesados e tourinhos comerciais muito bem terminados. Indicado para linhagens como: Basco, Bitelo, Funcionário e Rachi Ipê Ouro.

TOURO NAVARRO

touro-Navarro
Foto: Chácara Naviraí

Navarro é touro destaque em venda de sêmen em 2016. Pedigree com genética de touros e matrizes comprovadas no cenário nacional. Sua mãe é irmã própria do Haresh e Jigar. Navarro transmite muita beleza racial; ossatura forte, costelas bem arqueadas, dorso-lombo largo, garupa revestida de muita musculatura e acabamento de carcaça. Indicado para linhagens como: Basco, Big Ben, Bitelo, Donato, Funcionário e Lokhan.

TOURO MAGNUM

touro-Navarro
Foto: Chácara Naviraí

Magnum é hoje um dos recordistas de venda de sêmen da Naviraí. Animal depigmentação firme; musculatura, arqueamento de costela, estrutura corporal, garupa comprida, acabamentode carcaça e pigmentação firme. Magnum se destaca na produção de machos e fêmeas de muita precodidade. Indicado para linhagens como: Basco, Bitelo, Donato, Funcionário e Rambo.

TOURO PERUANO

touro-Peruano
Foto: Chácara Naviraí

Touro PNAT 2016 – Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens da ABCZ com maior procura de sêmen entre os criadores. Filho de matriz precoce com muita estrutura corporal; musculatura, acabamento de carcaça e características reprodutivas desejáveis. Indicado para a produção de animais pesados e precoces. Pedigree aberto para várias linhagens como Basco; Bitelo, Jeru, Jabriel e Tecelão.

Sobre a Chácara Naviraí

Há 50 anos, Cláudio Carvalho projetou animais com mais estrutura; funcionais e produtivos, sem perder a caracterização racial.

A busca constante por animais funcionais fez da Naviraí uma fábrica de rebanhos. Nossos touros apresentam conformação corporal harmoniosa; pelagem uniforme, boca grande, antebraços largos, costelas profundas e arqueadas, ossatura forte e aprumos corretos. Além de tudo, entre os grupos de reprodutores jovens é evidente a uniformidade.

É uma seleção que busca produzir animais de alto desempenho a pasto. Sem artificialismos. A busca por melhores resultados é a meta em cada nova safra.

navirai-em-numeros
Foto: Chácara Naviraí

Facebook & Site