 
        Fundada em 2021, a NetZero utiliza resíduos agrícolas para produzir biochar, um produto rico em carbono com impacto positivo para o clima e para a agricultura.
A NetZero, líder mundial em produção industrial de biochar e vencedora da competição XPRIZE Carbon Removal, foi reconhecida pelo LinkedIn Notícias como uma das Top 10 Startups de Belo Horizonte em 2025. O ranking, em sua segunda edição, destaca as empresas emergentes que mais crescem na capital mineira — atraindo talentos, investimentos e contribuindo para redefinir seus setores.
De acordo com o LinkedIn, a seleção considera quatro pilares: crescimento no número de funcionários, interesse de candidatos a vagas, engajamento dos usuários com a marca e capacidade de atrair profissionais de empresas listadas na tradicional LinkedIn Top Companies.
“Esse reconhecimento reforça o impacto que a inovação pode ter quando nasce com propósito. É uma honra para a NetZero representar a força das soluções climáticas desenvolvidas no Estado de Minas Gerais”, afirma Pedro de Figueiredo, cofundador e CEO da NetZero Brasil.
“Fazer parte da lista Top Startups 2025 é um marco também do ponto de vista humano. Temos conseguido atrair pessoas altamente qualificadas, que compartilham da nossa missão de unir ciência e impacto climático. Esse reconhecimento do LinkedIn reforça nossa cultura colaborativa e o orgulho de fazer parte de uma empresa onde propósito e carreira caminham juntos”, destaca Bruna Sampaio, gerente de Recursos Humanos da NetZero.

Crédito: NetZero/Divulgação
Fundada em 2021, a NetZero utiliza resíduos agrícolas para produzir biochar, um produto rico em carbono com impacto positivo para o clima e para a agricultura. Seu modelo circular gera benefícios ambientais e sociais, ampliando a produtividade do solo e a renda de produtores parceiros. A empresa mantém operações em Minas Gerais e no Espírito Santo.
A green tech também foi vencedora da competição internacional XPRIZE Carbon Removal, financiada pela Fundação Musk. Recentemente, além da palha de café, a NetZero passou a investir na produção de biochar a partir da cana-de-açúcar, em uma estratégia de diversificação de culturas e ampliação de impacto climático.
A lista LinkedIn Top Startups Belo Horizonte 2025 inclui empresas de destaque em sustentabilidade, agronegócio, tecnologia e mercado imobiliário. A metodologia foi desenvolvida pela equipe de dados e editores do LinkedIn Notícias, com base em informações públicas e agregadas da plataforma.
Na NetZero, o biochar é produzido por meio do processamento de biomassa – tipicamente residual – em alta temperatura e ausência de oxigênio, permitindo extrair e estabilizar o carbono nela contido. Esse carbono, capturado inicialmente da atmosfera pela fotossíntese, é então incorporado ao solo, promovendo a remoção duradoura do CO₂ atmosférico. No solo, sua estrutura ultraporosa melhora a retenção de água e nutrientes, aumentando significativamente a produtividade agrícola e a renda dos produtores. Isso pode reduzir o uso de fertilizantes e, assim, descarbonizar a produção na origem sem comprometer a produtividade.
Nesta sexta-feira (31), a NetZero inaugura sua nova fábrica em Paraguaçu, no Sul de Minas. Com ela, a empresa atinge quatro projetos implementados no Brasil, consolidando-se como referência global em soluções de biochar em escala industrial.
VEJA TAMBÉM:
- Presidente da CNA alerta para crise profunda dos produtores de leite
- Ministro Fávaro afirma que carne bovina brasileira está próxima de chegar ao Japão
- Fraca demanda de laranja pressiona cotações no mercado de mesa
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
 
			 
				