Geller já foi ministro da pasta, deputado federal e já ocupou a mesma secretaria que assume hoje. Ele vinha atuando como secretário de Política Agrícola informalmente nesta gestão, mas aguardava uma decisão da Justiça
O governo federal nomeou Neri Geller para exercer o cargo de secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária. Anunciado para o cargo desde o início do governo, a efetivação de Neri Geller na secretária só ocorreu nesta sexta-feira, 22, com a publicação de sua nomeação no Diário Oficial da União (DOU).
Geller já foi ministro da pasta, deputado federal e já ocupou a mesma secretaria que assume hoje. Ele vinha atuando como secretário de Política Agrícola informalmente nesta gestão, mas aguardava uma decisão da Justiça – o que ocorreu na semana passada – para poder ter sua nomeação confirmada.
Conforme a Coluna do Estadão noticiou, o caminho foi aberto após ele conquistar na noite da quinta-feira a maioria dos votos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cinco de sete, para reverter a cassação de seu mandato – e retomar os direitos políticos – fato que o impedia de integrar formalmente o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em agosto do ano passado, a Justiça Eleitoral cassou o mandato de Neri Geller na Câmara dos Deputados por suposto abuso de poder econômico, o que barrou sua candidatura ao Senado e o impediu de assumir a Secretaria de Política Agrícola, que estava sem um titular desde o início do governo, à espera do julgamento dos recursos de Geller.
O ex-parlamentar foi uma das pontes de Lula com o agronegócio durante a campanha eleitoral, com Carlos Fávaro, seu aliado que se tornou ministro da Agricultura.
A Secretária de Política Agrícola do Ministério da Agricultura é uma das áreas mais estratégicas da pasta. Dentre outras atribuições, a secretaria é responsável pela gestão do Plano Safra e do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).
Por Agência Estado
“Cafés do Brasil”: reposicionamento destaca tecnologia como força motriz para cultivar inovação e colher desenvolvimento
Novo posicionamento setorial conta com inovador conceito ESG+T, com a tradição se aliando à tecnologia e gerando transformação com responsabilidade ambiental, social e governança.
Lula edita MP que aperta regras para concessão do seguro-defeso
Os pescadores não poderão estar usufruindo de outro benefício previdenciário ou assistencial de natureza continuada – exceto pensão por morte, auxílio-acidente e transferências de renda.
Continue Reading Lula edita MP que aperta regras para concessão do seguro-defeso
Fávaro pedirá a Lula adiamento da apresentação do plano setorial para pós COP30
O ministro havia dito que a pasta e o MMA já haviam chegado a um bom termo de suspensão da discussão do Plano Clima setorial e retomada após a COP30.
Continue Reading Fávaro pedirá a Lula adiamento da apresentação do plano setorial para pós COP30
Fenabrave: vendas de tratores sobem 27,5% em setembro ante setembro de 2024
No acumulado de janeiro a setembro, as vendas de tratores tiveram crescimento de 19,6%, totalizando 39,9 mil unidades.
Continue Reading Fenabrave: vendas de tratores sobem 27,5% em setembro ante setembro de 2024
Arroz – cenário preocupa agricultores e desestimula investimentos
O preço médio da saca com 50kg, em outubro, foi o menor desde abril de 2020, representando uma queda de 51,3% em relação a outubro de 2024.
Continue Reading Arroz – cenário preocupa agricultores e desestimula investimentos
UE vai fazer auditoria para reabertura de pescados do Brasil no 1ºsem de 2026
As exportações de pescados brasileiros ao bloco europeu foram suspensas em 2018 pelo próprio Ministério da Agricultura.
Continue Reading UE vai fazer auditoria para reabertura de pescados do Brasil no 1ºsem de 2026





