Nelore Tocantins divulga resultados de Prova de Ganho em Peso a Pasto

Prova oficializada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu contou com participação de 88 reprodutores Nelore de todo o estado do Tocantins; ACNT celebra bons resultados

Após 10 meses de prova, a Associação de Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT) divulgou, no último dia 20, os resultados da Prova de Ganho em Peso a Pasto – Etapa Fazenda Encontro da Natureza, em Silvanópolis (TO). A prova, oficializada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), contou com participação de 88 reprodutores Nelore, provenientes de mais de 20 criatórios do estado tocantinense.

No encerramento da prova, além da pesagem final, os animais participantes foram submetidos à avaliação pelo método EPMURAS, ultrassonografia de carcaça, aferição de circunferência escrotal e coleta de amostras para avaliações genômicas, que serão consideradas em DEPs para as características avaliadas.

O presidente da ACNT, Alexandre Bispo, ressalta a importância da prova para o avanço da pecuária no estado. “Reunimos excelentes criadores de Nelore do Tocantins e cada um apresentou o que há de melhor em suas propriedades. A complexidade das avaliações demonstra a qualidade desses reprodutores para as empresas de coleta e comercialização de sêmen e para todo o mercado de genética.”

Com o objetivo de padronização da raça, a PGP consistiu em identificar os animais superiores, que tiveram as mesmas condições de manejo e suplementação. Ao final, os animais foram classificados como Elite, Superior, Regular e Inferior.

“Melhorar características relacionadas à eficiência produtiva dos rebanhos é fundamental para a rentabilidade e sustentabilidade da atividade pecuária. Por isso, é importante que a ABCZ esteja junto de iniciativas tão relevantes como esta da ACNT”, salienta o técnico de campo da ABCZ no Tocantins, José Ribeiro Martins Neto.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM